Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > IFBA participa do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal promovido pelo MEC
conteúdo

IFBA participa do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal promovido pelo MEC

A convite do coordenador-geral do projeto “Plataforma Nilo Peçanha: Democratização de Dados da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, Poty Lucena, o chefe do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica (DEPGE) da Prodin, Nelson Santos falou sobre “Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão com Base de Dados”. A pró-reitora da Prodin, Elis Lopes também participou do evento, a convite do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif.
publicado: 24/05/2024 16h13, última modificação: 24/05/2024 16h16

 Por Bárbara Souza *

O chefe do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica (DEPGE), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Nelson Santos foi palestrante no I Encontro de Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), nos últimos dias 8 e 9 de maio.

Nelson Santos, chefe do DEPGE (Foto: Divulgação)

O evento contou com a participação do pleno do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), como parte da agenda da 133ª reunião ordinária da entidade. A convite do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elis Lopes, também participou do evento. 

Iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR/Setec), o evento visa promover a transparência, a participação ativa da comunidade educacional e o uso estratégico de indicadores para o Desenvolvimento da Rede Federal, auxiliando na construção de diretrizes que possam orientar a atuação da gestão. Reunidos em Brasília na mesma semana, os membros do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif participaram no evento.

A pró-reitora da Prodin, Elis Lopes (à dir, de óculos) participou do evento promovido pelo MEC, em Brasília, a convite do Conif (Foto: Divulgação)

“No evento tive a oportunidade de palestrar no dia 09 sobre o tema Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão com Base em Dados”, relata Nelson, que compôs a Mesa com a diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).  Ele conta que falou sobre o Programa Avança IFBA, idealizado pela Prodin e das iniciativas que compõem o programa, em especial sobre as Visitas às Unidades do IFBA – “iniciativa que tem o intuito de estimular o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores institucionais das Unidades ampliando a efetividade de sua atuação na pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação tecnológica”, detalha.

Ainda de acordo com Nelson Santos, o convite para a palestra foi feito pelo professor Poty Rodrigues de Lucena coordenador-geral do projeto Plataforma Nilo Peçanha: Democratização de Dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, projeto no qual o chefe do DEPGE atua desde novembro de 2023, selecionado por meio do Chamamento 02/2023 da Data Science BR para pesquisadores da Rede Federal.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA (PNP)

O presidente do Conif, Elias Monteiro, foi um dos convidados para abrir o evento. Após fazer agradecimentos ao secretário Marcelo Bregagnoli e cumprimentar as colegas da mesa de abertura, Elias frisou a importância da Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

"A Plataforma Nilo Peçanha veio para transformar a forma de enxergar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ela é fruto de uma construção coletiva das nossas instituições e tem por objetivo dar visibilidade, à toda a sociedade brasileira, do tamanho e envergadura da Rede".
Elias Monteiro, presidente do Conif

"A Plataforma Nilo Peçanha veio para transformar a forma de enxergar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ela é fruto de uma construção coletiva das nossas instituições e tem por objetivo dar visibilidade, à toda a sociedade brasileira, do tamanho e envergadura da Rede".

"Além de estar disponível para todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre os principais dados da Rede Federal, ela se configura em um importante instrumento de gestão e avaliação das políticas públicas que vem sendo desenvolvidas no âmbito das nossas instituições. As informações ali postas servem ainda como parâmetro de governança e prestação de contas aos órgãos de controle", completou o presidente do Conif.

Além do presidente do Conif, estiveram presentes na abertura Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC (Setec/MEC); Carla Jardim, Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec/MEC; Jussara Santos Mendes, Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MEC; e Maria Soraya Pereira, Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).

Criada em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha sistematiza os dados do ano anterior ao do exercício, com conteúdo de interesse de gestores, professores, pesquisadores e estudantes. A ferramenta é comumente utilizada para nortear as decisões de investimentos públicos na Rede Federal. Ao todo, 670 unidades da Rede enviaram seus dados para a Plataforma. O ambiente virtual traz funcionalidades de pesquisa que permitem uma navegação fácil e o uso de filtros responsivos que possibilitam efetuar uma consulta segmentada por instituições ou localidades.

* Com informações da Diretoria de Comunicação do Conif