IFBA participa do Festival de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento do Nordeste
EXTENSÃO
Por Bárbara Souza e Carla Emile
Fotos: André Almeida (Proex) e Yuri Conceição (Dgcom)
Entre os últimos dias 07 e 11 de maio, foi realizada no Centro de Convenções, em Salvador, a primeira edição do Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento do Nordeste, evento de iniciativa do Governo da Bahia, com a participação do Consórcio Nordeste e organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), parceiro da Setre na organização do festival, atuou como órgão executor dos recursos destinados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a realização do evento.
O Festival destacou a diversidade cultural, social e econômica da região, promovendo um espaço de articulação e vivências das práticas e princípios da economia popular e solidária, sendo uma mostra viva “do fazer” à economia solidária através das políticas públicas e do saber popular, dando mais visibilidade para a economia solidária desenvolvida no Nordeste e oportunizando o fortalecimento das redes de comercialização e intercâmbio entre os estados da Região. O evento reuniu gestores públicos, entidades de apoio, cooperativas, associações e empreendedores da economia solidária, que tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, compartilhar experiências e discutir políticas públicas para o fortalecimento da Ecosol.
Além da exposição e comercialização dos produtos e serviços oferecidos através da economia popular e solidária, foram realizadas atividades de formação, eventos gastronômicos, atividades culturais e rodadas de conversa que proporcionaram um melhor conhecimento das experiências dessa economia nos estados. Entre as exposições, o evento possibilitou uma imersão nas principais experiências do Nordeste, como o Cooperativismo Solidário de Alagoas, Assistência Técnica de Inclusão Socioprodutiva da Bahia, Finanças Solidárias e Bancos Comunitários do Ceará e Processo de Compras Públicas no Rio Grande do Norte, entre outros. E, todas as noites, foram realizados shows com grandes nomes da cultura popular do Nordeste.
“O evento irá fortalecer a Política Nacional de Economia Solidária, recentemente sancionada pelo presidente Lula. Estamos convictos da relevância do festival para apoiar os empreendimentos sustentáveis e a ideia de crescimento econômico baseado no compartilhamento de riqueza, saberes e no fortalecimento dos elementos locais”, afirmou o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, que avaliou que o Festival seria um marco ao reunir os nove estados da região Nordeste, além de ser “um grande encontro, com desdobramentos futuros, solidificando essa importante política pública”.
Secretário Nacional Economia Popular e Solidária visita stand do IFBA
“O Projeto TEIAS (Tecnologia, Economia e InterAções Solidárias) é uma iniciativa desde 2020, que a gente tem implementado, e tem composto a rede de economia solidária e se destacado, tanto em nível de Bahia quanto no âmbito estadual e nacional. Isso fez, objetivamente, com que o IFBA se projetasse no campo das políticas públicas de economia solidária e, nesse sentido, o IFBA foi convidado aqui a compor e a apoiar a realização do evento, que é um evento pensado e organizado pelo Consórcio Nordeste”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Nívea Santana, que mediou o Painel de Turismo Comunitário e Economia Solidária Ananias Vianna - Centro de Valorização da Vida do Vale do Iguape, realizado no último dia 10.
A pró-reitora de Extensão, que recebeu a reportagem do Portal do IFBA no stand do Governo Federal no evento, espaço onde o IFBA expôs informações e conteúdos sobre projetos de Extensão, a exemplo do TEIAS, contou que, a convite da equipe do IFBA, o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, “veio conhecer o nosso stand e nossos projetos, que já são desenvolvidos pelo Teias”. Durante a visita, relatou Nívea Santana, a interlocução com o dirigente do MTE rendeu frutos para o Instituto Federal da Bahia. “Nasceu uma pactuação nossa com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, e ele [Gilberto Carvalho] esteve aqui, conversou com nossos estudantes, foi apresentado para o secretário o resultado do projeto que desenvolvemos no Norte e Nordeste. Ele nos consultou sobre o desejo do IFBA de implantar mais uma iniciativa, articulada agora diretamente com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, e fazer a ‘reoferta’ das turmas de agentes e de gestores de empreendimento da Economia Solidária. Com satisfação imensa, nós colocamos o IFBA à disposição, todo nosso trabalho acumulado ao longo desses anos no campo da Economia Solidária, nos colocamos novamente à disposição de um projeto maior, que não começou agora, e que está sendo retomado em nível de Governo Federal, e que demarca posições políticas muito importantes pro desenvolvimento dos territórios”.- Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, visitou o stand do IFBA, e foi recepcionado pela pró-reitora de Extensão, Nívea Santana
A Feira
Representantes dos nove estados nordestinos estiveram presentes, um total de 500 expositores, sendo 250 empreendimentos de Economia Solidária que expuseram seus produtos desde o primeiro dia de festival, 7. Quem circulou pela feira pôde conferir o artesanato, a gastronomia, os produtos da agricultura familiar e o trabalho coletivo que gera renda e contribui com a economia local.
Estudantes e servidores(as) do campus Irecê participaram do Festival
Servidores(as) e estudantes do campus Irecê participaram do 1º Festival Brasil Nordeste de Economia Popular e Solidária, que reuniu representantes de diversos territórios da região Nordeste, promovendo o intercâmbio de experiências voltadas à economia solidária, tecnologias sociais e articulação de redes colaborativas.Representando o campus Irecê, participaram a professora Alba Valéria e o professor Andson Barreto, a pedagoga Maria Aparecida e os estudantes Kleidson Santos, do ensino superior, e Mirian Maria Machado, do ensino integrado, todos integrantes do projeto TEIAS – Tecnologias, Economia e InteRações Solidárias. O TEIAS atua como um guarda-chuva de iniciativas voltadas à economia solidária, promovendo experiências formativas, produtivas e comunitárias.
Reunião com o governador
Além das atividades no Festival, os professores Alba Valéria e Andson Barreto integraram a comitiva da Proex, capitaneada pela pró-reitora Nívea Santana, em uma reunião com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizada no Palácio de Ondina no dia 10. O encontro contou com a presença de representantes das incubadoras sociais da Bahia e teve como objetivo fortalecer a articulação institucional para ações conjuntas em prol do desenvolvimento territorial sustentável.Matéria relacionada: Servidores/as e estudantes do IFBA Campus Irecê participaram do 1º Festival Brasil Nordeste de Economia Popular e Solidária