Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > IFBA e Academia de Letras da Bahia irão firmar parceria inédita
conteúdo

IFBA e Academia de Letras da Bahia irão firmar parceria inédita

A solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções será realizada na próxima quinta-feira (19), às 19 horas, na sede da Academia, no Palacete Góes Calmon. O evento é aberto ao público.
publicado: 17/09/2024 16h18, última modificação: 17/09/2024 16h22

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Academia de Letras da Bahia (ALB) vão firmar uma parceria inédita, que possibilitará a concessão de bolsas a estudantes das diversas áreas do Instituto, para que atuem na ALB, o que vai contribuir para a troca de conhecimentos entre as instituições.  

A reitora do IFBA, Luzia Mota, assinará o Protocolo de Intenções durante solenidade que será realizada na próxima quinta-feira (19), às 19 horas, na sede da Academia de Letras da Bahia, no Palacete Góes Calmon, localizado na Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré.  O evento é aberto ao público.

As interlocuções entre o Instituto Federal da Bahia e a ALB tiveram início no ano passado. Em abril de 2024, a reitora do IFBA, Luzia Mota e o presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, se reuniram na Reitoria do Instituto. Durante o encontro, os dirigentes trataram do escopo da parceria entre o IFBA e a Academia de Letras da Bahia, que contempla a participação de estudantes do IFBA em atividades técnicas com a concessão de bolsas. A promoção de um prêmio literário também esteve em pauta. 

Presidente da ALB, Ordep Serra, ao centro. Ao seu lado, a reitora do IFBA, Luzia Mota, em abril de 2023 (Foto: Bárbara Souza)

“Somos instituições centenárias de grande relevância para a Bahia e estamos unindo forças para contribuirmos conjuntamente para a educação e a cultura do nosso estado. Temos convicção de que esta parceria contribuirá significativamente para o fortalecimento da relação entre as duas instituições”, afirmou à época a reitora Luzia Mota, ao destacar a importância da ALB, fundada em 1917, para a vida da social, política e cultural da Bahia, e as “relevantes contribuições” da Academia para o fomento às artes e às ciências e a preservação da memória cultural do estado.

SOBRE A ALB

A ALB foi fundada em 7 de março de 1917 no modelo da Académie Française e da Academia Brasileira de Letras, com quarenta cadeiras numeradas, cada uma com o respectivo patrono permanente e imutável, quarenta membros efetivos e vinte correspondentes, todos vitalícios. A data escolhida para a fundação homenageava a Academia Brasílica dos Esquecidos, primeira academia de letras do Brasil, instituída na Bahia em 7 de março de 1724. Como principais objetivos, a nova instituição declarou, desde o seu primeiro momento, “o cultivo da língua e da literatura nacionais, a preservação da memória cultural baiana e o amparo e estímulo às manifestações da mesma natureza, inclusive nas áreas das ciências e das artes” (Art. 1º do Estatuto) trazendo ainda como lema “Servir à Pátria honrando as letras”. (Fonte: https://academiadeletrasdabahia.org.br/)

A Academia de Letras da Bahia conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Conteúdo relacionado: IFBA e Academia de Letras da Bahia iniciam parceria

* Com informações da Assessoria de Comunicação da ALB.