Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Campus Camaçari conquista primeiro lugar na Febrace 2024

Campus Camaçari conquista primeiro lugar na Febrace 2024

Estudantes da unidade desenvolveram carvão ativado a partir da borra de café para tratar efluentes têxteis
publicado: 02/04/2024 10h42, última modificação: 02/04/2024 10h42

Estudantes do campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram premiados em primeiro lugar na Categoria Ciências Exatas e da Terra na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2024, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de março, no Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).

A equipe de Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora e Alana Carolina da Costa França, orientada pela professora Luciene Santos Carvalho (Química), ficaram em primeiro lugar com o projeto "Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis". A próxima etapa será a Regeneron ISEF 2024, maior competição internacional do gênero, que acontecerá em Los Angeles (EUA), entre 11 e 17 de maio.

O grupo conquistou um total de quatro premiações: uma credencial para participar da XIV Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul - XIV FETECMS, em outubro de 2024, em Campo Grande; o destaque das Confederações (melhor projeto da Bahia); 1° Lugar na Categoria de Ciências Exatas e da Terra; credencial para participar na Regeneron ISEF.

Também foi selecionada e participou da premiação a equipe de Camily Guimarães Carvalho e Caroline Santos da Paz, orientada pelo professor Igor Gomes Santos (História), com o trabalho "Construção da barragem Pedra do Cavalo".

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, é um programa de talentos em ciências e engenharia para estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Reúne estudantes de todo o Brasil e realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos.

A Feira conta com lista de categorias e subcategorias, baseada na Tabela de Áreas e Sub-áreas do Conhecimento da Fapesp, que abrange: Ciências Agrárias, Ciência Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

Notícias relacionadas: Prêmio Educador Transformador: professora do campus Salvador é 1ª colocada em etapa estadual

Estudantes do IFBA participam da FEBRACE 2024

Comunicação Campus Camaçari