Juazeiro sediará Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Seminário de Iniciação Científica do IFBA
PESQUISA
Na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, o campus Juazeiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), abre as portas para sediar o V Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CPPGI) e o XXI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI).
Com o tema “Interiorização da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável da Bahia e do Nordeste”, nada mais oportuno que os dois grandes eventos de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFBA sejam recebidos em uma cidade do Sertão baiano, na região norte do estado, reconhecida por sua história, traço cultural singular e destaque na exportação de frutas tropicais e produção de vinho. Na página dos Congresso e Seminário, a apresentação destaca: “busca-se fomentar, de forma interdisciplinar, discussões sobre a importância da inserção e difusão da ciência, tecnologia e inovação no Nordeste, especialmente no Estado da Bahia, valorizando os conhecimentos e interesses de pesquisa das cidades e regiões mais distantes dos grandes centros”.
O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Ivanildo Santos, conta que – quando pensaram no tema sobre a interiorização da ciência – necessariamente fizeram a opção por um campus que representasse a capilaridade do IFBA. “Juazeiro é uma região de fronteira. E entre os cerca de 700 inscritos, esperamos a participação de outros estados fronteiriços com a Bahia. Além disso, Juazeiro é um campus da última expansão, que está no processo de consolidação da pesquisa e grupos de pesquisa. Assim, achamos que o evento cumprirá, também, o papel de animar a comunidade de pesquisadores locais, bem como os estudantes, que devem ser sempre um dos focos principais no processo de envolvimento na pesquisa”, destaca.
Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFBA nas cidades do interior da Bahia, Ivanildo explica que é natural os campi mais antigos terem maior grau de desenvolvimento e maturidade, a exemplo de Barreiras, Eunápolis e Vitória da Conquista. “Porto Seguro também tem uma densidade de pesquisa acima da média e acolhe nosso único mestrado em campus do interior, associado com a Universidade Federal do Sul da Bahia [UFSB]”, afirma.
Programação
São quatro dias de eventos, com uma programação de atividades diversificada e apresentação de pesquisadores(as) relevantes para suas áreas de atuação. Os(As) participantes podem contar com palestras, minicursos, mesas de debates, lançamento de livros, feira de livro e mostra de artesanato, e apresentações artísticas com aspectos da cultura local.
Ainda haverá apresentações de 195 seminários, sendo a maioria desenvolvidos por estudantes bolsistas de programas institucionais de iniciação científica - cursos técnicos e graduações – e dos programas de pós-graduação, nas diferentes áreas do conhecimento. Durante as apresentações de comunicações orais, professores(as) avaliarão e selecionarão trabalhos para premiação.
Palestras e Mesas |
"Ações Extensionistas nos Programas de Pós-Graduação do IFBA em prol do Desenvolvimento Sustentável" |
"Desmistificando as Patentes: da ideia à proteção" |
"Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais no Cenário da Bahia." |
"Indicação Geográfica na Bahia: potencialidades e experiências" |
"O Papel do IFBA em Fomentar a Interiorização da Ciência e Tecnologia na Bahia" |
"Questão hídrica e as estratégias de convivência com a seca no semiárido baiano." |
"Sustentabilidade e comunidades tradicionais" |
"Tecnologias Agrícolas e Segurança Alimentar na Bahia: de Teixeira de Freitas a Juazeiro " |
"Transformando deserto em floresta no Semiárido Brasileiro" |
Minicursos |
"Autocuidado como Ferramenta de Empoderamento:" |
"Controle de Sistemas Livre de Modelos: da Busca Extremal ao Data-Driven" |
"Conversão de Biomassas Residuais em Produtos de Valor Agregado" |
"Introdução a Energias Renováveis: Foco em Eólica e Solar" |
"Nem sei por onde começar!": Reflexões e caminhos editoriais para a publicação de um livro" |
"O que são PANCs e sua importância para o desenvolvimento sustentável" |
"Sistemas de Qualificação e Certificação de Profissionais de Oil & Gás" |
"Tecnologias Assistivas" |
"Uma Jornada para Mulheres e dissidências em Ambientes Acadêmicos" |
Campus Juazeiro
A diretora geral do campus Juazeiro, Priscila Martins, fala que a decisão de sediar o Congresso e o Seminário no campus Juazeiro aconteceu após decisão do Conselho de Campus, considerando a relevância dos eventos e as discussões resultantes do tema dessa edição.
Para que os eventos aconteçam, a diretora ainda explica que: “Do ponto de vista prático, uma comissão local diversificada tem trabalhado há alguns meses, em articulação com uma comissão central que agrega colegas de outros campi para construir o evento, tudo feito com base no diálogo e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e da gestão do campus para tornar a experiência interessante para todas e todos. Temos buscado divulgar e envolver os(as) estudantes do campus, compreendendo que esta é uma oportunidade para nós (educadoras e educadores) do IFBA Juazeiro cooperarmos e colocarmos em "prática" um dos princípios da educação profissional e tecnológica: a pesquisa como princípio educativo. Temos dialogado também com instituições que fazem parte dos arranjos produtivos, sociais e culturais do território de inserção do campus Juazeiro”.
Em relação aos desafios para organizar dois eventos em uma cidade do interior, Priscila pontua que: “Os desafios existem, mas com zelo, espírito cooperativo e dedicação institucional proporcionaremos uma experiência agradável que envolverá ciência, tecnologia, cultura e diversidade na região que tem o bioma 100% brasileiro: a caatinga”. De forma macro, Ivanildo lembra: “A maior dificuldade são os recursos financeiros escassos, que nos coloca em muita dificuldade para viabilizar palestrantes externos, participação de estudantes e pesquisadores”.
Leia mais:
Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação celebra 20 edições
Proex e Prpgi abordam ciência e tecnologia sob diferentes perspectivas