Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > II Encontro do Pibid reúne estudantes e profissionais de Jacobina e região
conteúdo

II Encontro do Pibid reúne estudantes e profissionais de Jacobina e região

Realizado na última segunda-feira (29), o evento reuniu estudantes bolsistas, professores(as) e profissionais técnicos(as) da Licenciatura em Computação do IFBA, além de representantes das Escolas-Campo atendidas pelo programa.
por Verusa Pinho publicado: 03/05/2024 09h39, última modificação: 03/05/2024 09h39

Na noite da última segunda-feira, 29 de abril, aconteceu o II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina. 

Foto: Divulgação

Na ocasião, o auditório do campus reuniu estudantes bolsistas, professores(as) e profissionais técnicos da Licenciatura em Computação do Instituto, bem como representantes das Escolas-Campo atendidas pelo programa.

O evento celebrou o encerramento das atividades do Pibid referentes ao Edital de 2022, tendo por objetivo compartilhar e avaliar as experiências e ações desenvolvidas pelos bolsistas ao longo do processo formativo.

Além de mesa solene com gestores do IFBA - diretores geral e de ensino, coordenação de curso e área do Programa -, ocorreram rodas de conversa, apresentação de trabalhos acadêmicos e lanche coletivo.

Nas palavras do professor Yuri Wanderley, coordenador de área do Pibid, "apesar de estarmos em greve, decidimos manter as ações do Programa, considerando-as inadiáveis: Desde outubro de 2022, temos 24 estudantes da Licenciatura em Computação e três (3) professores supervisores atuando no Pibid. Além do IFBA, participaram, como Escolas-Campo, o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, o Comuja, e a Escola Municipal Dr. Marcos Jacobina, localizada em Caatinga de Moura. Nesse período, foram realizadas, inicialmente, atividades de pesquisa e discussões sobre o Ensino de Computação na Educação Básica. Posteriormente, os estudantes bolsistas acompanharam os professores em sala de aula, fizeram planejamento pedagógico, elaboraram materiais didáticos e desenvolveram oficinas. Tudo isso serviu como base para a produção de artigos, que foram e serão apresentados em eventos acadêmicos", explica o docente. 

Mesa solene com gestores(as) do campus (E/D), entre eles, a coordenadora da Licenciatura, professora Tathiane Mendes, e o professor Yuri Wanderley, coordenador de área do Pibid. (Foto: Divulgação)

Para a professora Isa Mamedie, supervisora do programa no Comuja, "enriquecedora, criativa e inovadora" são os adjetivos que definem a experiência com a equipe do IFBA, que esteve presente na Jornada Pedagógica do colégio apresentando os resultados das oficinas de computação com as turmas da EJA e 7º ano de Ensino Fundamental, no diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Eixo Computação. 

De acordo com  Adolfo Fernandes, que está no 5º semestre da Licenciatura em Computação do IFBA, o Pibid foi uma experiência transformadora: "Ser bolsista do Programa me proporcionou aprendizados valiosos como futuro professor. As atividades desenvolvidas com a comunidade escolar me permitiram compreender a importância da prática docente, da ludicidade e do engajamento no aprendizado. Acredito que essa experiência me preparou para os desafios e as alegrias da docência, e me motiva a continuar buscando maneiras de contribuir para a melhoria da educação", pontua.

Licenciandos bolsistas compartilhando experiências no âmbito do Programa

Adolfo realizou formações sobre Computação Plugada e Desplugada com estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Comuja. O Tapete Dinâmico e o Blockly Games (software educacional) são destaques dos recursos educacionais utilizados, que, segundo relatos dos participantes, contribuíram para o aprimoramento de habilidades sócio-emocionais, bem como para a resolução de problemas.

A professora supervisora do programa em Caatinga do Moura, Macicleide Carvalho, especialista em psicopedagogia e educação em mídias, destaca que a parceria com o IFBA tem trazido um novo olhar para a educação. "Meus alunos adoraram as oficinas, interagiram e aprenderam. Conseguimos trabalhar a concentração, criatividade e o raciocínio lógico através de conteúdos e ferramentas atrativos para eles. Mudei a metodologia em sala de aula a partir do Pibid", destaca.

* Verusa Pinho é jornalista do campus Jacobina.