Campi Barreiras, Eunápolis, Valença e Vitória da Conquista celebram 30 anos
Com informações dos comunicadores Guilherme Bacelar (Barreiras), Dany Cavalcanti (Eunápolis), Louize Moura (Valença) e Renata Lacerda (Vitória da Conquista). Edição: Bárbara Souza (Dgcom)
Neste ano, o campus Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) comemora 30 anos de existência, ofertando educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade, e se destacando como uma instituição estratégica no sistema educacional e comprometida com o desenvolvimento da região Sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.Para celebrar este marco especial, uma série de ações será realizada no mês de novembro, entre elas, será realizada em parceria com a Câmara de Vereadores do Município de Vitória da Conquista uma Cerimônia Especial em Comemoração aos 30 anos do IFBA, campus de Vitória da Conquista, para a qual a Direção-Geral do campus convida servidores, terceirizados, alunos, ex-alunos e ex-servidores. O evento, que acontecerá no próximo dia 29 de novembro, às 18h30, no Auditório Central do IFBA. Na ocasião, o Poder Legislativo municipal concederá homenagens a servidores(as) e funcionários(as) terceirizados(as) que contribuíram ou continuam a contribuir significativamente para o desenvolvimento do campus.
Como parte das ações comemorativas, também serão entregues três novos espaços à comunidade interna no início da tarde do dia 29 de novembro: a nova guarita de acesso ao campus, equipada com catracas eletrônicas de duplo reconhecimento facial e biométrico; o Centro de Memórias e Arquivo Digital; e o Laboratório de Hidráulica.
30 anos do campus BARREIRAS: educação e transformação no Oeste da Bahia
No dia 9 de setembro deste ano, o campus Barreiras do IFBA celebrou 30 anos, três décadas de dedicação à formação educacional de qualidade no Oeste da Bahia. “Desde sua criação, a instituição tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento regional, promovendo o progresso social, econômico e cultural de Barreiras e das cidades vizinhas”, define o diretor-geral do campus, Ítalo Abreu Lima.
Contando com mais de 200 profissionais em seu quadro atual, o campus Barreiras já formou mais de 6.000 alunos.
A história do IFBA Campus Barreiras começou oficialmente em 15 de outubro de 1993, com a inauguração da Unidade de Ensino Descentralizada do então Cefet-BA. Em setembro de 1994, a posse dos primeiros servidores deu início à trajetória da instituição que, ao longo dos anos, se consolidou como referência em educação profissional e tecnológica, oferecendo cursos que acompanham as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade, como Técnico em Eletromecânica, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Alimentos e Bebidas, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Alimentos e Arquitetura e Urbanismo.
Parte dessa trajetória tem como marca a transformação do antigo Cefet em Instituto Federal, em 2008, a partir da qual o campus passou a ampliar suas ofertas e fortalecer sua missão de promover a educação pública, gratuita e inclusiva, alinhada às demandas regionais e nacionais.
- Foto: Divulgação
Com mais de 200 profissionais em seu quadro atual – entre professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as) –, o campus Barreiras já formou mais de 6000 alunos e conta com mais de 1000 matriculados atualmente.
"São 30 anos de muitas histórias, desafios e conquistas. Celebramos não apenas o passado que nos orgulha, mas também o presente em constante construção e o futuro que inspira novas oportunidades. Viva o Campus Barreiras!"
Ítalo Abreu Lima, diretor-geral do campus Barreiras
A instituição não apenas atende às demandas educacionais e tecnológicas da região, mas também se destaca por suas iniciativas de pesquisa e extensão, que desenvolvem soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis. Projetos voltados à internacionalização têm promovido a integração multicultural e o intercâmbio de conhecimentos, consolidando ainda mais o impacto do IFBA além das fronteiras do Brasil.
A celebração dos 30 anos do IFBA campus Barreiras contou com uma programação especial, iniciada em setembro e marcada por eventos que visam evidenciar a trajetória e os avanços da instituição:
20 de setembro de 2024:
Realização da formatura do curso Técnico em Enfermagem, celebrando a conclusão de mais uma etapa na formação de profissionais capacitados.
