Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Estudantes do IFBA desenvolvem jogos digitais em projeto interdisciplinar
conteúdo

Estudantes do IFBA desenvolvem jogos digitais em projeto interdisciplinar

CAMPUS

Orientados por docentes de diferentes disciplinas, os estudantes do campus Vitória da Conquista criaram seus próprios jogos usando a plataforma Scratch, que permite programar de forma visual e acessível. Ao todo, cinco jogos foram produzidos, um por equipe, com temas voltados ao público adolescente.
publicado: 11/04/2025 12h23, última modificação: 11/04/2025 12h23

Por Renata Lacerda *

Estudantes do 1º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), do campus Vitória da Conquista, desenvolveram jogos de computador ao longo do ano letivo de 2024. A atividade fez parte do componente de Prática Profissional Articuladora (PPA), coordenado pelas professoras Vivyane Coelho Caires e Crijina Chagas Flores.

O projeto envolveu também os professores Benival Vilaça Ferreira Junior (Artes), Marcos Messias da Silva (Desenho Técnico Aplicado à Informática), Maria Cleidiana Oliveira de Almeida (História) e a própria Vivyane, que leciona Linguagem de Programação I. A proposta da disciplina foi trabalhar de forma integrada os conteúdos das áreas de informática, artes, história e desenho técnico, tendo os jogos como eixo central.

Na primeira unidade, os alunos estudaram a história e a evolução dos jogos. Na segunda, realizaram atividades práticas: construíram consoles, criaram uma sala temática, organizaram um mural com a linha do tempo dos jogos, além de produzir um pinball e um labirinto em 3D.

Na terceira unidade, os estudantes criaram seus próprios jogos usando a plataforma Scratch (scratch.mit.edu), que permite programar de forma visual e acessível. Ao todo, cinco jogos foram produzidos, um por equipe, com temas voltados ao público adolescente .A proposta teve como objetivo aproximar os estudantes da prática profissional, integrar áreas do conhecimento e permitir que os alunos aplicassem, na prática, conteúdos vistos em sala.

A professora Vivyane destacou o processo: “No início foi tudo novo, essa é uma disciplina nova, desafiadora para todos. Mas ao longo do tempo, tornou-se motivadora, inclusive como forma dos estudantes perceberem as possibilidades da área de informática.”

Os alunos também refletiram sobre a experiência e perceberam a importância do trabalho realizado em equipe, Lucas de Carvalho Costa, do 2º ano, comentou: “Nem todos tinham a habilidade técnica, mas ajudaram como podiam — na arte, nas ideias. Pareceu o trabalho de uma empresa, e isso fez tudo fluir melhor.”

Já José Victor Rodrigues, também do 2º ano, falou sobre a dinâmica da turma: “Foi desafiador trabalhar com muita gente, mas ver o jogo pronto mostrou que o trabalho em equipe funciona. O foco em jogos ajudou no empenho da turma, porque quase todos gostam de games"finaliza o estudante.

* Renata Lacerda é jornalista do campus Vitória da Conquista