Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Campus Jacobina promove Jornada Pedagógica 2025 com foco na colaboração e formação integral
conteúdo

Campus Jacobina promove Jornada Pedagógica 2025 com foco na colaboração e formação integral

Campus

Evento debate educação profissional e tecnológica, reestruturação curricular e práticas pedagógicas inclusivas
por Verusa Pinho publicado: 14/03/2025 09h08, última modificação: 14/03/2025 09h46

"Em um contexto em que a formação escolar frequentemente se apresenta de maneira fragmentada, nossa proposta visa integrar as diversas dimensões do conhecimento, promovendo uma abordagem omnilateral, que valorize tanto o desenvolvimento técnico quanto o humano. Acreditamos que ao estimular a colaboração entre os diversos sujeitos do processo educativo poderemos construir perspectivas que acenem para as transformações e os aprimoramentos das práticas pedagógicas", destaca trecho do projeto da Jornada Pedagógica 2025 do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

O evento ocorre de 17 a 20 de março e pretende retomar discussões sobre a educação tecnológica e profissional na perspectiva da colaboração e formação humana integral, tendo como base a formação de sujeitos críticos, éticos e capacitados para enfrentar desafios de forma consciente, com respeito à diversidade. 

A abertura contará com palestra do professor dr. Almerico Biondi, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), às 19h da segunda-feira (17), em formato online, através do canal do Youtube do campus.

Na tarde da terça-feira (18), acontecem atividades presenciais, com destaque para mesas de discussão, com docentes do campus e convidados. A reestruturação dos cursos técnicos integrados e o novo ensino médio estarão em foco, contando com participação de profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). À noite está prevista apresentação musical e artística com Vone Ferreira e o Cocobando, seguida de lanche coletivo.

Na manhã da quarta-feira (19), técnicos administrativos em educação do campus, de diferentes formações, integram mesa-redonda sobre a aprendizagem omnilateral no IFBA; também haverá apresentação de comissões locais e diagnóstico do ano letivo de 2024. Nos turnos vespertino e noturno, será a vez dos minicursos e oficinas. Estarão em evidência os temas avaliação da aprendizagem e metodologias de ensino inclusivas. 

No último dia de Jornada, 20, ocorre mesa-redonda com lideranças de coordenações e núcleos estratégicos do campus, como a Capne, o Neabi e os recém-criados Núcleo de Arte e Cultura e Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade. Também está previsto debate a respeito da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celular nas escolas, com mediação do setor pedagógico. Em seguida, o planejamento colaborativo para o novo ano letivo se inicia até o encerramento do evento, às 18h.   

A Jornada também contará com a presença de representantes da Reitoria do IFBA, que pretendem dialogar e refletir com a comunidade sobre ações e indicadores institucionais.

 

* Verusa Pinho é jornalista do campus Jacobina