Campus do IFBA em Campo Formoso abre seleção para curso de curta duração de Microempreendedor Individual
O campus Campo Formoso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) selecionará, entre os próximos dias 14 de junho e 2 de julho, estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual (MEI), que será ofertado presencialmente na unidade.
As inscrições, abertas à comunidade local, ocorrerão, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/YAXFWnnJrHj6j7rx5. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental I.
São ofertadas ao todo, 50 vagas, sendo 10% destinadas a candidatos/as indicados/as pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial; 50% destinadas a candidatos/as residentes na comunidade quilombola de Lage dos Negros e 40% direcionadas a candidatos/as da comunidade externa em geral.
A seleção ocorrerá em duas etapas: validação das inscrições e sorteio eletrônico, que será realizado no dia 8 de julho, às 10h, com transmissão, ao vivo, através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/selecaofic-cfo.
O curso de curta duração, com carga horária de 160h, objetiva a qualificação profissional, de formação e de aperfeiçoamento profissional. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 19 às 22h, no período de 29 de julho a 5 de novembro.
Estudantes matriculados/as no curso receberão auxílio mensal no valor de R$ 100, totalizando três parcelas durante o período do curso, desde que tenham frequência mínima de 75% das aulas no respectivo mês, conforme condição do Programa PROINTER - IFBA, que prevê o pagamento de auxílio estudantil.
OFERTAS em 2024.1
Essa é a segunda seleção lançada pelo campus Campo Formoso nesse primeiro semestre de 2024. O primeiro edital (nº 01/2024), publicado no dia 18 de abril, contemplou 70 vagas, distribuídas entre os cursos de NR 10 Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (Nível Básico), que estão sendo ofertados , gratuitamente, desde o mês de maio.
De acordo com a coordenadora de implantação do campus, Carina Farias, para esta primeira seleção foram totalizadas quase 400 inscrições. Em 2023, o campus já havia ofertado três turmas para o curso de Assistente Administrativo e duas, para o curso de Operador de Computador, totalizando 210 vagas. Na ocasião, foram computadas quase 1.000 inscrições.
Esse histórico, na avaliação de Carina, aponta para uma grande demanda existente para a formação inicial e continuada no município e região. Ainda de acordo com a coordenadora, a oferta do curso de Microempreendedor Individual fortalecerá a área, estimulando a inovação e a criação de novos negócios e, consequentemente, contribuindo para a redução da desigualdade social.
“O curso de MEI visa capacitar os participantes com as habilidades e conhecimentos necessários para iniciar e gerir seus próprios negócios. Isso pode levar a um aumento no número de microempreendedores na região, promovendo o desenvolvimento econômico local e gerando novas oportunidades de emprego. Além disso, o curso tem o potencial de empoderar os indivíduos, oferecendo-lhes as ferramentas para se tornarem autossuficientes, economicamente. Isso é especialmente importante em nossa região, onde as oportunidades de emprego formal são limitadas”, afirma.
Confira o cronograma da seleção:
Inscrições - 14/06 a 02/07
Divulgação da lista preliminar dos inscritos - 03/07
Interposição de recursos da lista preliminar de inscritos - 03/07 a 04/07
Divulgação da lista homologada de inscritos - 05/07
Sorteio eletrônico das vagas e divulgação do resultado preliminar - 08/07
Interposição de recursos ao resultado preliminar do sorteio - 09 e 10/07
Divulgação do resultado final - 11/07
Convocação para matrícula (1ª Chamada) - 11/07
Matrícula on-line (1ª Chamada) - 11 a 15/07
Convocação para matrícula (vagas remanescentes) - 16/07
Matrícula on-line (vagas remanescentes) - 16 a 19/07
Confirmação da matrícula (presencial) - 22 a 24/07
Início do Curso - 29/07
Mais detalhes sobre o Edital de Chamada Pública nº 02/2024 para a seleção de estudantes para o curso FIC a ser ministrado no campus Campo Formoso podem ser obtidos em:: https://portal.ifba.edu.br/campo-formoso/editais-1 ou através do e-mail selecaofic.cfo@ifba.edu.br.
Notícia relacionada: IFBA oferta 170 vagas em cursos gratuitos de curta duração em Jaguaquara e Campo Formoso