Confira as fotos do evento em: 30 Anos do IFBA Campus Barreiras: Uma Trajetória de Educação e Transformação no Oeste da Bahia
13 de novembro de 2024
Tribuna Popular na Câmara Municipal de Barreiras, dedicada a homenagear as três décadas de atuação do IFBA Campus Barreiras, com a participação de representantes de instituições parceiras, autoridades e comunidade acadêmica.
- Diretor-geral do campus Barreiras, Ítalo Abreu, no lançamento da pedra fundamental do Refeitório do IFBA Barreiras, no dia 22 de novembro de 2024 (Foto: Acervo pessoal)
21 de novembro de 2024
Grande cerimônia comemorativa:
• Inauguração do telhado do Prédio 5;
• Lançamento da pedra fundamental do novo refeitório;
• 1º Concurso de Fotografia do IFBA Campus Barreiras;
• Homenagem a pessoas que contribuíram significativamente para a história do campus.
O diretor-geral do campus Barreiras, Ítalo Abreu Lima, afirma que mais do que um espaço de ensino, “o campus Barreiras é um símbolo de esperança e desenvolvimento para o Oeste da Bahia”. Ele ressalta que as ações do campus transformam vidas e comunidades, “unindo a experiência de um passado sólido com o compromisso de construir um futuro repleto de oportunidades”.
Campus EUNÁPOLIS: três décadas transformando vidas
Em 2024, o campus Eunápolis do IFBA também celebra 30 anos de história. Para comemorar esse marco, o campus projetou uma programação para comemorar seu 30º aniversário e apresentar essa história à comunidade.
- Foto: Divulgação
A primeira etapa envolverá uma cerimônia no campus no dia 10 de dezembro e uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Eunápolis, no dia 11 do mesmo mês. A segunda parte das comemorações ocorrerá em 2025 com ações que irão expor essa trajetória e vão utilizar a tecnologia para convidar o público a ser parte ativa da narração dessas memórias.
O início
Inaugurado em 1994, o IFBA Eunápolis iniciaria suas atividades administrativas e acadêmicas em 1995 e 1996, respectivamente, e também por isso, a Comissão Organizadora responsável pelas celebrações pretende dividi-las em dois momentos.
Uma jornada que começa intitulada de Uned-Eunápolis, uma unidade descentralizada do até então Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) na chamada era pré-expansão. Em 2008, com a Lei Nº 11.892, de criação dos Institutos Federais, a Uned se tornou o campus Eunápolis.
O marco dessas três décadas de implantação foi ressaltado pela reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota: “É um momento especial não apenas para o campus, mas para todo o IFBA. Então, é um momento que nós temos de celebrar porque é uma história de sucesso, é uma história que marca o território de Eunápolis e de toda a região”, afirmou a gestora, ao ressaltar que considera “muito importante que o campus faça uma linda festa, uma linda comemoração com a participação de toda a comunidade porque é um marco, não são todas as políticas no Brasil que têm essa trajetória de êxito, que têm essa trajetória de transformar as vidas das pessoas que passam pelo campus, que são tocadas pela política do Instituto Federal, eu falo dos estudantes, falo dos pais dos estudantes, falo de nós servidores da Instituição, falo da população em geral. Não podemos, na minha visão, falar da cidade de Eunápolis, sem falar do IFBA Eunápolis. O Instituto tem dado uma contribuição fantástica para o desenvolvimento da cidade e de todo território”, finalizou a gestora.
A evolução
Antes mesmo de começar oficialmente suas atividades acadêmicas com a oferta dos cursos técnicos de Enfermagem e Turismo e Hotelaria, o campus já formava parcerias e integrava importantes ações visando contribuir com a formação educativa da comunidade local. Ainda em 1995 implantou o curso de Pós-Graduação lato sensu em Epistemologia Genética e Educação, em convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Prefeitura Municipal de Eunápolis e realizou o curso de extensão Pró-Técnico (Curso Preparatório para o ingresso no IF-Bahia); Em 1996, outros cursos de extensão, em diferentes áreas do conhecimento, foram promovidos pelo campus: comunicação instrumental, dietoterapia, encontro repensando a educação, utilização de recursos audiovisuais, ecoturismo em unidades de conservação, fundamentos de enfermagem, radioproteção e administração.
