Aplicativo Emile retorna para facilitar processos acadêmicos do IFBA
CAMPUS
O aplicativo para smartphones Emile, do Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo -Real (GSORT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, está de volta, em sua terceira versão para ser utilizado pela comunidade em todas as unidades do IFBA.
Com ele, através dos seus próprios celulares, professores/as, alunos/as e técnicos/as administrativos/as podem gerenciar de forma fácil e acessível os principais processos acadêmicos da instituição.
Desenvolvido de forma totalmente integrada ao sistema Suap, é possível ter acesso, através dele, a registros de aulas, frequência, disciplinas ministradas (docentes) e cursadas (estudantes), dias, horários e locais de atendimento docente, além de uma plataforma de jogos com quiz sobre os assuntos estudados gerados por Inteligência Artificial. O “login” é realizado com os mesmos dados da conta do usuário no Suap.
O professor Sandro Andrade, que iniciou a primeira versão do Emile em 2016, explica que, nessa terceira versão, a integração com ferramentas de Inteligência Artificial tem como objetivo ampliar as atividades extraclasse, "favorecendo um melhor aproveitamento do conteúdo pelos estudantes. Para cada aula de 50 minutos ministrada pelo professor, é gerado automaticamente um conjunto de cinco questões de múltipla escolha, com base nos conteúdos informados na descrição da aula. Essa é uma forma de incentivar os estudantes a manter um estudo contínuo dos temas abordados", detalha.
Membro do GSORT (grupo que realiza pesquisas na área de ciência da computação), Sandro desenvolveu o aplicativo com a colaboração de alguns alunos/as e professores/as da graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Salvador. "O Emile 2 foi lançado em 2019 e alcançou uma quantidade considerável de usuários. O Emile 3 foi totalmente reescrito do zero e lançado no início deste ano, utilizando tecnologias mais modernas e com usabilidade aprimorada. Nesta nova versão, ainda não há um espaço para visualização e postagem de notícias, mas essas funcionalidades estão previstas para os próximos lançamentos", esclarece Sandro.
O projeto é produzido como Software Livre. Todos podem colaborar com sugestões, testes e outros. O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store, no Apple Store e na página do Emile. "Há um grupo no WhatsApp para usuários e um grupo no Telegram para desenvolvedores. Todo o código-fonte do projeto está disponível no repositório.
O nome Emile foi inspirado no livro "Émile, ou "De l’éducation" do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, publicada em 1762. "O livro é escrito como um tratado filosófico em forma de romance, no qual Rousseau descreve a educação ideal de um menino fictício chamado Émile, desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento do Emile foi motivado pela necessidade de uma gestão mais ágil e integrada das atividades docentes e discentes do campus Salvador", esclarece Sandro Andrade.

Baixe o Émile
Mais informações: (71) 2102-9457 - gsort@ifba.edu.br
Imagens: reprodução aplicativo e Wikipedia
*Henrique Soares é jornalista do campus Salvador
Notícia Relacionada: Grupo de pesquisa lança aplicativo Emile

