Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > IFBA participa da Conferência da Diáspora Africana nas Américas
conteúdo

IFBA participa da Conferência da Diáspora Africana nas Américas

O evento, que é uma etapa preparatória para Congresso da União Africana no Togo, visa ampliar caminhos de renovação e expansão das discussões panafricanistas no continente africano e na Diáspora.
por Janaina Marinho publicado: 28/08/2024 16h38, última modificação: 28/08/2024 16h38

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 29 e 31 de agosto, para ampliar caminhos de renovação e expansão das discussões panafricanistas no continente africano e na Diáspora. O evento, que é uma etapa preparatória para Congresso da União Africana no Togo (Outubro/2024), é organizado pela União Africana, o Governo de Togo, o Governo Federal do Brasil, o Governo da Bahia, com apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Brasil África (Ibraf).

A comitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) será composta pela reitora Luzia Mota; pela diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), Norma Souza de Oliveira; pela chefa do Departamento de Políticas Afirmativas do IFBA, Priscila Uzêda Pereira do Vale; e pela assessora de Relações Internacionais do IFBA, Claudia Alexandra Silva Santos.

A Conferência pretende fortalecer as raízes africanas ao redor do mundo e ampliar o diálogo entre representantes de Estado e da sociedade civil dos países da União Africana e países da Diáspora. O tema da Conferência é "Memória, restituição, reparação e reconstrução" e as atividades contemplam diálogos temáticos, no dia 29, e rodas de conversa, no dia 30 – com desdobramentos sobre Pan-africanismo, Memória, Reconstrução, Restituição e Reparação. No dia 31 de agosto será a vez do segmento governamental, com o encontro dos Chefes de Estado.

Limitado a convidados, o evento é voltado para especialistas, pesquisadores, personalidades da cultura, referências de movimentos sociais, especialistas dos setores público e privado, e representantes de Conselhos Nacionais vinculados ao tema. São brasileiros(as) e representantes da Diáspora Africana nas Américas, o que inclui representantes da América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul, além de cidadãos(ãs) africanos(as) vivendo nesses países.

De acordo com a DPAAE está prevista a realização de um Grupo de Trabalho (GT) para dialogar sobre convênios e cooperação com Universidades/ área de Educação.

PROGRAMAÇÃO

29 AGO | QUINTA-FEIRA

MANHÃ – SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA

08h30 - Recepção

09h - Apresentação Cultural

09h15 - Cerimônia de Abertura Institucional

10h30 - Intervalo

10h45 - Diálogos Temáticos Sobre Pan-africanismo, Memória, Restituição, Reparação e Reconstrução

 TARDE – CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

13h – Almoço

15h – Vivências Culturais Afro-brasileiras

19h – Encerramento das Vivências

 

30 AGO | SEXTA-FEIRA

MANHÃ - HOTEL WISH BAHIA

09h - Rodas de Conversa Temáticas: Pan-africanismo, Memória, Reconstrução, Reparação e Restituição 10h40 – Intervalo

10h55 - Retomada das Rodas de Conversa

12h30 – Almoço

 TARDE - HOTEL WISH BAHIA

14h30 – Conclusão das Rodas de Conversa

16h15 - Intervalo

16h30 – Plenária de aprovação da Carta de Recomendações

17h30 - Cerimônia de Encerramento

Notícia relacionada: 'Diáspora Africana nas Américas' é tema de evento realizado na Reitoria do IFBA