Ao longo dos anos o IFBA Eunápolis foi construindo a sua atual grade de cursos e atividades e em 2024 oferta os cursos técnicos de nível médio modalidade integrada em Edificações, Informática e Meio Ambiente; Cursos Técnicos na modalidade subsequente em Enfermagem, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e os cursos superiores: Engenharia Civil, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além das especializações em Educação, Cultura e Linguagens e em Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica
A expansão
Os desafios para iniciar essa história são relembrados por Maria Néli Cardoso da Costa, servidora Técnica-Administrativa, que por 16 anos fez parte do corpo técnico do IFBA Eunápolis. “Minha trajetória no campus é uma história que carrego com muito orgulho e gratidão. Naquela época (2003), era apenas um embrião do que é hoje, com pouca estrutura e poucos servidores técnico-administrativos, muitos deles eram cedidos do Campus Salvador... É como se eu tivesse acolhido um bebê e o ajudado a crescer, até vê-lo pronto para enfrentar o mundo. Sim, é exatamente assim que me sinto. Acompanhei de perto o crescimento do IFBA Eunápolis, que se tornou um "filho" próspero”.A evolução educacional e administrativa foi acompanhada pela expansão física do campus, com a construção de novos prédios, laboratórios, refeitório, novo espaço para a biblioteca, área poliesportiva… uma realidade acompanhada de perto pela professora de Educação Física, Rosicler Sauer “Quando iniciei minhas atividades no Cefet, o campus tinha apenas a quadra descoberta e assim permaneceu até 2010 aproximadamente. Mas usávamos outros espaços para desenvolvermos as propostas acadêmicas da Educação Física, como o auditório para o Festival de dança, que teve início em 1996 e até hoje faz parte das ementas dos cursos integrados” relatou.
“É um momento especial não apenas para o campus, mas para todo o IFBA. É um momento que temos de celebrar porque é uma história de sucesso. Muito importante que o campus faça uma linda comemoração com a participação de toda a comunidade. O Instituto tem dado uma contribuição fantástica para o desenvolvimento da cidade de Eunápolis e de todo território”.
Luzia Mota, reitora do IFBA
Docente do campus desde 1996, ela já havia cursado a especialização em Epistemologia Genética e Educação no ano anterior e é uma das testemunhas das transformações pelas quais o campus passou durante esse período e dos impactos que as atividades educacionais, em específico as de sua área de atuação, podem ter na formação dos (as) estudantes. “Acredito que tanto as atividades de Educação Física que integram o currículo obrigatório dos cursos integrados, quanto o esporte, como atividade extraclasse ou extensão promovem a socialização, assim como outras habilidades e competências fundamentais para a formação do cidadão crítico. Além das oportunidades de viagens para representarem o campus, de conhecerem lugares e pessoas diferentes, com certeza, construíram memórias afetivas positivas em relação as suas experiências no IFBA”.
O futuro
Em 2025, essa história será recontada nas ações comemorativas que estão sendo organizadas para que os 30 anos do IFBA Eunápolis reafirmem o compromisso do Instituto com a comunidade da qual faz parte e com a qual pretende dividir essas memórias.
Uma responsabilidade social que se renova a cada nova etapa do campus, um futuro já projetado pela diretora-geral: “Como diretora-geral do Campus Eunápolis, sinto uma grande responsabilidade e satisfação em contribuir para o desenvolvimento do IFBA e de nossa cidade. O campus é um marco de transformação para a região, e é um orgulho fazer parte dessa história. No aniversário de 30 anos, temos a oportunidade de fortalecer nosso compromisso com uma educação de qualidade, com pesquisa aplicada e formação de profissionais qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e inovação, atendendo às demandas do mundo do trabalho e promovendo o crescimento da nossa região” afirma Fabiana.
Nascido às margens do Rio Una: campus VALENÇA celebra três décadas de história
- Vista atual da entrada do campus Valença Foto: Acervo da Coordenação de Comunicação do campus Valença
- Registro da primeira turma de formandos do curso técnico em Pesca, da qual faziam parte as atuais servidoras Jamilda Duarte e Sandra Soares (Foto: Acervo Pessoal)
A inauguração, por sua vez, ocorreu apenas no final de 1994. Naquela época, caracterizava-se Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Seu pleno funcionamento começou no ano seguinte, atendendo a 160 estudantes, distribuídos em quatro turmas do Pró-Técnico, que visava à preparação para o ingresso nos cursos técnicos.
