IFBA participa de evento preparatório para a 5ª CNCTI; debates irão balizar pautas do Congresso de Pesquisa
Por Gilberto Amorim*
Edição: Bárbara Souza
No último dia 22 de abril, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), promoveu uma conferência preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília. Desde novembro de 2023, estão acontecendo sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais por todo o país.
No encontro virtual, que foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Ivanildo dos Santos, foi mediador do seminário "Ciência, Tecnologia e Inovação na RFEPCT: Desafios e Propostas", na mesa que também contou a participação de Suzenny Teixeira, do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), e Vinicius Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O tema da mesa foi “A Inovação como Princípio formativo na EPT.” É possível ter acesso à programação clicando aqui.
Ivanildo acredita que sua participação como mediador teve o papel de instigar reflexões e proposições que pudessem integrar uma proposta do Conif a ser levada à 5ª Conferência Nacional de CT&I, o que pode resultar na aprovação para compor a Estratégia Nacional de CT&I (ENCTI). “Tive a oportunidade de formular questões e dar direcionamento às perguntas da audiência que tinham na inovação uma dimensão pedagógica para atuação na Educação Profissional e Tecnológica. Temas como inovação social e conhecimentos dos povos tradicionais foram levantados e considerados importantes para a ENCTI”, disse.
A contribuição do IFBA no processo de discussões e ações preparatórias para a 5ª CNCTI destaca a importância da multicampia da Instituição, segundo Ivanildo. “A comunidade do IFBA participou das diversas Macrorregionais preparatórias para a Conferência Estadual de CT&I, conduzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. Nessas Macrorregionais, 5 delegados do IFBA foram selecionados, representando a multicampia da nossa Instituição. Tive a oportunidade de participar da Macrorregional da Região Metropolitana de Salvador, que aconteceu em Lauro de Freitas. Os debates que acompanhei direcionaram-se para uma ciência com sentido social, que promova a qualidade de vida das comunidades e o desenvolvimento social em bases sustentáveis”, lembra o pró-reitor.
A 5º CNCTI apresenta quatro eixos estruturantes, definidos por meio do Decreto nº 11.596, de 12 de julho de 2023, que são: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
"A comunidade do IFBA participou das diversas Macrorregionais preparatórias para a Conferência Estadual de CT&I, conduzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Nessas Macrorregionais, 5 delegados do IFBA foram selecionados, representando a multicampia do Instituto. Os debates que acompanhei direcionaram-se para uma ciência com sentido social, que promova a qualidade de vida das comunidades e o desenvolvimento social em bases sustentáveis".
Ivanildo dos Santos, pró-reitor da PRPGI
Sobre as expectativas para a 5ª CNCTI, Ivanildo conta que “A 5ª CNCTI envolverá todos: o sistema nacional de CT&I, sociedade civil organizada, setor produtivo e dentre outros. Assim sendo, os delegados do IFBA não serão, em número, hegemônicos, embora terão a oportunidade de fazer coro à uma visão de CT&I alinhados à missão e objetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e que promova o desenvolvimento social e sustentável, que reduza as desigualdades e promova qualidade de vida para todas a pessoas.”
Eventos como a 5ª CNCTI devem ter reflexos na concepção do Congresso da PRPGI, que está previsto para acontecer em outubro deste ano. Ivanildo destaca que a PRPGI tem a pretensão de levar o evento para o interior, com o objetivo de colocar a multicampia do IFBA no centro do debate de Pesquisa, que deve abordar temas como: transição energética, interiorização da CT&I e desenvolvimento sustentável, temas que, em algum grau, se alinham ao debate da Conferência Nacional de CT&I”, segundo o pró-reitor.
Interessados(as) em participar das reuniões preparatórias podem consultar a programação para conferir a agenda dos eventos e o que aconteceu nos encontros anteriores. De acordo com o site da 5ª CNCTI, as reuniões acontecem de forma presencial, virtual e híbrida, por isso, é possível participar virtualmente de qualquer lugar do mundo.
Qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar na construção de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação pode participar da 5ª CNCTI. As instruções sobre as inscrições e transmissões online devem ser disponibilizadas em breve no site da 5ª CNCTI.
Sobre as conferências preparatórias
As conferências preparatórias para a 5ª CNCTI podem ser: municipais, estaduais e distrital; regionais; temáticas; e livres. Nas conferências municipais, estaduais e distrital, os estados, municípios e o Distrito Federal podem e devem definir e discutir suas pautas prioritárias. Os encontros acontecem com o apoio das respectivas secretarias de CT&I (estaduais, municipais ou distrital) e FAPs (Fundação de Amparo à Pesquisa) e ampla comissão organizadora que envolve diversos setores da sociedade. Nas conferências regionais, as cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) promovem suas próprias conferências de CT&I. Esses encontros são balizadores dos debates da 5ª CNCTI.
As reuniões temáticas contemplam temas fundamentais para a Conferência Nacional: inteligência artificial, transição energética, bioeconomia, tecnologias espaciais, juventude, popularização da ciência, tecnologias sociais, meninas e mulheres nas ciências, entre outros. As Conferências Livres são uma oportunidade mais autônoma de debater temas não contemplados nas outras modalidades. Tais conferências são iniciativas de pessoas e/ou organizações dispostas a abordar algum tema de interesse que não tenha sido contemplado nos eventos já previstos.
Sobre a 5ª CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho. O desafio da Conferência Nacional é mobilizar todo o sistema nacional de CT&I para a construção coletiva de uma agenda para o futuro da CTI no país. O tema da Conferência será “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O objetivo é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, para propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030.
Esta será a quinta edição da Conferência Nacional, que acontece desde 1985. A 4ª CNCTI aconteceu há 14 anos.
Matérias relacionadas
Conif e Setec farão encontro virtual em preparação para a 5ª CNCTI
Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação celebra 20 edições
Proex e Prpgi abordam ciência e tecnologia sob diferentes perspectivas
III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA avança em discussões institucionais
1º Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA começa na segunda (9)
*Sob supervisão da jornalista Bárbara Souza.