Campus Ilhéus promove exposição fotográfica sobre descarte de resíduos sólidos
campus
O Campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inaugura no dia 26 de fevereiro a exposição fotográfica "Cadê o lixo que estava aqui? Retratos do descarte de resíduos na terra do cacau". A iniciativa, fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, busca promover a conscientização ambiental e sensibilizar a população de Ilhéus sobre a importância da educação ambiental e das práticas responsáveis de descarte de resíduos sólidos. A mostra acontece na Academia de Letras de Ilhéus e estará aberta para visitação nos dias 27 e 28 deste mês.
A proposta do projeto surge da preocupação com o aumento populacional da cidade de Ilhéus, que impacta diretamente a produção de resíduos, agravando o descarte inadequado e os problemas ambientais. Em edições anteriores (2023 e 2024), foram realizadas oficinas sobre o uso da imagem e métodos de pesquisa qualitativa, proporcionando um olhar diferenciado sobre a cidade e o descarte inadequado de resíduos.
Já terceira edição do projeto "Cadê o lixo que estava aqui?" pretende promover debates a ações interdisciplinares a respeito do tratamento dos resíduos sólidos no município de Ilhéus, conforme explica Celina Rosa, professora do campus e uma das coordenadoras da iniciativa “O projeto abarca o ensino, a pesquisa e a extensão, pois tem como objetivos promover debates e ações multi e interdisciplinares sobre o tratamento dado aos resíduos sólidos no município de Ilhéus, sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos e as ações e práticas de sustentabilidade, informou a docente.
As fotografias da exposição foram realizadas por professores e estudantes do ensino médio integrado campus Ilhéus, (Edificações e Informática Segurança do Trabalho) e do curso de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Para Celina as imagens “apresentam um outro olhar sobre Ilhéus, capaz de trazer a reflexão sobre os acontecimentos e o descarte inadequado de resíduos sólidos”. Nesta edição, o projeto também prevê exposições fotográficas itinerantes em escolas de ensino fundamental I e II, bem como entrevistas com os visitantes para captar suas percepções e sugestões.
Aplicativo “Cadê o Lixo que estava aqui?”
Outra ação integrante do projeto é o aplicativo "Cadê o Lixo que estava aqui?". Desenvolvido em 2024 pelos estudantes Rafael Sena, Ricardo Sousa e Carlos Alberto Amorin, do 3º ano do curso técnico em Informática, sob a orientação técnica do professor Regilan Meira, a ferramenta permite que os usuários informem e solicitem a coleta de resíduos recicláveis, facilitando a atuação das cooperativas, ONGs e catadores. Segundo o docente, foram desenvolvidos dois aplicativos que já estão prontos, mas se encontram na fase de captação de parcerias institucionais para seu lançamento.
Confira a rede social do projeto aqui
Exposição
Abertura :26 de fevereiro – 19h às 21h
Visitação: 27 e 28 de fevereiro - 8h às 12h – 14h às 17h
Local: Academia de Letras de Ilhéus – R. Antônio Lavigne de Lemos, 39 – Centro, Ilhéus, BA, 45653-330
Entrada: Gratuita
*Comunicação do Campus Ilhéus, com edição de Iali Moradillo (Jornalista - Reitoria)

