Publicado edital de seleção de estagiários para Projeto Inovar para Pessoas Negras, fruto de parceria do Nubank com o IFBA e a UFBA
O Polo de Inovação Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), é uma das treze unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica com a finalidade de atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Formação Profissional e prestação de Serviços Tecnológicos para os setores de base tecnológica. Credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII, na área de equipamentos médicos, seus dispositivos e acessórios, desenvolvendo inovações para a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais do Complexo Industrial de Saúde, o Polo completará sete anos em setembro de 2023. Nessa entrevista, o diretor do Polo de Inovação, Juliano Lopes fala sobre a inflexão na linha de atuação de Unidade, que vem direcionando sua atuação para ampliar a participação da comunidade do IFBA e consolidar a multicampia como uma das marcas dos projetos desenvolvidos no Polo, e explica a importância da parceria firmada entre o IFBA, o Nubank e a Universidade Federal da Bahia para a implementação do Projeto Inovar para Pessoas Negras. Na avaliação de Juliano, o projeto é “muito relevante” por diversas razões. “Demonstra que podemos atuar em rede, com grandes instituições e em ações de maior volume de recursos”, afirma, ao ressaltar que “somente do IFBA serão mais de dez estudantes beneficiados”. Confira a íntegra da entrevista!
Portal do IFBA: Em 2023, o Polo de Inovação do IFBA completará sete anos. Ao longo desse tempo, o Polo vem consolidando sua expertise em projetos de inovação, em especial na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde, competência tecnológica que credencia o Polo junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Como os projetos desenvolvidos pelo Polo têm contribuído para a inovação tecnológica na Bahia e para a disseminação da cultura de inovação no âmbito do IFBA?
Juliano Lopes: Além dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Polo realiza serviços tecnológicos e atividades em parceria com empresas juniores e a Pós-graduação do IFBA. Todas essas ações são de base tecnológica, inovadoras e com a participação de servidores e estudantes. Esse é também um tema constantemente pautado junto aos Órgãos Colegiados [Consup, Codir etc], Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas [DGP, DPAAE, DGTI e DGCOM]. Inclusive, contamos com todo o apoio da DGCOM na divulgação dos resultados dessas ações. Uma outra ação se refere às visitas, oportunidade em que estudantes e professores conhecem o Polo e o Parque Tecnológico [da Bahia]. São atividades guiadas com o objetivo de disseminar e aproximar a comunidade desse ecossistema de inovação.
Portal do IFBA: Como a atuação do Polo de Inovação e os projetos desenvolvidos se articulam com ações de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas nos 22 campi do IFBA?
Juliano Lopes: Temos um modelo de negócio que funciona para projetos de PD&I e serviços tecnológicos. O desafio é fazer com que esse modelo possa ser utilizado pelos campi. Esse projeto que está sendo iniciado com o Nubank será a primeira experiência multicampi, onde um campus (Eunápolis) fora de Salvador “roda” um projeto nesse formato. O modelo serve também par serviços. Estamos elaborando uma proposta para a criação de Núcleos que possam potencializar essas ações local e territorialmente.
Portal do IFBA: Nos últimos anos, o Polo de Inovação implementou ações voltadas à capacitação de servidores(as) para atuarem na área de PD&I, a exemplo do curso de Captação e Execução de Projetos em PD&I, ofertado em 2021, que contou com a participação de 50 servidoras(es) de 15 campi do IFBA. É razoável inferir que ações dessa natureza são imprescindíveis para viabilizar uma maior participação de servidores(as) do Instituto no processo de captação e execução de projetos que podem ser desenvolvidos pelo Polo? Que outras ações foram e serão implementadas pelo Polo de Inovação nessa perspectiva?
Juliano Lopes: Sim, podemos inferir. Vamos fazer duas ações semelhantes neste ano. Uma voltada para servidores e outra mais específica para estudantes da pós-graduação. Mas, não será suficiente para o resultado desejado. Precisamos ir mais aos campi. Temos restrições de orçamento, força de trabalho e outras limitações, mas iremos perseguir esse objetivo.
Portal do IFBA: Podemos dizer que gradativamente o Polo de Inovação tem feito uma inflexão e vem direcionando sua atuação estrategicamente para intensificar a promoção da participação da comunidade do IFBA e consolidar a multicampia como uma das marcas dos projetos desenvolvidos no Polo?
Juliano Lopes: Sim, e podemos resumir em um número facilmente compreensível. Em termos percentuais, a quantidade projetos, o volume de recursos e a quantidade de estudantes que atuam nesse modelo, dobrou em relação ao modelo “mais tradicional” que vinha sendo adotado como foco.
