Projeto Ialodês da Bahia: aula Inaugural do curso Gestão da Comunicação é realizada no Engenho Velho da Federação
Na última segunda-feira (15), o Projeto Ialodês da Bahia: Geração de emprego, renda e bem viver para mulheres negras e quilombolas, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promoveu a aula inaugural do Curso Gestão da Comunicação, Negócios e Atendimento ao Público com a professora Geisiane Marques Lins. “O curso de tem como objetivo auxiliar a(o) cursista a estruturar o seu negócio de modo planejado, organizado e que gere a fidelização do público-alvo para garantir a sustentabilidade do pequeno empreendimento”, explica a professora e empreendedora Geisiane, que é mestre em Ciência da Propriedade Intelectual, especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão e graduada em Administração.
A docente detalha que os três eixos do curso “prezam por estimular uma gestão eficaz, de modo eficiente para se tornar efetiva no mercado que pretende atuar, com as principais ferramentas disponíveis, sempre integrando os conhecimentos teóricos com os práticos, pois trata-se de um momento de troca de experiências”. Dessa forma, afirma Geisiane, “trata-se de iniciar o processo formativo com o necessário e fundamental conhecimento relativo a gestão de um pequeno negócio”.
O evento contou com a participação da Equipe Gestora do Projeto, das lideranças comunitárias do local, e das mulheres da região inscritas nos cursos. Na abertura dos trabalhos, a coordenadora adjunta do Projeto, Priscila Uzeda, falou sobre a importância do Ialodês da Bahia para o IFBA e para a comunidade. Priscila dialogou com as mulheres sobre os cursos que serão ministrados e apresentou informações sobre grade de dias e horários, além de tirar dúvidas das presentes sobre o assunto.
De acordo com informações da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), além do curso de gestão de comunicação, negócios e atendimento ao público, o projeto prevê os cursos de crochê, curso de renda de bilro e curso básico de culinária baiana, culinária nordestina e comida de boteco. Como também serão ministradas oficinas de trança-afro e turbante e de automaquiagem.“O primeiro que estamos ofertando é o curso de Gestão da Comunicação, Negócios e Atendimento ao Público, que será ofertado em todas as localidades tais como: bairros populares de Salvador (Engenho Velho da Federação e Dois de Julho) e Ilha de Maré – que pertence ao município de Salvador, além da cidade de Candeias. Serão ofertados nessas localidades cursos, oficinas e atendimento psicossocial”, informa a diretora da DPAAE, Norma Oliveira, ao detalhar que “nas próximas semanas” terá início “esse primeiro curso nas outras localidades como o bairro Dois de Julho e Ilha de Maré” e, “em seguida”, Candeias.
- Foto: Divulgação
Também presente à aula inaugural realizada na última segunda-feira, Norma enfatizou “a grandeza e a importância dos cursos”. Na oportunidade, a gestora destacou que o Projeto Ialodês da Bahia “é uma ação de Extensão promovida pelo IFBA, que visa contribuir de forma significativa para reparar injustiças históricas sofridas por mulheres negras e quilombolas, especialmente na educação e no mundo do trabalho”.
Na avaliação da DPAAE, o início dos cursos do Projeto na comunidade do Engenho velho da Federação foi uma “grata surpresa” e contou com “a efetiva participação e os relatos das mulheres ali presentes, principalmente, sobre a importância de discussões e enfrentamento das dificuldades de acesso aos serviços públicos mais essenciais, além da dificuldade de acesso à políticas públicas adequadas à realidade local, que a comunidade do Engenho Velho da Federação vem enfrentando”.
Matéria relacionada:
Projeto Ialodês da Bahia: ações de lançamento realizadas em Ilha de Maré mobilizam comunidade