Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Publicado Balanço da Gestão 2022; documento traz síntese sobre principais realizações no período e está disponível no Portal do IFBA

A publicação, que é feita anualmente e cuja construção envolve toda a estrutura da Reitoria, é produzida pela Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional a partir das informações enviadas pelas cinco pró-reitorias, quatro diretorias sistêmicas, Polo de Inovação e áreas que integram o Gabinete.
publicado: 17/01/2023 16h26, última modificação: 18/01/2023 13h57

Por Gilberto Amorim
Edição: Bárbara Souza

Foi publicado nesta terça-feira (17) o Balanço da Gestão 2022 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Produzida anualmente, a publicação institucional reúne dados e informações sobre as principais realizações dos setores que compõem estrutura administrativa da Reitoria. O Balanço da Gestão é um registro para a memória do Instituto e contribui também para dar transparência às ações da Administração Central do IFBA, prestando informação à comunidade interna e à sociedade sobre o que foi feito no Instituto Federal da Bahia, que é uma instituição pública.

A reitora Luzia Mota qualifica o Balanço como um instrumento de prestação de contas para a comunidade, uma vez que será possível analisar as ações que foram implementadas por toda a Gestão durante o ano. Para a gestora, será possível avaliar os acertos, os erros e o que pode ser melhorado neste ano que se inicia. “Eu espero que a comunidade analise o Balanço como uma peça de avaliação da Gestão, podendo fazer críticas, podendo fazer elogios também quando achar que é pertinente, mas acho que é uma peça de transparência, de avaliação e também de aprendizado e geração de conhecimento para a Instituição, para a gestão e para a comunidade.”

“O Balanço da Gestão é um registro para a memória do IFBA e contribui também para dar transparência às ações da instituição, prestando informação à comunidade interna e à sociedade sobre o que foi feito ao longo do último ano. Além de dados quantitativos, cada página traz um pequeno texto para subsidiar melhor o entendimento do contexto de realização das ações e de como elas se articulam e dialogam estrategicamente entre si”, informa o texto de apresentação do documento. Neste ano, a publicação ganhou novo formato, mais enxuto, com maior valorização do aspecto gráfico e uma síntese de dados quantitativos relativos às ações e projetos realizados ao longo do ano anterior.

A diretora de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom), Laís Andrade, que assina o projeto gráfico e a diagramação do documento,  acredita que “reuniões estratégicas” com servidores(as) e gestores(as) das pró-reitorias, diretorias sistêmicas e do Gabinete da Reitoria contribuíram para a construção do Balanço nos novos moldes, uma vez que as informações enviadas pelas áreas já estavam mais adequadas ao novo formato proposto para a publicação, que dá destaque aos dados numéricos que melhor ajudam a dimensionar os resultados produzidos pelas ações realizadas. “Acho que o maior desafio é sintetizar o conteúdo. Buscamos desenvolver o layout de cada página buscando uma adequação aos conteúdos de cada setor estratégico, e compondo uma identidade visual única para o projeto como um todo”, diz Laís Andrade.

Luzia Mota acredita que “uma gestão também mostra a qualidade dela em momentos de crise”, por isso, parabeniza toda a equipe da Reitoria pelo desempenho e pelas conquistas realizadas no ano passado. “Sou muito orgulhosa de ter uma equipe que junto comigo conseguiu atravessar esse ano de 2022, que parecia que não ia acabar mais, mas acabou. Agora, nós estamos com uma boa perspectiva por conta de um governo que se inicia, há um sentimento de esperança. Acredito que nós teremos anos mais tranquilos sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, pondera.

Para acessar o Balanço da Gestão 2022, clique aqui.

As edições do Balanço da Gestão de 2020, 2021 e 2022 estão disponíveis na página Balanço da Gestão