Congresso de Metodologia do Ensino de Línguas do IFBA explora novas fronteiras entre o lápis e a Inteligência Artificial
A terceira edição do Congresso de Metodologia do Ensino de Línguas (CoMEL) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, inicia hoje (7), às 18h30, e vai até amanhã (8), on-line, por meio de transmissão pelo canal do campus Salvador no YouTube.
Nos dois dias, serão realizadas comunicações, mesas redondas e palestras com profissionais da área de metodologia de ensino de línguas, do Brasil e do exterior. Após a mesa de abertura, acontecerá a palestra “A padronização, os módulos da competência linguística e o ensino”, proferida pelo linguista brasileiro Dante Lucchesi, conhecido por suas pesquisas em sociolinguística, linguística histórica, contato linguístico e história da linguística.
O tema dessa edição é "Do lápis à Inteligência Artificial". Aberto ao público externo, o congresso vai emitir certificados a partir das assinaturas de lista de frequência durante a transmissão. O evento é aberto ao público, mas é necessário inscrição prévia por meio do formulário .
O professor do campus Salvador Marcus Drummond conta que a ideia de criar o CoMEL surgiu após a capacitação cursada pela professora Lucélia Alcântara, também do campus Salvador, na Universidade de Miami, nos Estados Unidos.
Drummond informa também que nessa capacitação 30 professores/as de inglês da rede pública de ensino brasileira foram selecionados/as para participar de um curso sobre metodologias de ensino por um período de seis semanas na Flórida.
A seleção foi realizada por meio de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o programa de bolsas de estudo Fulbright, patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos Estados Unidos, governos de outros países e setor privado.
Mais informações: Instagram - @comel2024
*Henrique Soares é jornalista do Campus Salvador