Portal do IFBA: Em dezembro de 2022, o Instituto Federal da Bahia, por meio do Polo de Inovação, firmou uma parceria com o Nubank para a implementação de um projeto que envolve também a Universidade Federal da Bahia como parceira. Essa parceria é resultado de uma mudança na atuação do Polo voltada agora ao modelo de negócio multicampia PD&I, que busca incentivar a participação de toda comunidade IFBA nos negócios tocados pelo PIS. O que mais o senhor pode antecipar sobre essa parceria e sobre sua importância?
Juliano Lopes: Esse projeto é muito relevante por diversas razões. Demonstra que podemos atuar em rede, com grandes instituições e em ações de maior volume de recursos. É um projeto de inovação voltado para pessoas negras, com impacto de raça e de gênero e com o resultado voltado para pessoas negras. Isso é inédito, quantos projetos semelhantes estão acontecendo no Brasil? A UFBA e o IFBA estão na frente.
Portal do IFBA: A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex) deve publicar o edital referente à seleção de estagiários para o projeto “Inovar Pessoas Negras - Programa do Nubank em parceria com a UFBA e o IFBA”. O projeto, que será implementado pelas instituições parceiras, prevê a concessão de bolsas de estágio para estudantes de graduação e de mestrado e tem como um dos objetivos promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens negros(as). Qual será o papel do Polo de Inovação e de outras unidades do IFBA na implementação do projeto?
Juliano Lopes: O papel do Polo junto com a coordenação do projeto no IFBA – professor Cleber, do campus Eunápolis – e a equipe da UFBA, é responsável por toda a tramitação do processo no IFBA, o acompanhamento e o monitoramento do projeto. Somente do IFBA serão mais de dez estudantes beneficiados. A questão do edital está com a coordenação e apoio da Fapex. Estão trabalhando para publicar isso em breve. [Nota: A Fapex publicou o edital, que está disponível em: https://www.fapex.org.br/Fapex/Site/Principal/Edital/detalhe/id/nbqN ]
Portal do IFBA: Há algum outro aspecto que o senhor gostaria de destacar sobre esse movimento de inflexão na atuação do Polo de Inovação em prol do fortalecimento da participação multicampi nos projetos a serem desenvolvidos pela unidade?
Juliano Lopes: Sim. Eu gostaria de dizer que não temos todos os recursos necessários para o que propomos. Não temos respostas para todos os desafios colocados. Somos uma Unidade pequena e uma equipe reduzida, em uma curva de aprendizado, para atuar em um estado continental e acreditando que estamos saindo de uma crise, ao menos do aprofundamento das crises política e sanitária que vivemos. E somos também uma Unidade comprometida com o que está fazendo, aberta ao diálogo e acessível. Vamos conversar. Vamos somar os recursos que temos e atuar em conjunto.
SOBRE O EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS(AS) DO PROJETO INOVAR PARA PESSOAS NEGRAS
INSCRIÇÕES
Período de inscrição: das 00h00min do dia 13 de fevereiro de 2023 até às 23h59min do dia 22 de fevereiro de 2023.
As inscrições deverão ser feitas através do formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/MAmUKeR4ZadV3Xyc9
DOS REQUISITOS PARA SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS)
São requisitos para a participação na seleção pública do EDITAL Nº 02/2023, publicado pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, em apoio ao Projeto nº 220066, mediado pelo instrumento FAPEX/UFBA/IFBA nº 364/2022 torna público o Edital referente à seleção de estagiários(as) para o projeto "Inovar para Pessoas Negras – Programa Nubank de Parceria com a UFBA e o IFBA”:
- Estar matriculado(a) e frequentando regularmente os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos para os estudantes de Pós-Graduação, e apresentar, semestralmente, comprovação de matrícula a coordenação acadêmica do projeto inovar para pessoas negras;
- Ter cursado no mínimo 40% (quarenta) por cento dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação, ou Licenciatura em Computação ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Cumprir a carga horária exigida de 20 (vinte) horas semanais, de acordo com a modalidade do estágio ofertada;
- Para os candidatos ao estágio, serão considerados como diferenciais as seguintes características:
(i) capacidade de organização;
(ii) capacidade de comunicação;
(iii) facilidade de trabalhar em equipe;
(iv) inglês intermediário;
REMUNERAÇÃO
O(a) estagiário(a) de graduação receberá bolsa de estágio no valor de R$1.000,00 (mil reais) equivalente à carga horária de 20 (vinte) horas semanais. O(a) estagiário(a) de pós-graduação receberá bolsa de estágio no valor de R$1.690,00 (mil seiscentos e noventa reais) equivalente à carga horária de 20 (vinte) horas semanais. O(a) estagiário(a) fará jus ao valor de R $120,00 (cento e vinte reais) a título de auxílio transporte mensal.
Confira a íntegra do edital em: https://www.fapex.org.br/Fapex/Site/Principal/Edital/detalhe/id/nbqN