Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Conif seleciona docentes da Rede Federal para programa de formação em Timor-Leste
conteúdo

Conif seleciona docentes da Rede Federal para programa de formação em Timor-Leste

As pessoas interessadas poderão se inscrever entre 7 de maio e 26 de 2024. Os(as) professores(as) selecionados(as) serão alocados(as) em quatro cidades do Timor-Leste: Díli (capital do país), Baucau, Covalima e Ermera. As atividades serão realizadas entre 5 de agosto a 15 de dezembro de 2024 - ao todo, 19 semanas de aulas.
publicado: 06/05/2024 15h39, última modificação: 17/05/2024 17h50

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, na última sexta sexta-feira (3), o Edital Conif/AI nº 7, de 3 de maio de 2024.

Por meio dele, o Conselho e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) irão selecionar 12 docentes da Rede Federal - da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) faz parte -, para participar do programa de formação de professores(as) do ensino secundário/técnico vocacional de Timor-Leste.

As pessoas interessadas poderão se inscrever entre 7 de maio e 26 de maio deste ano. Para participar, é necessário preencher um formulário e encaminhar os documentos solicitados no edital.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão participar integralmente das atividades preparatórias; ministrar aulas de acordo com as demandas apresentadas pelo parceiro timorense; e ajustar, adaptar e complementar, quando necessário, o material didático.

As atividades serão realizadas entre 5 de agosto a 15 de dezembro de 2024 – ao todo, 19 semanas de aulas. Os(as) professores(as) selecionados(as) serão alocados(as) em quatro municípios: Díli (capital do país), Baucau, Covalima e Ermera.

Segundo Iara Barroca, assessora especial do Gabinete da Setec/MEC, o objetivo do edital é fortalecer a relação entre os dois países no campo educacional.

“É importante mencionar o acordo que se pretende firmar, em parte já firmado, entre as instituições de ensino técnico e profissional dos Brasil e Timor-Leste. O principal objetivo do acordo de cooperação técnica bilateral é fortalecer o ensino e a educação profissional do Timor- Leste, afirma Iara.

“Essa é uma experiência diferente para todos os docentes da Rede Federal. É uma grande oportunidade realizar, de fato, o que entendemos como internacionalização. Ressalto a importância da participação da Rede Federal nesse processo, porque a Setec conta a com a Rede, precisa dela, para impulsionar essa melhoria, essa excelência na formação profissional dos docentes”, completa.

Para a coordenadora da Câmara Relações Internacionais do Conif, Oneida Cristina Irigon, a iniciativa fortalece o papel do Conselho enquanto articulador da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e agente de internacionalização. Ampliar a atuação dos  servidores para contextos educacionais diversos, além de promover a educação profissional brasileira, possibilita o intercâmbio de conhecimentos que poderão subsidiar a Rede.

Confira aqui os pré-requisitos e a documentação necessária para participar do edital.

SOBRE O TIMOR-LESTE

O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Além de relações econômicas e comerciais, Timor-Leste e Brasil têm também relações culturais. Os dois países fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização que busca a integração dos territórios lusófonos.

Assim como o Brasil, o Timor-Leste foi colonizado pelos portugueses, que chegaram ao país asiático em 1529. Situado na ponta leste do arquipélago da Indonésia, o Timor-Leste tem sua economia baseada principalmente na agricultura, mas há reservas de petróleo e gás.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif. Edição: Bárbara Souza (DGCOM)