Futuras doulas concluem parte de formação ofertada pelo IFBA

Ao nascer, o Sol embeleza o ambiente com raios tão necessários à vida...Da mesma forma, cada criança, ao bater às portas da existência, é como uma estrela capaz de embelezar o ambiente familiar e a vida de suas mães e seus pais. Para recepcioná-las, tornando o nascimento um momento humanizado para cada uma das mamães, dando apoio emocional e sugerindo técnicas não medicamentosas ou exercícios para alívio de dor, existem as profissionais doulas. Pensando nisso, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está realizando o "Curso de doulas: promovendo o conhecimento e apoio baseado em evidências científicas para o processo de gestação e parto" e concluiu as aulas teóricas na noite da última sexta-feira (12), no Audio 1 do bloco D.

As 40 alunas acompanharam a apresentação de alguns portfólios construídos como atividade de aula, que ocorreram de forma presencial e on-line. O proponente e coordenador do projeto Fábio Baldaia destaca que o público foi diversificado entre estudantes, egressas, professora, enfermeiras, sociólogas, assistentes sociais, estudantes de medicina. “Isso foi impressionante, eu não esperava essa diversidade. Em certo sentido isso mostra a força do curso”, comentou Fábio. Sobre a origem da ideia, Baldaia comentou: “Eu sou pai, participo das discussões sobre humanização do parto há 10 anos, antes da minha esposa estar grávida, sempre me envolvi muito. O IFBA enquanto promotor de desenvolvimento humano, territorial e cidadão tinha que oferecer. Quando abriu o edital eu fiz a proposta”, recordou Fábio. O objetivo desse curso de extensão foi formar doulas para atuarem com um olhar crítico, considerando as orientações pautadas nas evidências científicas das áreas da obstetrícia e neonatologia. Possui carga horária total de 36h, sendo 24h de conteúdo teórico e 12h de atividades práticas, e é oferecido em formato híbrido, com aulas online (ao vivo) e presenciais no campus Salvador.

Participam pessoas que se identificam com o gênero feminino, têm a partir de 18 anos, possuem o ensino médio completo e CPF. O curso é um projeto de Extensão aprovado no edital nº 12/2023/DIREC. A equipe organizadora é composta por Fábio Baldaia (proponente/coordenador), Leane Gonçalves (doula consultora), Sara Pinto (consultora pedagógica), Maria Clara Cidreira (bolsista) e conta com outras convidadas que atuam na assistência ao parto em Salvador, como enfermeiras, médicas, doulas e outras profissionais. A estudante de automação do campus Salvador e de enfermagem do Centro Universitário UniRuy Manuela Venâncio é uma das concluintes e destaca que o curso despertou nela uma aproximação com a temática do parto humanizado. “Mesmo eu sendo da área de saúde ainda não tinha despertado pra essa área de pediatria e obstetrícia”, contou.
Também presente na aula final, Isabela Vieira, bacharela em saúde e estudante de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirma que buscava aliar aos seus estudos conhecimentos relacionados aos cuidados emocionais e práticas integrativas. “Uma das coisas que eu mais gostei do curso foi o fato dele ser presencial e on-line dando uma maior liberdade e oportunidade da gente estar nesse espaço. Foi uma experiência muito rica”.
Conhecida carinhosamente como “Saroca” pelas alunas, Sara Pinto informa que o diferencial do curso foi a vivência com experiências práticas e o curso teórico sendo experiencial “para que essas mulheres saíssem com uma formação mais completa”, explicou a consultora e coordenadora pedagógica do curso.
Saroca conta que percebeu que as motivações das mulheres alunas foram ligadas a violência obstétrica ou outras experiências negativas de gestar e parir delas ou de familiares e amigas e buscaram essa formação para ajudar outras mulheres a terem uma experiência positiva de parto. “A gente ficou muito feliz porque temos pessoas de muitas áreas com motivações diferentes. Isso traz uma diversidade legal para o curso”, explicou Sara.

Fotos: Henrique Soares.
Henrique Soares é jornalista do campus Salvador.

