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“O IFBA representa o vetor de transformação para a mudança de vida dos jovens da periferia”

A afirmação é do novo pró-reitor de Administração e Planejamento, André Rocha, que pretende trazer inovação para a Proap, cultivando o talento humano do IFBA. Sua trajetória de vida é marcada pelo anseio de aprender, pela valorização da Educação e pela determinação. Filho de um motorista de ônibus aposentado e uma dona de casa, André nasceu e cresceu no Nordeste de Amaralina, em Salvador, e não vislumbrava a possibilidade de fazer um curso de graduação. Atualmente, é doutor em Engenharia Industrial, pesquisador e professor permanente do Profnit/IFBA, e pró-reitor do Instituto. Houve mudança também na Diretoria de Gestão Contábil, Orçamento e Financeira (DGCOF): Tiago Ferreira é o novo gestor da área.
por Janaina Marinho publicado: 18/06/2024 18h52, última modificação: 19/06/2024 08h35

A Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem como novo pró-reitor, desde o final de março, o professor André Luis Rocha de Souza, conforme a Portaria nº 1614 de 27 de março de 2024. André Rocha, que é professor associado e pesquisador do IFBA e professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/IFBA), é bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu), especialista em Finanças Empresariais (Universidade Federal da Bahia - Ufba) e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (Universidade Norte do Paraná – Unopar), MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (Centro Universitário Internacional – Uninter/PR), Mestre em Administração (Ufba) e doutor em Engenharia Industrial (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial- PEI/Ufba) com Doutorado Sanduíche pelo Instituto Politécnico de Leiria/Portugal - Escola Superior de Tecnologia em Gestão (IPL/ESTG). 

Foto: Acervo pessoal

Pai de Levi, André Rocha é filho de um motorista de ônibus aposentado e uma dona de casa, Sr. Rocha e Dona Rosa. Nasceu e cresceu no complexo do Nordeste de Amaralina, bairro da Chapada do Rio Vermelho/Santa Cruz, em Salvador. “Minha vida tem sido uma grande jornada, eu diria, jornada de descobertas, desafios e crescimento pessoal e profissional. Hoje com 38 anos, tenho percorrido um caminho formado por muitas experiências significativas e que, com toda certeza, moldaram quem sou hoje. Sempre fui estudante de escola pública e é essa origem que trago como uma das motivações em busca por transformação social a qual acredito ser pela Educação”, conta o pró-reitor.

“Minha trajetória profissional começou aos 14 anos. Ainda enquanto estudante do segundo grau no Colégio Estadual Manoel Novaes, aqui mesmo, próximo da reitoria. Comecei a estagiar no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/EAUFBA), como office boy interno. Foi a partir da EAUFBA que o mundo acadêmico e o campo da gestão passaram a fazer parte da minha vida, já que esse foi o meu primeiro emprego também”, narra a trajetória, André Rocha.

"São múltiplos fatores que compõem os desafios e o orçamento é apenas um deles. As restrições orçamentárias dificultam investimentos necessários à infraestrutura, pesquisa, ensino, atividades de extensão, além da modernização da gestão administrativa, e isso também impacta na qualidade do serviço que estamos oferecendo à sociedade. Dentre os desafios que teremos pela frente está a necessidade de melhorar a capacidade de prospecção de recursos".
André Rocha, pró-reitor de Administração e Planejamento do IFBA

Ele explica que, como é comum para parte das pessoas da periferia, inicialmente não vislumbrava cursar o Ensino Superior. “A busca pela graduação não era bem o foco principal ou talvez um mundo desconhecido, como foi para mim. Meus pais, semianalfabetos, me ensinaram que o ensino médio era o túnel para o mundo do trabalho. Foi na EAUFBA que conheci o que era o ensino superior e pude começar a pensar a fazer uma faculdade. Até então, o que pretendia era finalizar o ensino médio e ingressar no mercado de trabalho. Foi neste espaço de educação que minha formação acadêmica e profissional se iniciou. Depois de ser contratado como estagiário para serviços de office boy, fui convidado a ser recepcionista do NPGA, enquanto terceirizado. Após concluir o meu ensino médio, em 2003, no ano seguinte, em 2004, ingressei no Curso de Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairu (apesar de também ter sido aprovado na Uneb), pois era uma oportunidade de me manter trabalhando (eu precisava) e estudar. Naquela oportunidade passei a atuar no mesmo Núcleo não mais como recepcionista, mas como controller financeiro, contratado na condição de terceirizado para gerir os recursos financeiros da pós-graduação”, conta o pró-reitor, que até prestar concurso para o Campus Salvador, em 2012, teve uma longa jornada com atividades como consultorias para grandes empresas, a exemplo da Odebrecht, e funções acadêmicas em diversas faculdades e universidades.

