Qualificação contínua: Proap disponibiliza formações para servidores em ambiente virtual
GESTÃO
Os(as) servidores(as) que atuam nas áreas administrativa, contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e de gestão de materiais vinculados ao almoxarifado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), contam com uma plataforma virtual de formação contínua, com oferta de cursos, treinamentos e disponibilização de material de apoio, como textos e legislações, por exemplo. A ferramenta está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de Formação e Treinamento da PROAP/IFBA.
Todas as formações realizadas pela Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap) – e, consequentemente, sua equipe – são gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual, para possibilitar o desenvolvimento de competências técnicas e administrativas com vistas ao nivelamento, padronização e difusão do conhecimento de forma sistemática. O objetivo é otimizar a gestão de processos institucionais e fomentar uma cultura de excelência e inovação nas atividades administrativas na Reitoria e nos campi.De acordo com o pró-reitor de administração e planejamento, André Rocha, a ideia de criar uma ferramenta para treinar os servidores surgiu a partir das reuniões iniciais para validar o plano de gestão da Proap junto com toda equipe, logo no início da sua gestão à frente da Proap. Foi realizado um levantamento dos principais treinamentos e estabelecida uma agenda.
“Com a diversidade de campi (nós somos uma instituição multicampi e grande) e a constante entrada de novos servidores, mudanças na legislação, necessidade de padronizar procedimentos e ações, percebemos que era importante criar um ambiente que permitisse tanto a capacitação inicial quanto a atualização contínua de quem já está em exercício. A solução encontrada foi o Ambiente Virtual de Treinamento, que facilita o acesso a conteúdo de qualidade, de forma prática e adaptada à realidade dos nossos servidores, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de qualificação, independentemente da localidade em que atuam”, explica.
André Rocha pontua que as primeiras formações de nivelamento foram realizadas pelos próprios servidores e, como o fez em outras oportunidades, destaca o alto nível de formação e qualificação dos profissionais da área administrativa do IFBA. “Decidimos que, primeiro, precisamos nivelar os conhecimentos na busca de manter um patamar comum de atuação e, a partir disso, buscar formações cada vez mais avançadas”, planeja o pró-reitor, que – em proporção menor – realizou rodas de capacitações no campus Salvador, quando foi diretor de administração e planejamento, e vislumbra profissionalizar e institucionalizar a iniciativa para mais a frente pensar em “uma espécie de universidade corporativa do IFBA para formação continuada de servidores”.
Mais eficiência e segurança
Para o pró-reitor, a padronização dos procedimentos, em áreas como patrimônio e almoxarifado, por exemplo, contribui para o controle, monitoramento, ajuda a evitar erros e irregularidades, e otimiza o uso dos bens da instituição, bem como os servidores atuam de forma mais ágil e assertiva, melhorando a prestação de serviços para a comunidade interna e externa.
“Essas qualificações impactam diretamente na eficiência e eficácia da gestão institucional. Um exemplo prático é a formação para o planejamento e execução de contratações, permitindo a cada unidade ter autonomia na formação de processos licitatórios, em face da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 que substituiu a antiga Lei (8.666/1993), o que pode melhorar a qualidade da execução orçamentária, melhorar a qualidade e eficiência das contratações e redução dos custos de contratações considerando a possibilidade do fomento de contratações compartilhadas. Essas ações ajudam na melhoria na execução orçamentária e financeira, onde os servidores capacitados conseguem fazer uma previsão de despesas mais precisa, evitar desperdícios, custos de transações e garantir que os recursos sejam bem aplicados”, exemplifica.
Ainda ilustra: “Outro exemplo é a melhoria da gestão do setor de contratos, organização de documentos na formalização da contratação, gestão de contratos e fiscalização dos contratos administrativos, já que temos uma quantidade de contratos administrativos alta em nossa instituição e precisamos que os fiscais e gestores exerçam uma atuação eficiente, que reduza ou mitigue erros que podem gerar perdas orçamentárias e financeira e melhore a eficiência da execução dos gastos administrativos”.
Formações
A primeira formação cadastrada foi sobre “Planejamento da Contratação a luz da Lei 14.133/2021”, em meados de setembro, com seis encontros de quatro horas. Também já estão disponíveis: “Gestão e fiscalização de contratos administrativos e penalidade administrativa”, com cinco encontros de quatro horas; “EFD-REINF [Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais]”, com um encontro de quatro horas; “SIAFI WEB”, com dois encontros de quatro horas; e “Indicadores de gestão administrativa e acadêmica”, com quatro horas.
Após realização, a gravação de todos os treinamentos fica disponível para permitir que os servidores possam realizar os cursos a qualquer tempo. “Assim, oferecemos flexibilidade para quem precisa se capacitar sem comprometer suas responsabilidades diárias”, afirma o pró-reitor.
André Rocha explica ainda que: “Os treinamentos não são apenas a formação. Criamos uma metodologia de mentoria, que deve começar na segunda semana de outubro, cujo objetivo agora é, além de treinar, podermos atuar em discussões e soluções de problemas específicos que acontecem na Reitoria e nos campi, permitindo a solução prática de problemas específicos e, com isso, subsidiar manuais, guias, procedimentos e orientações, buscando a padronização dos processos administrativos da nossa instituição”.
Há previsão de realização de outros cursos nas temáticas: “Uso do Power BI na gestão administrativa”, “Elaboração de plano de trabalho para execução de TEDs”, “Gestão e controle patrimonial no IFBA: riscos e oportunidades”, “Implantação do sistema SIADS almoxarifado e patrimonial”, “Gestão de processos na administração pública” e “Elaboração de relatório de execução orçamentária”. Todas essas ações podem ser consultadas no Plano de Gestão da Proap.
Já para ter acesso diretamente aos cursos, o servidor deve entrar na página AVA Proap e seguir as orientações abaixo.
AVA
Na apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do IFBA, a ferramenta é descrita como “conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas que permitem o acesso a um curso ou disciplina e também permitem a interação entre os alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O AVA possibilita a oferta de uma sala de aula virtual para o acompanhamento dos alunos e a realização de atividades de aprendizagem. Os AVAs rompem os limites da sala de aula presencial e favorecem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem”.