Nesse primeiro grupo de estudantes estava Jamilda Duarte, que não apenas conquistou uma vaga no Técnico em Pesca, como passou a integrar o corpo de servidores em 2013, atuando como técnica em assuntos educacionais.
- A servidora Jamilda Duarte atua na Coordenação Técnico-Pedagógica do campus Valença (Foto: Thaylla Oliveira (bolsista da Coordenação de Comunicação do campus Valença)
“Sinto uma enorme gratidão em ter escolhido estudar no Cefet-BA, uma instituição de qualidade, onde vivi momentos inesquecíveis e tive a oportunidade de construir a base para minha trajetória profissional. Celebro os 30 anos do IFBA sentindo muito orgulho de fazer parte deste lugar de oportunidades e construção de sonhos que transforma vidas e nos ensina a ser protagonistas de nossas histórias”, afirma Jamilda.
Em 1996, foram ofertadas à comunidade 250 vagas, em duas opções de cursos técnicos – Construção Naval e Pesca. Nesse período, também existiam cursos noturnos, na modalidade pós-médio, na área de Pesca.
- A docente Sandra Soares em aula prática no Laboratório de Tecnologia do Pescado (Foto: Acervo Pessoal)
- A nutricionista Rita de Cássia Pereira, no Refeitório do campus. Foto: Nayla Santos (bolsista da Coordenação de Comunicação do campus Valença)
Outra virada significativa ocorre em 1998, dada a mudança no perfil de entrada dos estudantes, não sendo mais abertas novas vagas para os cursos técnicos em Construção Naval e Pesca. A partir daí, inicia-se a oferta de turmas de Ensino Médio. A servidora Rita de Cássia Pereira, nutricionista e atual chefe de Gabinete, relembra sua trajetória enquanto estudante, nessa época: “Estudar no Cefet foi como receber uma chave que me possibilitaria abrir várias portas, pois me deu condições formativas e me permitiu acreditar nos meus sonhos profissionais. Foi uma experiência que me permitiu estudar com professores maravilhosos, capacitados. Além disso, conheci pessoas que me apoiaram no crescimento pessoal e profissional. Hoje sou grata por estar realizando um dos sonhos e promessas, que era me formar em Nutrição, para voltar e ver o refeitório funcionando”.
Com a sanção da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, durante o segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a educação profissional no país passa por uma nova ampliação, a partir da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
- Estrutura inicial do campus Valença. Foto: Acervo do campus
De cursos técnicos à pós-graduação
- Professor Paulo Tavares (diretor-geral do campus Valença) e professora Luzia Mota (reitora do IFBA) em cerimônia de colação de grau no campus Valença Foto: Roque Lyrio (Docente do campus Valença)
“Nos últimos 15 anos eu tive a oportunidade de acompanhar aqui, de perto, a oferta de padrão elevado de educação às filhas e aos filhos de trabalhadoras e trabalhadores de, ao menos, 22 municípios de nossa região, indo da Ilha de Itaparica ao município de Camamu. Também colaboramos na formação de profissionais da educação que seguem para atuar nas redes particulares, municipais e estaduais desses mesmos municípios, além de nossa própria rede federal de educação”, afirma o professor Paulo Tavares, atual diretor-geral do campus. Ele destaca ainda que “ainda desenvolvemos pesquisa em diversas áreas, auxiliando no desenvolvimento de tecnologias e ofertamos atividades extensionistas para comunidades e organizações sociais. Assim, cumprimos nossa missão de promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecer ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, com o objeto do desenvolvimento sustentável do país”.
Em outras palavras, a variedade de cursos, níveis e modalidades é um dos motivos pelos quais a instituição vem se destacando, ao longo dessas três décadas, na região do Baixo Sul da Bahia, através da pesquisa, da extensão e, sobretudo, do ensino público, gratuito e de qualidade.