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Disponível edital de seleção para Especialização em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica

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Estão disponíveis 200 vagas para os polos de Barreiras, Eunápolis, Lauro de Freitas, Mundo Novo, Salvador e Ubaitaba. As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 12 a 26 de fevereiro, exclusivamente via Internet, por meio do preenchimento e submissão de formulário online.
por Luize Meirelles publicado: 06/02/2025 23h50, última modificação: 13/02/2025 16h27

Já está disponível o Edital nº 04/2025/PRPGI/IFBA, de 4 de fevereiro de 2025, referente ao processo seletivo para preenchimento de 200 vagas do curso de pós-graduação lato sensu "Especialização em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", na modalidade a distância, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As vagas estão disponíveis nos polos de Barreiras, Eunápolis, Lauro de Freitas, Mundo Novo, Salvador e Ubaitaba.

POLOS

VAGAS

Barreiras

32

Eunápolis

32

Lauro de Freitas

36

Mundo Novo

32

Salvador

36

Ubaitaba

32

De acordo com o documento, o processo seletivo visa à “seleção de profissionais do magistério da Educação Básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público, prioritariamente na área de gestão da educação profissional e tecnológica e estão interessados/interessadas em cursar a Especialização lato sensu em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica”.

Com previsão de duração de 18 meses, o curso tem carga horária de 360 horas de efetivo trabalho acadêmico, acrescido da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades didático-pedagógicas (aulas, avaliações, chats, fóruns etc.) acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem por meio de ferramentas interativas, com mediação docente, tutorial e de recursos didático-tecnológicos, sistematicamente organizados, e também em encontros presenciais obrigatórios. Esses ocorrerão em quantidade variável, predominantemente aos sábados ou em outro dia da semana, em conformidade com a disponibilidade do polo de apoio presencial e o planejamento de cada disciplina.

Para participar do curso, entre outros requisitos, os(as) candidatos(as) devem possuir diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC); serem preferencialmente atuantes (ou pretendam atuar) em espaços e funções de gestão na educação profissional e tecnológica pública, em especial na direção e vice direção de escola, coordenação pedagógica, orientação educacional e supervisão de ensino, dentre outros; e possuir acesso e habilidade no uso de computadores e demais recursos de comunicação on-line (chat, e-mail,  fóruns e internet), ter noções do sistema operacional Windows, utilizar programas de edição de textos, planilhas e apresentações (BrOffice e MS-Office), operar programas de navegação (Mozilla Firefox e Google Chrome) e utilizar correio eletrônico através de webmail.

Para participar do processo seletivo, os(as) interessados(as) devem realizar a inscrição gratuita no período de 12 a 26 de fevereiro, exclusivamente via Internet, por meio do preenchimento e submissão de formulário de inscrição online. Os(as) participantes devem fornecer informações pessoais - nome completo, e-mail, CPF, carteira de identidade, data de nascimento, telefone fixo, telefone celular e endereço completo (número, complemento, CEP, cidade e estado), indicar o polo de apoio presencial, indicar o tipo de vaga e apresentar a documentação estabelecida no Edital.

A seleção está estruturada em duas etapas: (1) homologação de candidatura: eliminatória, na qual será avaliado o cumprimento do envio de informações pessoais e de requisitos básicos, conforme Edital; e (2) análise da experiência profissional: classificatória, na qual o(a) candidato(a) será classificado(a) pela sua pontuação conforme polo de escolha.

A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 25 de março. Mais informações podem ser obtidas aqui ou por meio do e-mail esp.ept.sam@ifba.edu.br