Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Trabalhos do IFBA são apresentados no 'Congreso Iberoamericano de Catálisis', na Espanha
conteúdo

Trabalhos do IFBA são apresentados no 'Congreso Iberoamericano de Catálisis', na Espanha

PESQUISA

Os trabalhos – “Adsorção de corantes com biocarvão de mistura de serragem de eucalipto e licor preto” e “Perfil termocinético e de termodecomposição da leucaena leucocephala” – tratam da valoração da biomassa, em uma perspectiva ambiental.
por Luize Meirelles publicado: 04/11/2024 19h51, última modificação: 05/11/2024 10h31

Duas pesquisas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) – foram apresentadas no XXIX Congreso Iberoamericano de Catálisis (CICAT), que aconteceu na cidade portuária de Bilbao, na Espanha. Como representantes do IFBA, estavam o professor do campus Salvador, orientador dos dois trabalhos e diretor executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), André Martins, e o estudante recém egresso do PPGEM, do campus Salvador, Filipe Brasileiro.

Professor André Martins (Foto: Andréa Brasileiro)

O primeiro trabalho foi “Adsorção de corantes com biocarvão de mistura de serragem de eucalipto e licor preto”, de autoria do estudante egresso do curso de licenciatura em química, do campus Porto Seguro, Roberto Queiroz de Andrade; da estudante egressa do PPGEM, do campus Salvador, Mayara Souza Oliveira; da professora do IFBA, campus Camaçari, Luciene Santos Carvalho; e do professor do IFBA, campus Salvador e orientador, André Rosa Martins.

O segundo trabalho foi “Perfil termocinético e de termodecomposição da leucaena leucocephala”, de autoria da estudante egressa do PPGEM, do campus Salvador, Mayara Souza Oliveira; do estudante egresso do PPGEM, do campus Salvador, Filipe Brasileiro; da professora do IFBA, campus Lauro de Freitas, Flávia Silva Cunha; do professor do IFBA, campus Salvador, e orientador, André Rosa Martins; do professor da Universidade do Sudoeste da Bahia (USBA), Mateus Carvalho; e do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Cesário Francisco das Virgens.

Professor André Martins (Foto: Andréa Brasileiro)
André Martins conta que esses dois trabalhos foram os únicos com origem na Bahia e que tiveram como temática o uso de obtenção de adsorventes a partir de resíduos florestais e industriais para proteção ambiental e a pirólise catalítica de biomassa, respectivamente.

“Ambos trabalhos tratam da valoração da biomassa, numa perspectiva ambiental, uma pauta de interesse nacional. O primeiro trabalho busca o aproveitamento de resíduos florestais e industriais comuns no Sul da Bahia. O segundo trabalho busca o aproveitamento de resíduos florestais produzindo substâncias de interesse da indústria alimentícia”, explica.

Na posição de diretor executivo da PRPGI, André Martins fala que a participação do IFBA nesse Congresso mostra a “direção da pós-graduação rumo à internacionalização”. Entre as ações institucionais da PRPGI, ele destaca algumas que estão sendo desenvolvidas nesse âmbito: “Entre as ações da PRPGI para fomentar a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação [PPG] do IFBA, destaco a  publicação anual de edital de apoio à participação em eventos com uma linha exclusiva para eventos no exterior e para servidores que atuam nos PPG e o convite para que pesquisadores estrangeiros em eventos promovidos pela PRPGI, a exemplo do Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”.

CICAT

O Congreso Iberoamericano de Catálisis tem periodicidade bianual e reúne pesquisadores da América Latina, Espanha e Portugal para discussão da produção científica na área de catálise. Após as duas últimas edições serem realizadas no formato totalmente virtual (México e Brasil), em 2024 aconteceu de forma presencial na Espanha, no período de 23 a 26 de setembro, com o tema “Catálisis: Innovando para un mundo cambiante” (Catálise: inovando para um mundo em mudança), visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Na página de apresentação do evento, é mencionado o objetivo de promover a troca de experiências, aproximação e colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes, com ênfase em temas relevantes para a comunidade ibero-americana.