Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Três publicações do IFBA obtêm bom conceito na avaliação quadrienal do Qualis Periódicos da Capes

A revista Ensino em Foco recebeu o conceito A4 no Qualis Periódicos, que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação. Na avaliação anterior, a publicação havia sido classificada como B4.
publicado: 20/01/2023 18h51, última modificação: 20/01/2023 18h51

Por Gilberto Amorim *
Edição
: Bárbara Souza

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a avaliação quadrienal 2017-2020 do Qualis Periódicos, que afere a qualidade de artigos científicos e de outros tipos de produção, a partir da análise dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. Quatro publicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram avaliadas: Ensino em Foco, Pindorama, Artífices e Enlaces.

Entre as publicações associadas ao IFBA, a revista Ensino em Foco obteve o melhor desempenho no período, recebendo o conceito A4. O Periódico é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e se dedica à publicação de artigos originais sobre a área da Educação Profissional Tecnológica, o Ensino, a Formação de Professores e temas correlatos. O pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, é o editor responsável pela revista.

Jancarlos atribui o reconhecimento do periódico pela avaliação da Capes ao trabalho das pessoas que estão à frente do projeto desde a sua fundação. Para ele, trata-se de “uma conquista a muitas mãos”. Segundo ele, a expectativa é manter a qualidade e melhorar cada vez mais nas próximas edições. “Já estamos organizando mais duas publicações com os trabalhos avaliados em 2021 e 2022. Nessas duas edições, tivemos poucas submissões por conta da pandemia, por conta disso, publicaremos apenas uma edição para cada ano. Na sequência, já estamos preparando a chamada para 2023, com previsão de mais três edições para este ano”, explica Jancarlos Lapa e conclui: “Sigamos firmes no desafio de socializar as boas práticas e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica”.

Arte: Gilberto Amorim

“Os Qualis obtidos pelos periódicos do IFBA demonstram que estamos caminhando para o fortalecimento desses veículos de divulgação da pesquisa acadêmica-científica. Esses resultados, certamente, darão maior visibilidade aos periódicos e a perspectiva é que tenhamos resultados ainda melhores na próxima avaliação quadrienal”, declara o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ivanildo Santos. Ele explica que os periódicos do IFBA são aprovados pelo Comitê Executivo de Publicações, ligado à PRPGI, e responsável por gerir o portal de publicações de periódicos científicos e tecnológicos do Instituto Federal da Bahia, conforme Resolução nº 44, de 05 de outubro de 2016 que Regulamenta Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos no Portal de Publicação Institucional.

Ainda de acordo com o gestor, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação “tem realizado esforços para melhorar a visibilidade e importância desses periódicos, a exemplo da implementação de DOI em todos os periódicos”. Sigla de Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), o DOI é um padrão de números e letras que identificam publicações. Funciona como uma espécie de documento de identificação exclusivamente em ambiente virtual, e confere ao objeto – periódicos científicos, por exemplo - singularidade e reconhecimento na internet, além de facilitar a busca por meio digital.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E DEBATE MULTIDISCIPLINAR

A revista Pindorama, produzida no Campus Eunápolis, também obteve melhor desempenho no Qualis, quando comparado à avaliação anterior, e recebeu conceito B1. Na edição anterior da avaliação quadrienal, Qualis de 2013-2016, a revista ficou com o conceito C. O professor Josaphat Gouveia, do Campus Eunápolis, editor da Pindorama desde 2020, acredita que a avaliação recebida mostra que “o trabalho de efetivar a revista como um espaço para a difusão do conhecimento e do debate multidisciplinar educacional compensou”. Ele espera intensificar a divulgação do trabalho realizado, e já pensa na próxima edição. “Estamos indexados em algumas bases e, na próxima edição, que será publicada em fevereiro, contaremos com o DOI que proporcionará um aumento na visibilidade da revista junto aos indexadores acadêmicos”, revela.

Vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades (Nepeh), a revista Artífices, que passou por sua primeira avaliação, foi classificada com o conceito B4. A revista Enlaces, produzida pela Elipor (Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino) também foi avaliada pela primeira vez pelo Qualis e ficou com conceito C.

As publicações do IFBA podem ser acessadas clicando aqui.

SOBRE O QUALIS PERIÓDICOS

Criado em 1988 pela Capes, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil, e possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Nas Classificações de 2010-2012 e 2013-2016, os veículos receberam classificações que variavam de A1, índice mais elevado; passando por A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C. Na Classificação de 2017-2020, os trabalhos foram classificados nos seguintes estratos: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; e C - peso zero.

A plataforma Sucupira é o módulo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, assim como a divulgação dos critérios utilizados para classificação de periódicos.

A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.