Guia prático sobre mapas conceituais é lançado gratuitamente
Se você quer aprender como utilizar mapas conceituais para estudar ou para ensinar algum assunto de uma forma mais facilitada, já pode seguir tudo o que é ensinado no livro digital “Guia prático para elaboração de mapas conceituais”, que já está disponível gratuitamente na página da Atena Editora.
De autoria dos professores Saulo de Assis, do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Maria Raidalva Barreto, docente do campus Camaçari, o guia é resultado do ensino de mapas conceituais que Saulo utiliza como metodologia com estudantes do campus Salvador.
A ideia do livro passou a surgir quando Saulo decidiu pesquisar os mapas conceituais no seu pós-doutorado realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a partir de 2022, onde contou com a supervisão da colega pesquisadora Maria Raidalva.
Saulo conta que um dos objetivos finais de sua pesquisa era exatamente compartilhar esse material com a comunidade. Ele comenta que, como professor que atua tanto no ensino básico quanto no superior, tem pesquisado e utilizado essa ferramenta em suas aulas desde 2019. “Durante esses anos também pude aplicar diferentes versões desse material em outros contextos”, como em um minicurso na Jornada Pedagógica do campus Salvador em 2022 e numa oficina na Semana de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano passado.
“O trabalho pretende dar uma contribuição à área de educação, fornecendo um material didático, acessível e dinâmico para todos que desejam aprender e ensinar mapas conceituais”, relata Saulo. No início da obra, ele e Maria Raidalva destacam que o que eles buscavam organizar é um material que se tornasse um guia prático para quem planeja começar a usar mapas conceituais em espaços pedagógicos ou para alunos/as que querem aprender a técnica e aprimorar os estudos.
Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Saulo Assis atua como professor da instituição desde 2012. Já Maria Raidalva tem formação em pedagogia e possui doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.
*Henrique Soares é jornalista do campus Salvador