Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Estudantes de Vitória da Conquista ganham 3º lugar no Hackathon da Residência Tecnológica RESTIC36
conteúdo

Estudantes de Vitória da Conquista ganham 3º lugar no Hackathon da Residência Tecnológica RESTIC36

Equipe composta por estudantes do Bacharelado em Sistemas de Informação é destaque entre 20 grupos selecionados.
publicado: 19/02/2025 14h13, última modificação: 19/02/2025 14h13

Estudantes  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista, alcançaram o 3º lugar no desafio "Hackathon: Tecnologia que Transforma", evento que marcou o encerramento da primeira fase da Residência Tecnológica RESTIC36. Entre as 20 equipes selecionadas, o grupo destacou-se pela inovação e comprometimento, garantindo visibilidade no cenário estadual.

A Residência Tecnológica RESTIC36 é um programa de capacitação em empreendedorismo e tecnologia promovido pelo CEPEDI (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus), em parceria com a SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e a Softex. O objetivo principal é formar profissionais qualificados para o setor de tecnologia, especialmente na Bahia, combinando conhecimento técnico e visão empreendedora.

A primeira fase da residência contou com 1.000 residentes, que receberam uma bolsa de R$500 para participar da formação tecnológica durante seis meses. Desses, 300 foram selecionados para a segunda fase, na qual terão a oportunidade de desenvolver as ideias apresentadas no Hackathon ou trabalhar em projetos de empresas parceiras do programa, como a Daten e a Ingenico.

A equipe do IFBA foi composta pelos estudantes do Bacharelado em Sistemas de Informação:

  • Dhones Lacerda Rocha (1º semestre);

  • Eduardo Oliveira Salomão (5º semestre);

  • João Pedro Oliveira Pales (5º semestre);

  • Kaik Ferreira Bomfim (7º semestre);

  • Thallys Viana Lemos (6º semestre);

  • Valdiney de Vasconcelos Nardes (4º semestre), estudante do curso técnico subsequente em Informática.

Kaik Ferreira Bomfim comentou sobre o desafio de conciliar os estudos com a residência: "Organização e disciplina foram essenciais para acompanhar a residência. Além disso, a comunicação eficaz e o alinhamento constante entre os membros foram determinantes para o sucesso do grupo", ressaltou.

O estudante ainda destacou os conhecimentos técnicos e pessoais que a equipe adquiriu. "No aspecto pessoal, aprendemos que cooperação, ética e comprometimento são valores fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, tivemos contato com profissionais experientes, recebemos dicas de carreira e construímos uma rede de contatos importante, que certamente abrirá portas para futuras oportunidades", concluiu Kaik Ferreira Bomfim.

Esta foi a primeira vez que alunos do IFBA participaram da residência e do Hackathon. Atualmente, estão abertas as inscrições para o CI Digital, novo programa de formação em microeletrônica do CEPEDI, que oferecerá bolsas de R$ 2.000.

Mais informações: CEPEDI

 

                                                                                            *Matéria de Renata Lacerda - Jornalista de Vitória da Conquista