IFBA realiza aulas inaugurais dos cursos do Programa Manuel Querino
As aulas inaugurais dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional nos Territórios de Identidade da Bahia (PMQ), ofertados pelo campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc), foram realizadas no fim de março no campus Lauro de Freitas e no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe. A previsão é de que as formações profissionais sejam concluídas no mês de maio.
- Aula inaugural dos cursos do Programa Manuel Querino no campus Lauro de Freitas do IFBA
Em Lauro de Freitas, representantes da Gestão do campus Salvador, Edilene David, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Samile Nogueira, da Gestão do PMQ no campus Salvador, Bruno Miranda e da Diretoria de Ensino do campus Lauro de Freitas, Jocelma Rios estiveram presentes.
- Aula inaugural dos cursos do Programa Manuel Querino no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe
Em Paripe, os (as) gestores (as) do colégio, Rui César e Deyse Luciano, a representante da Pró-Reitoria de Extensão do IFBA, Samile, a diretora de Extensão e Relações Comunitárias do campus Salvador, Vitória Soares, e o gestor do PMG no campus Salvador, Bruno, além da coordenadora geral do programa, Waneska Cunha, compuseram a mesa.
Gestor do programa no campus Salvador, o professor Bruno acredita que “a Bahia é um estado profundamente rico em história, arte e tradições culturais que formam a base de sua identidade. Oferecer cursos no eixo cultural é fundamental por várias razões, dentre elas a preservação da cultura, mantendo viva as tradições e garantindo que essas sejam transmitidas para novas gerações, valorização da identidade local fortalecendo o sentimento de pertencimento coletivo, desenvolvimento econômico através das diversas manifestações culturais que fervilha no nosso estado, considerado como um dos grandes polos turísticos do país e que se projeta cada vez mais no cenário nacional e internacional. E claro, não posso deixar de falar que a educação é uma ferramenta transformadora e que o setor cultural não ensina apenas habilidades artísticas, mas também promove valores como diversidade, inclusão, respeito e criatividade, que são valores essenciais para a formação do cidadão".
Com relação à inserção desses estudantes no mercado de trabalho, Bruno argumenta que os cursos do eixo cultural podem oferecer aos estudantes diversas vantagens, especialmente em um mundo cada vez mais voltado para a criatividade e a diversidade. “Os alunos desenvolvem competências criativas, melhoram suas habilidades sociais, criam uma versatilidade profissional podendo aplicar seus conhecimentos em diversos campos do eixo e fora dele, além de ajudar nas suas redes de contatos que são extremamente importantes nessas áreas”. Ele complementa: “investir em formação cultural é, portanto, um caminho estratégico para os estudantes prosperarem em uma economia que valoriza tanto as habilidades técnicas quanto as humanas,” finaliza Bruno.
O PMQ foi lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda. É um programa voltado para o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores, em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, com o objetivo de contribuir com a formação geral, com o acesso e com a permanência no mundo do trabalho.
Distribuídos nos polos de Lauro de Freitas e Paripe, agente cultural, editor de vídeo, disc jóquei (DJ), fotógrafo e músico de banda são os cursos do PMQ que são ofertados pelo campus Salvador do IFBA.
* Jamile Teixeira é jornalista do campus Salvador.
Fotos: Manuela Montenegro