Ao longo da sua trajetória no IFBA, André foi diretor de Administração e Planejamento do campus Salvador e assessor da Diretoria Adjunta da Educação Superior (DAES/IFBA), no mesmo campus. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Finanças, Valoração de Ativos e Sustentabilidade (LABFINVAS do IFBA/Campus Salvador) e pesquisa temas como Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; Valoração de Patentes e Tecnologias; Mercado de Carbono; Gestão de Custos; Planejamento de empreendimentos; Empreendedorismo e Inovação; entre outros.

Qual você avalia ser o maior desafio à frente da Proap?

Olhando para o futuro, e considerando o meu compromisso em contribuir para que o projeto IFBA continue avançando na oferta de uma educação pública de qualidade e transformadora, cumprindo a missão de transformar vidas, tal como a minha vida foi transformada, eu diria que o um dos principais desafios a frente da proap é implementar um projeto que contribua para a inovação e modernização dos processos administrativos e orçamentários da nossa instituição, a partir de conceitos de inovação, governança, desenvolvimento e eficiência. A administração pública, por si só, traz uma complexidade diferente da iniciativa privada. Contudo, acredito muito que é nas diferenças que encontramos as expertises necessárias para o projeto que desejamos construir a frente da Proap. Assim, um desafio também é conectar pessoas, competências e habilidades, expertises plurais que juntas possam contribuir para que tenhamos os resultados esperados em nosso projeto de gestão. No contexto atual é preciso ter um ambiente de trabalho que promova engajamento, colaboração, desenvolvimento pessoal e profissional, satisfação dos servidores, o que requer práticas de lideranças modernas, inovadoras, inspiradoras, cuja comunicação deve ser construtiva, eficaz, cultivando o talento humano do IFBA.

“Sou uma pessoa de fé e convicto de que junto com a equipe de excelência que encontrei faremos coisas incríveis no IFBA. Sonho com uma instituição moderna com processos inovadores e responsivos às necessidades da sociedade”.
André Rocha

Em relação às questões orçamentárias, como têm sido os desafios?

Encaro as questões orçamentárias com maturidade, com muita responsabilidade e com um conjunto de iniciativas as quais pretendemos implementar ao longo dos próximos anos, em conjunto com as demais pró-reitorias e alinhado ao projeto da nossa reitora. Estamos em um cenário que aos poucos vem melhorando, muito embora está muito distante do que precisamos. São múltiplos fatores que compõem os desafios e o orçamento é apenas um deles. As restrições orçamentárias dificultam investimentos necessários à infraestrutura, pesquisa, ensino, atividades de extensão, além da modernização da gestão administrativa, e isso também impacta na qualidade do serviço que estamos oferecendo à sociedade. Dentre os desafios que teremos pela frente está a necessidade de melhorar a capacidade de prospecção de recursos, e a inovação pode ser um vetor importante, mas, também, inovar nos processos de contratações e revisão sistemática de contratos que podem contribuir para otimizar os custos vinculados, ao que pode equilibrar as necessidades emergentes, como atualização tecnológica, novos programas e projetos e melhorias na infraestrutura.

Quais são as propostas, esforços e/ou ações já realizadas com objetivo de qualificar os/as novos/as diretores(as)-gerais dos campi – empossados/as este ano - para questões relativas à gestão orçamentária e à captação de emendas parlamentares?

A Proap, juntamente ao Gabinete da Reitoria, está programando um conjunto de capacitações que têm por objetivo desenvolver treinamentos que auxiliem os gestores na prospecção de recursos, mas, também, na gestão eficiente do orçamento. Nesse sentido, a Proap lançou o Programa OrçaMais e o Projeto PROAP 4.0. Além disso, através da assessoria de integridade, o gabinete está desenvolvendo capacitações em parceria com a Enap [Escola Nacional de Administração Pública] para capacitações em gestão pública.

OrçaMais e PROAP 4.0  

Programa OrçaMais: Otimizando o Orçamento para um IFBA Sustentável, que tem por finalidade qualificar os orçamentos da Reitoria e dos campi, em sua dimensão de eficiência, economicidade e eficácia apoiando a Reitora e os diretores gerais, diretorias de administração e planejamento a encontrarem saídas e pontos de melhorias frente aos recursos limitados e escassos, correlacionando-os com os objetivos estratégicos institucionais. Envolve um conjunto de projetos voltados para a transparência institucional, desenvolvimento de indicadores de gestão para suporte ao processo decisório, apoio às atividades-fim - Ensino, Pesquisa, Extensão e, como consequência, auxiliar nas ações prioritárias de suporte ao desenvolvimento institucional.

Projeto PROAP 4.0: Inovação, Governança, Desenvolvimento e Eficiência em Campus do IFBA, que contempla ações e iniciativas e propostas no horizonte de curto, médio e longo prazo, as quais terão por finalidade melhorar o desempenho administrativo institucional, tanto da Reitoria quanto dos campi. Funciona através de práticas de inovações de processos, governança, desenvolvimento de ações que possam melhorar a implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e eficiência administrativa da Reitoria e dos campi.

