IFBA é destaque em competição da Huawei que premia jovens talentos para o futuro digital
Por Carla Emile *
Nesta segunda-feira, 24, a Huawei ICT Competition 2024/2025 - a maior competição de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil - teve a sua final realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), com disputas estudantis nas trilhas “Nuvem”, que teve nove times participantes e as maiores notas obtidas no evento, acima de 650 em um máximo de 1000 pontos, e “Inovação”, que também bateu recorde com 45 projetos participantes. Outras trilhas foram Redes (Network) e Computing. Esta edição da Huawei ICT Competition contou com 4.567 participantes de 134 instituições de ensino de todo o país.
O Instituto Federal da Bahia foi destaque em três trilhas. A Equipe IFBA Jequié foi campeã na Trilha Computing e conquistou o segundo lugar na Trilha Network. Já a Equipe IFBA Camaçari ficou em 2º lugar na Trilha Inovação, com o Aplicativo Pace Free, voltado para acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual, utilizando inteligência artificial. Além do IFBA, foram destaques também o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que ocupou os segundo e terceiro lugares nas categorias Computing e Redes/Network, e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocupou o primeiro lugar nas categorias Nuvem e Inovação, respectivamente.
A cerimônia contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério das Comunicações e do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota. Também participaram da cerimônia de premiação o diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Ivo Cardoso, os professores Givanildo Jesus, coordenador ICT Academy no âmbito do IFBA campus Jequié, e Hedertone Vieira, coordenador dos cursos técnicos de Informática do campus Jequié; e a professora Lanuza Lima, do campus Camaçari, uma das orientadoras do projeto Pace Free.
“O mais importante dos quase 1000 campi que teremos [a Rede Federal] distribuídos pelo Brasil é que eles estão no interior. Nosso desafio, hoje, passa pela infraestrutura de acesso, mas temos também de enfrentar a modernização dos cursos. Isso exige infraestrutura e determinação política, além de iniciativas como essa da Huawei, que são cruciais para mobilizar os nossos jovens”, afirmou a reitora do IFBA, Luzia Mota.
- Foto: Divulgação/Huawei
EQUIPES PREMIADAS
Com mentoria do professor Hedertone Almeida, o time Computing, que ficou em 1º lugar na categoria, é composto pelos estudantes Daniel Santana Miranda, Daniel Victor e Erick dos Santos Oliveira. Já o time de Networking, orientado por Givanildo Santos, é formado pelos estudantes Isis Karoline Menezes, Ana Julia Duarte Sá e Enzo Alves Cardoso, todos do IFBA campus Jequié. A equipe ficou conquistou o segundo lugar na Trilha Network.As estudantes Isabelle Ribeiro, Gracielle Maria – que participou do evento de premiação realizado no Rio de Janeiro -, Lorena e Maria Eduarda, do campus Camaçari foram selecionadas com o Projeto Pace Free, orientado pela professora Lanuza Lima e pelo professor Adilson Almirante. O time conquistou o segundo lugar na Trilha Inovação na final nacional do Huawei ICT Competition 2024/2025.
HUAWEI - Fundada em 1987, a Huawei atende a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo, operando em mais de 170 países, sendo uma “fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, de acordo com informações institucionais da empresa. A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
Matérias relacionadas: IFBA conquista importantes resultados na Huawei ICT Competition 2024/2025Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
Estudantes do Campus Camaçari são selecionadas Huawei ICT Competition 2024/2025
* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza