Estudantes iniciam mobilidade acadêmica internacional em Portugal no mês de setembro
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Contagem regressiva para a decolagem. O destino fica do outro lado do Oceano Atlântico, a mais de 6.500 quilômetros de distância da Bahia. No fim de agosto e início de setembro, quatro estudantes de cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) pisarão em solos lusitanos para realizarem um intercâmbio acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), localizado no distrito de Bragança, região nordeste de Portugal. Ele e elas são Ian Bernardo Lima dos Santos, do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do campus Salvador, Débora Ayane Nascimento Caitano, do curso de tecnologia em redes de computadores, do campus Santo Antônio de Jesus, Giovanna Perovano e Silva, do curso de bacharelado em sistemas de informação, do campus Vitória da Conquista, e Thamiris Duarte Branco, do curso de licenciatura em computação, do campus Porto Seguro.

- Participantes reunidos no evento INOVAIFBA - Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão, no auditório do SEBRAE, em Salvador, no mês de maio. Foto: Acervo pessoal
Ele(as) participaram e foram selecionado(as) pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, resultado dos convênios estabelecidos pelo IFBA com o IPB e com o Instituto Politécnico do Porto (P. Porto), ambos de Portugal. O Edital nº 004/2024/ARITNER/IFBA apresentou como principais objetivos a oferta de auxílio financeiro para o custeio de despesas referentes à participação de três estudantes dos cursos de graduação em programa de mobilidade acadêmica no IPB e de dois estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em programa de mobilidade de pesquisa no P.Porto.
A administradora da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), Paula Souza de Oliveira, fala que não houve candidatos(as) inscritos(as) dos cursos de pós-graduação e as vagas foram transferidas para os(as) participantes dos cursos de graduação. “Tivemos 5 estudantes de graduação selecionados, mas um deles desistiu por questões pessoais. Ele fez a devolução dos valores, mas infelizmente não foi possível chamar o próximo da lista por questões burocráticas”, explica.
Paula ainda menciona que, como critério de seleção, foram consideradas a multicampia e as diferentes modalidades de curso.
"Minhas expectativas estão nas alturas, bem como os ânimos. Acredito que este intercâmbio proporcione uma conexão entre os Institutos, podendo nós, os selecionados, servir como ponte para futuras colaborações e trocas de conhecimento. O olhar de uma nova perspectiva e a análise de um outro viés, serão de extrema importância para minha formação". Giovanna Perovano
“Assim, dentre os melhores colocados, foram selecionados, conformes os critérios do Edital, estudantes de campi diferentes, sendo pelo menos um do bacharelado, um da licenciatura e um dos cursos tecnológicos. Houve tempos em que os estudantes da capital e dos bacharelados praticamente dominavam a participação em atividades de intercâmbio, então tivemos a preocupação de buscar democratizar o acesso a essa experiência de internacionalização. O edital também contemplou critérios para privilegiar estudantes menos favorecidos, incluindo no barema uma pontuação específica para participação em programas de assistência estudantil do IFBA”, detalha.
A programação em Portugal será iniciada em 8 de setembro, com a semana de integração e, na sequência, as aulas. Por isso, a viagem está programada para acontecer no dia 25 de agosto, com chegada em Lisboa em 26 de agosto, para o(as) estudantes Ian, Débora e Giovanna. Já Thamiris viaja no dia 4 de setembro. Todo(as) retornam às suas cidades no Brasil no fim de fevereiro de 2026, após a finalização do semestre, conforme o calendário da instituição anfitriã.

- Giovanna Perovano e Silva cursa bacharelado em sistemas de informação no campus de Vitória da Conquista. Foto: Acervo pessoal
Thamiris revela que: “Desde criança, me via viajando e podendo dividir conhecimento pelo mundo, não é à toa que escolhi ser professora. Logo que soube do edital, já me vi sonhando em todas as trocas que eu poderia realizar e como seria essa vivência. O edital foi a porta de entrada dizendo que sonhos são possíveis, e foi onde pude acreditar que alcançaria esses lugares. Agradeço ao IFBA por todo apoio, e por ter me dado essa oportunidade, que com certeza mudará minha vida”.
A estudante Giovanna também fala das suas motivações para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. “Eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio. Minha maior vontade era cruzar os horizontes e desbravar o mundo, não importa aonde fosse. Sempre tive um carinho especial pela Europa e Portugal. As músicas de Salvador Sobral sempre me fizeram imaginar andando pelas ruas e castelos do continente europeu. Assim que vi o edital, pensei ‘Esta é minha chance!’ e fui atrás do meu sonho. Com ajuda de professores, pais e amigos, me candidatei e depois de muita ansiedade e nervosismo consegui!”, conta.

- Débora Ayane Nascimento Caitano curso tecnologia em Redes de Computadores no campus Santo Antônio de Jesus. Foto: Acervo pessoal
Para Débora, a possibilidade de participar de um intercâmbio foi um critério que utilizou para escolher o IFBA. “Eu entrei no IFBA de Santo Antônio de Jesus para cursar Redes de Computadores já com a intenção de realizar um intercâmbio, já sabendo que a instituição me permitiria essa oportunidade. Esta é a minha segunda tentativa e deu certo. Sou a primeira discente deste campus a realizar uma mobilidade internacional. A minha maior motivação é ampliar a minha formação em um nível internacional. Sempre tive este interesse em viver uma experiência fora, principalmente em uma instituição conceituada como a IPB, e Portugal, onde a cultura e a língua permitem uma facilidade na integração. Acredito que será muito rica esta experiência para minha carreira e crescimento pessoal”, afirma.
Com uma trajetória de formação dentro do IFBA, Ian descreve seus planos e como foi construindo o caminho até ser selecionado para um intercâmbio. “Eu sou estudante da Rede Federal de ensino há muitos anos. Fiz meu ensino médio no IFBA e agora curso o superior em Análise em Desenvolvimento de Sistemas. Dessa forma, desde cedo, pude ter contato com uma educação formadora de qualidade, pude participar de vários projetos e ter acesso a lugares que nunca teria em outro lugar. No ensino médio, trabalhei muito em prol do intercâmbio que o IFBA promovia para a Alemanha. Todavia, por conta da pandemia, não pôde acontecer no ano em que eu me candidataria. Apesar de não ter acontecido, a curiosidade de conhecer novas pessoas, culturas e conhecimentos jamais me abandonou. O IFBA me mostrou que o mundo é muito maior do que eu posso ver hoje e que cada oportunidade de evoluir deve ser buscada. Quero ser uma pessoa melhor em todos os aspectos. Devo também ressaltar que sou absurdamente abençoado por ter minha família e meus amigos sempre vibrando por mim e me impulsionando a acreditar no meu potencial, mesmo quando eu duvido da minha própria capacidade. Eu sou porque eles são”, destaca.

- Ian Bernardo Lima dos Santos cursa tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no campus Salvador. Foto: Acervo pessoal
O estudante do campus Salvador ainda fala sobre suas expectativas em relação à experiência internacional: “Minha maior expectativa é me tornar um profissional melhor. É uma chance incrível de ter acesso a novas visões de mundo e práticas técnicas consolidadas de outra cultura. Ademais, por ser um Instituto Politécnico, o foco da educação é de aplicação prática. Então, sei que sairei um profissional preparado para resolver problemas do mundo real. Tenho também muita vontade de ser líder no meu futuro profissional e a enorme internacionalização do Instituto, com alunos de todo o mundo, com certeza me ajudará a desenvolver habilidades interpessoais que me tornarão uma pessoa mais propícia a acolher pessoas e desenvolver suas potencialidades”.
"Eu entrei no IFBA de Santo Antônio de Jesus para cursar Redes de Computadores já com a intenção de realizar um intercâmbio, já sabendo que a instituição me permitiria essa oportunidade. Esta é a minha segunda tentativa e deu certo. Sou a primeira discente deste campus a realizar uma mobilidade internacional. A minha maior motivação é ampliar a minha formação em um nível internacional". Débora Caitano
Débora já vislumbra retornar com novos conhecimentos para seu país e, em especial, para Santo Antônio de Jesus. “Eu espero aprofundar meus conhecimentos em tecnologia (redes, programação, desenvolvimento de jogos etc.), e aprender com professores e colegas de diferentes lugares. Quero aprender o máximo que puder para poder aplicar o que aprendi no Brasil e no IFBA SAJ”, conta.
Giovanna, de Vitória da Conquista, revela seu entusiasmo: “Minhas expectativas estão nas alturas, bem como os ânimos. Acredito que este intercâmbio proporcione uma conexão entre os Institutos, podendo nós, os selecionados, servir como ponte para futuras colaborações e trocas de conhecimento. O olhar de uma nova perspectiva e a análise de um outro viés, serão de extrema importância para minha formação, onde assim, terei diversos contextos dos avanços e possibilidades que a TI [Tecnologia de Informação] e os SIs [Sistemas de Informação] têm no Brasil e no mundo”.

- Thamiris Duarte Branco cursa licenciatura em computação no campus Porto Seguro. Foto: Acervo pessoal
“Acredito que, poder fazer algumas matérias da faculdade lá, poderá contribuir para minha formação acadêmica culturalmente e possibilitar uma visão mais ampla sobre o conhecimento com novos horizontes. Também tenho a expectativa de poder vincular projetos e quem sabe dar seguimento na pós-graduação depois”, planeja a estudante de Porto Seguro, Thamiris.
Nessa mesma linha de expectativas, a administradora da Arinter, Paula Oliveira, destaca o crescimento e os aprendizados do(as) estudantes com a experiência: “Nossa expectativa é que esses estudantes possam complementar a formação acadêmica e cultural, retornando ao IFBA para compartilhar o aprendizado e as experiências adquiridas com a comunidade acadêmica por meio de seminários, publicações, reuniões etc. Eles poderão realizar o aproveitamento das disciplinas cursadas (ao retornarem), se envolver em projetos de pesquisa envolvendo ambas as instituições, entre outras possibilidades”.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Claudia Alexandra Silva Santos, de forma macro, a ação gera expectativas positivas para o IFBA. “Esperamos que esse momento inaugure uma parceria contínua que possa fortalecer a internacionalização no IFBA. Nossa expectativa é que os estudantes mantenham o excelente desempenho que já têm e que possamos pavimentar o caminho para mais agendas semelhantes no futuro. Desejamos também nos estabelecer como uma instituição que está apta a receber os estudantes portugueses”, enumera.
Benefícios da bolsa
O(as) estudantes selecionado(as) para participar do Programa estão contemplados com auxílio financeiro para custear despesas, por um período de cinco meses, como: custos com a emissão de passaporte e visto, passagens aéreas de ida e volta para Portugal, manutenção para permanência no exterior referente à alimentação e moradia e seguro de viagem internacional. De acordo com as regras do edital, entre os itens não previstos para custeio, estão as despesas pessoais como remédios, higiene, lazer, ligações telefônicas e internet.








