Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Festival Literário da Reitoria do IFBA acontece nesta sexta-feira (26)
conteúdo

Festival Literário da Reitoria do IFBA acontece nesta sexta-feira (26)

ARTE E CULTURA

Em sua primeira edição, o Festival homenageia o Centenário de Mãe Stella de Oxóssi. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado na Reitoria do IFBA, em Salvador. As oficinas literárias com a escritora Ryane Leão, autora de “Tudo nela brilha e queima: Poemas de luta e amor”, e do Slam das Minas Bahia, terão início às 10h. As inscrições para as oficinas também são gratuitas e estão abertas. As vagas são limitadas.
por Bárbara Souza publicado: 25/09/2025 11h06, última modificação: 25/09/2025 11h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, nesta sexta-feira, 26, a primeira edição do Festival Literário da Reitoria do IFBA. O evento, que integra as ações da Política de Arte e Cultura do Instituto, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é aberto ao público e acontece na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador.

Nesta edição inaugural, o Festival homenageia o Centenário de Mãe Stella de Oxóssi (1925–2025), sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro. Escritora e intelectual negra baiana, autora de obras como “Meu tempo é agora” e “Òsósi – O caçador de alegrias”, Mãe Stella de Oxóssi foi a primeira ialorixá a se tornar imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB), em 2013, quando foi eleita para a ALB e passou a ocupar a cadeira 33, que tinha como patrono Castro Alves e, era ocupada pelo professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013. Nascida em Salvador, em 2 de maio de 1925, Mãe Stella morreu em dezembro de 2028, aos 93 anos. 

Dayse Sacramento (Foto: Mare Luna Femiani)
“O Festival Literário da Reitoria do IFBA nasceu da proposta de consolidar, em nível institucional, um espaço de encontro entre literatura, arte e comunidade. Ele integra a Política de Arte e Cultura do IFBA, implementada pela Pró-Reitoria de Extensão, Proex), e tem como objetivo fortalecer a promoção do livro, da leitura e da escrita em diálogo com a diversidade cultural e com a comunidade acadêmica e externa”, explica a coordenadora geral da Editora do IFBA (EDIFBA), Dayse Sacramento, ao destacar que, nesta primeira edição, o Festival homenageia o Centenário de Mãe Stella de Oxóssi, “reafirmando o compromisso do IFBA com a memória afro-brasileira e a valorização das expressões artísticas e literárias”. Dayse ressalta que a trajetória e o pensamento de Mãe Stella “reafirmam a importância das religiões de matriz africana, da memória afro-brasileira e da luta antirracista, valores que inspiram e orientam as atividades do evento”.

As inscrições para as oficinas do I Festival Literário da Reitoria do IFBA, que são gratuitas, estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário específico: https://forms.gle/SyWGbufF33666tGA9.  As vagas para cada oficina são limitadas a 30 pessoas e cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina porque todas acontecem no mesmo horário.

“O I Festival Literário da Reitoria do IFBA reafirma o compromisso da nossa instituição com a Política de Arte e Cultura, fortalecendo a leitura, a escrita e a literatura como práticas formativas e direitos culturais. Trata-se de um espaço que valoriza a diversidade, a memória e a produção intelectual da nossa comunidade acadêmica, conectando estudantes, servidoras, artistas e a sociedade em torno da potência transformadora da cultura”, diz a pró-reitora de Extensão, Nívea Santana.

Segundo a organização do evento, o Festival se conecta a experiências literárias já realizadas em diferentes campi do IFBA, como a FLIFCAM (Camaçari), o Projeto Talentos Emergentes (Brumado) e a Festa Literária Nacional da Rede Federal (Jequié), “se consolidando como parte de uma política institucional de valorização da arte, da cultura e da literatura”.

“Embora esta primeira edição tenha uma proposta reduzida, em razão do caráter inaugural, já estão sendo envidados esforços para que a iniciativa se consolide e se amplie nas próximas edições, fortalecendo ainda mais o papel do IFBA na promoção da leitura, da literatura e da diversidade cultural”, finaliza Dayse Sacramento, coordenadora geral do I Festival Literário da Reitoria do IFBA.

PROGRAMAÇÃO

Slam das Minas Bahia (Foto: Lane Silva)
O Festival será realizado a partir das 10h desta sexta-feira, 26, na Reitoria do IFBA (Rua Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador).

Confira a programação das atividades: 

Das 10h às 12h – Oficinas

- Oficina de Escrita Criativa – Ryane Leão

- Oficina Metodologia Ancestralitura – Slam das Minas Bahia (Ludmila Singa, Negafyah e Má Reputação)

 

14h – Abertura oficial

- Pró-reitora de Extensão (Proex), Nívea Cerqueira

- Coordenadora do Festival, Dayse Sacramento

 Das 14h30 às 16h – Mesa Temática: Mulheres Negras e Literatura de Terreiro

Convidadas: Valnízia Pereira (Mãe Val), Iraildes Nascimento, Isabelle Sanches 

Ryane Leão (Foto: Pétala Lopes)

Mediação: Valquíria Lima

Das 16h30 às 18h – Sessão de Lançamentos de Livros

- Ivana Freitas: O ponto e a encruzilhada: a poesia negra rasurando a memória, a história e a literatura oficial através da intertextualidade

- Crislaine Rosa: Beije sua preta em praça pública: da apropriação do corpo à apropriação do espaço

Das18h às 18h40 – Intervalo Cultural

- DJ Nai Kiese (Coreto da Reitoria)

19h às 20h30 – Mesa Temática: Escritas do Futuro – autoras negras e escritas da vida

Convidadas: Ryane Leão e Cristian Sales

Mediação: Dayse Sacramento

Das 21h às 21h50 – Encerramento artístico

- Apresentação musical: Samba Ohana

 

* Colaboração: Luize Meirelles