DESAFIOS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS

Foto: acervo pessoal
No momento, o IFBA tem passivos financeiros? Quais têm sido as ações e etapas para a resolução das questões nessa área?

Passivos financeiros nada mais são obrigações contraídas pela instituição com terceiros, decorrentes de transações passadas, como licitações, contratos etc. Para funcionarmos precisamos assumir compromissos financeiros e tais compromissos financeiros estão sendo pagos, conforme planejamento orçamentário da Reitoria e dos Campi. Isso porque há por parte da Gestão o compromisso de controlar as despesas, buscar o equilíbrio financeiro, obedecer aos limites orçamentários e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, estamos respeitando o equilíbrio fiscal, gerenciando os recursos em obediência aos limites estabelecidos, garantindo a sustentabilidade financeira. Por outro lado, considerando que o orçamento não tem crescido e não tem sido suficiente para a realidade do IFBA, isso significa dizer que muitos projetos e ações estão ficando reprimidos. Ou seja, os compromissos assumidos são aqueles apenas de funcionamento, ficando de fora todos os projetos e ações para os quais não há recursos suficientes - a exemplo de investimentos na modernização de unidades antigas da instituição, aquisições importantes, inovação, entre outros.

Quais mudanças e inovações que sua gestão à frente da Proap pretende implementar na instituição/na Proap?

André: As principais mudanças e inovações à frente da Proap passa por quatro pilares: gestão estratégica, norteada por objetivos estratégicos e planejamento contínuo; iniciativas de Inovação nos processos administrativos e orçamentários; implementação de mecanismo de governança, compliance e gestão de risco, com ênfase em simplificação de processos e eficiência; desenvolvimento com planos de médio e longo prazo e visão de futuro; e eficiência e iniciativas pautadas com visão sistêmica e computacional.

Qual é sua maior motivação e o seu maior sonho à frente da Proap?

André: Sou uma pessoa de fé e convicto de que junto com a equipe de excelência que encontrei faremos coisas incríveis no IFBA. Sonho com uma instituição moderna com processos inovadores e responsivos às necessidades da sociedade.

Quais são os resultados que você deseja obter e ter entregue ao IFBA quando findar sua gestão?

André: Os resultados esperados são a consequência de muito trabalho. Espero alcançar as ações e projetos que apresentei aqui e estão detalhadas em nosso plano de gestão, que está disponível na página da Proap, no link https://portal.ifba.edu.br/proap/plano-de-gestao/documentos-plano-de-gestao/plano_de_gestao_da_proap_2024_2027.pdf . São resultados que abarcam as dimensões de inovação, governança, desenvolvimento e eficiência.

Para sua trajetória profissional e de vida, o que o IFBA representa?

André: O impacto real da mudança que a Educação pode proporcionar na vida de um favelado! O IFBA representa o vetor de transformação que eu acredito ser estratégico para a mudança de vida dos jovens da periferia.

Diretoria de Gestão Contábil, Orçamento e Financeira (DGCOF) também tem novo gestor

Tiago Figueiredo Ferreira assumiu a DGCOF, em abril deste ano, conforme a Portaria nº 1.621, de 27 de março de 2024.

Tiago Ferreira (Foto: acervo pessoal)

Para o novo gestor, a expectativa é promover um trabalho que fortaleça ainda mais a alta gestão do Instituto. “Como expectativa, pretendo fazer com que a DGCOF seja uma um setor cada vez mais gerencial, produzindo informações de qualidades que auxiliem os gestores na tomada de decisões importantes”, afirma o diretor Tiago Figueiredo Ferreira.

Na avaliação do diretor, o maior desafio é “dar continuidade ao trabalho iniciado pela diretoria anterior na busca por instrumentos e ferramentas que auxiliem as novas rotinas de trabalho implantadas, a partir do exercício de 2022, trazendo maior segurança para a instituição na prestação de informações contábeis, financeira e orçamentária, além de informações fiscais direcionada tanto a comunidade interna do IFBA e externa, bem como aos órgãos de fiscalização e controle”, completa.

Tiago Ferreira é formado em Ciências Contábeis (Universidade Católica do Salvador - UCSal), com especialização em Auditoria (Fundação Visconde de Cairu). Ingressou no IFBA, na DGCOF, em 2016, e em setembro do mesmo ano assumiu o Departamento Financeiro da Reitoria, cargo que ocupou até abril de 2024, quando passou à função de diretor. Atuou também como coordenador-adjunto de Finanças no Pronatec, de 2017 a 2020. Antes de ingressar no IFBA, Tiago foi coordenador administrativo do Detran-BA e coordenador de Planejamento e Orçamento da Adab [Agência de Defesa Agropecuária da Bahia], além de ter atuado como professor de Contabilidade, em cursos de Ciências Contábeis, Administração e Tecnologia em Recursos Humanos em algumas faculdades particulares de Salvador.