Festival Literário da Reitoria do IFBA acontece nesta sexta-feira (26)
ARTE E CULTURA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, nesta sexta-feira, 26, a primeira edição do Festival Literário da Reitoria do IFBA. O evento, que integra as ações da Política de Arte e Cultura do Instituto, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é aberto ao público e acontece na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador.
Nesta edição inaugural, o Festival homenageia o Centenário de Mãe Stella de Oxóssi (1925–2025), sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro. Escritora e intelectual negra baiana, autora de obras como “Meu tempo é agora” e “Òsósi – O caçador de alegrias”, Mãe Stella de Oxóssi foi a primeira ialorixá a se tornar imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB), em 2013, quando foi eleita para a ALB e passou a ocupar a cadeira 33, que tinha como patrono Castro Alves e, era ocupada pelo professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013. Nascida em Salvador, em 2 de maio de 1925, Mãe Stella morreu em dezembro de 2028, aos 93 anos.
“O Festival Literário da Reitoria do IFBA nasceu da proposta de consolidar, em nível institucional, um espaço de encontro entre literatura, arte e comunidade. Ele integra a Política de Arte e Cultura do IFBA, implementada pela Pró-Reitoria de Extensão, Proex), e tem como objetivo fortalecer a promoção do livro, da leitura e da escrita em diálogo com a diversidade cultural e com a comunidade acadêmica e externa”, explica a coordenadora geral da Editora do IFBA (EDIFBA), Dayse Sacramento, ao destacar que, nesta primeira edição, o Festival homenageia o Centenário de Mãe Stella de Oxóssi, “reafirmando o compromisso do IFBA com a memória afro-brasileira e a valorização das expressões artísticas e literárias”. Dayse ressalta que a trajetória e o pensamento de Mãe Stella “reafirmam a importância das religiões de matriz africana, da memória afro-brasileira e da luta antirracista, valores que inspiram e orientam as atividades do evento”.As inscrições para as oficinas do I Festival Literário da Reitoria do IFBA, que são gratuitas, estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário específico: https://forms.gle/SyWGbufF33666tGA9. As vagas para cada oficina são limitadas a 30 pessoas e cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina porque todas acontecem no mesmo horário.
“O I Festival Literário da Reitoria do IFBA reafirma o compromisso da nossa instituição com a Política de Arte e Cultura, fortalecendo a leitura, a escrita e a literatura como práticas formativas e direitos culturais. Trata-se de um espaço que valoriza a diversidade, a memória e a produção intelectual da nossa comunidade acadêmica, conectando estudantes, servidoras, artistas e a sociedade em torno da potência transformadora da cultura”, diz a pró-reitora de Extensão, Nívea Santana.
Segundo a organização do evento, o Festival se conecta a experiências literárias já realizadas em diferentes campi do IFBA, como a FLIFCAM (Camaçari), o Projeto Talentos Emergentes (Brumado) e a Festa Literária Nacional da Rede Federal (Jequié), “se consolidando como parte de uma política institucional de valorização da arte, da cultura e da literatura”.
“Embora esta primeira edição tenha uma proposta reduzida, em razão do caráter inaugural, já estão sendo envidados esforços para que a iniciativa se consolide e se amplie nas próximas edições, fortalecendo ainda mais o papel do IFBA na promoção da leitura, da literatura e da diversidade cultural”, finaliza Dayse Sacramento, coordenadora geral do I Festival Literário da Reitoria do IFBA.
PROGRAMAÇÃO
O Festival será realizado a partir das 10h desta sexta-feira, 26, na Reitoria do IFBA (Rua Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador).Confira a programação das atividades:
Das 10h às 12h – Oficinas
- Oficina de Escrita Criativa – Ryane Leão
- Oficina Metodologia Ancestralitura – Slam das Minas Bahia (Ludmila Singa, Negafyah e Má Reputação)
14h – Abertura oficial
- Pró-reitora de Extensão (Proex), Nívea Cerqueira
- Coordenadora do Festival, Dayse Sacramento
Das 14h30 às 16h – Mesa Temática: Mulheres Negras e Literatura de Terreiro
Convidadas: Valnízia Pereira (Mãe Val), Iraildes Nascimento, Isabelle Sanches
Mediação: Valquíria Lima
Das 16h30 às 18h – Sessão de Lançamentos de Livros
- Ivana Freitas: O ponto e a encruzilhada: a poesia negra rasurando a memória, a história e a literatura oficial através da intertextualidade
- Crislaine Rosa: Beije sua preta em praça pública: da apropriação do corpo à apropriação do espaço
Das18h às 18h40 – Intervalo Cultural
- DJ Nai Kiese (Coreto da Reitoria)
19h às 20h30 – Mesa Temática: Escritas do Futuro – autoras negras e escritas da vida
Convidadas: Ryane Leão e Cristian Sales
Mediação: Dayse Sacramento
Das 21h às 21h50 – Encerramento artístico
- Apresentação musical: Samba Ohana
* Colaboração: Luize Meirelles




