Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Ministro da Educação dá posse à reitora do IFBA
conteúdo

Ministro da Educação dá posse à reitora do IFBA

Reeleita em 2023 pela comunidade acadêmica para o cargo de reitora, Luzia Mota foi empossada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, durante cerimônia na qual foram empossados 25 reitores(as) de universidades e institutos federais.
por Bárbara Souza publicado: 25/04/2024 15h28, última modificação: 25/04/2024 17h15
Exibir carrossel de imagens Foto: Acervo pessoal Da esq para a direita: a reitora do IFBA, Luzia Mota, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a deputada federal e coordenadora da Bancada Baiana na Câmara dos Deputados, Lídice da Mata (Foto: Moacir Evangelista/Conif)

Da esq para a direita: a reitora do IFBA, Luzia Mota, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a deputada federal e coordenadora da Bancada Baiana na Câmara dos Deputados, Lídice da Mata (Foto: Moacir Evangelista/Conif)

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Matos Mota, foi empossada em solenidade oficial do Ministério da Educação realizada ontem (24), em Brasília (DF). Na cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse a 25 reitores(as) de institutos e universidades federais, entre eles o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Jaques Antonio de Miranda. O evento ocorreu no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na capital federal, e teve transmissão ao vivo pelo MEC via Youtube. A íntegra do vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=aYvGBFc6P8Q .

“A Rede Federal tem o compromisso e o firme propósito de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil. Os institutos federais desempenham um papel singular e fundamental na interiorização e democratização de acesso à educação pública gratuita e de qualidade a jovens e adultos das camadas sociais mais vulnerabilizadas deste país, que têm suas vidas transformadas por meio das oportunidades e perspectivas que se abrem com a formação que têm nas instituições federais",  afirmou ao Portal do IFBA a reitora Luzia Mota.

Luzia Mota ressaltou que estar à frente da Reitoria do IFBA "pela segunda vez consecutiva, e por uma escolha democrática da comunidade, nos honra, nos alegra e renova significativamente a nossa disposição e a nossa motivação para ações e avanços que contribuam com a sociedade baiana, o desenvolvimento local e regional, através da Educação”.

IMG-20240424-WA0033.jpg
Da esq para a direita: a reitora do IFBA, Luzia Mota, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a deputada federal e coordenadora da Bancada Baiana na Câmara dos Deputados, Lídice da Mata (Foto: Moacir Evangelista/Conif)

Reeleita para o segundo mandato consecutivo (quadriênio 2024-2027), a reitora reafirmou seu compromisso com o IFBA e "a gestão pautada na transparência, no fortalecimento dos órgãos colegiados, no diálogo democrático com a comunidade, na promoção da igualdade de gênero, no respeito à diversidade e no combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação", concluiu.

Dez reitores(as) de institutos federais empossados pelo ministro da Educação nesta quarta-feira (24) são conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  As reitoras Luzia Mota (IFBA) e Elaine Cassiano (IFMS), assim como os reitores Elias Monteiro (IF Goiano) e Júlio Xandro Heck (IFRS) foram reconduzidos(as) aos cargos. Os professores Adriano Willian da Silva Viana Pereira (IFPR), Carla Chamon (Cefet Minas Gerais), Rudinei Kock (IFC), Marcelo Ponciano (IFTM), Victor Saraiva (IFF) e Romaro Silva (Ifap) asumiram oficialmente suas respectivas reitorias. Eles(as) estavam à frente das instituições como dirigentes pro tempore, após o fim do mandato das gestões anteriores.

Foto: Acervo pessoal

Transparência e segurança jurídica

Matéria publicada no portal do Conif destaca que “os processos eleitorais nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são reconhecidos pela transparência e segurança jurídica”. O texto detalha que reitores(as) e diretores(as)-gerais são eleitos(as) “por voto direto e uninominal, sem lista tríplice, respeitando a paridade entre estudantes, professores e técnico-administrativos” e que “todo o processo é iniciado com a criação de uma comissão eleitoral, que é responsável por garantir a isonomia e transparência da eleição”.

Confira mais fotos da cerimônia aqui (Fotos: Moacir Evangelista/Conif)

Foto: Angelo Miguel/MEC

Matérias relacionadas:

Reitora do IFBA será empossada nesta quarta (24), em Brasília


Comissão Eleitoral divulga resultado final: Luzia Mota é reeleita reitora do IFBA e 21 campi elegem diretores(as)-gerais