Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > PRPGI publica edital voltado a Doutorado Sanduíche no Exterior
conteúdo

PRPGI publica edital voltado a Doutorado Sanduíche no Exterior

Chamada interna atende a critérios do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
por Iali Moradillo publicado: 25/01/2023 15h34, última modificação: 25/01/2023 15h39

A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPGI), por meio do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), tornou público no último dia 16 de janeiro, o Edital nº 02/2023/PPGDC/PRPGI/IFBA, que visa a seleção interna de candidatos(as) para participar do Edital CAPES Nº 44/2022 - Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

O edital Capes visa selecionar bolsistas para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche. Para se inscrever é necessário, dentre outros critérios, ser aprovado na seleção interna da Instituição de Ensino Superior, no caso do IFBA, o edital nº02 publicado pela PRPGI.  A duração da bolsa é de, no mínimo, seis meses e de, no máximo, dez meses.

A Comissão de Seleção do PPGDC definiu que para concorrer a estas bolsas, o(a) doutorando(a) deverá ler atentamente o Edital Capes nº 44/2022 do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), bem como enviar para Secretaria do Programa, por e-mail (dmmdc@ifba.edu.br), toda a documentação listada no edital (item 4.) em PDF único.

Para se candidatar, além do atendimento a todas as condições de participação estipuladas no certame interno, o(a) candidato(a) deverá atender ao Regulamento para Bolsas no Exterior da Capes, conforme consta no item 2. do edital.

Durante a seleção interna, a Comissão de Seleção do PPGDC/IFBA avaliará os seguintes aspectos, considerando se é eliminatório ou sua respectiva pontuação: I - adequação da documentação apresentada pelo(a) candidato(a) às exigências do Edital Capes nº 44/2022  e do Edital nº 02/2023/PPGDC/PRPGI/IFBA (eliminatório); II - a plena qualificação do(a) candidato(a) com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior (40 pontos); III - pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto no Edital Capes nº 44/2022 e do Edital da PRPGI/IFBA (50 pontos); IV - adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades que serão desenvolvidas (10 pontos).

A classificação interna dos(as) candidatos(as) será feita a partir da soma das pontuações dos itens II, III e IV, sendo considerados classificados(as) todos(as) os(as) candidatos(as) que cumprirem os requisitos e critérios deste Edital, e alcançarem nota igual ou superior a 60 pontos. Dentre os/as candidatos/as classificados/as, o critério para ser aprovado/a para a vaga disponível será aquele que apresentar maior nota. Em caso de empate, os critérios de desempate serão respectivamente: 1) maior nível de pontuação com base no Common European Framework ; 2) maior pontuação no item IV desta seção; e 3) a maior pontuação no item III desta seção.

As Inscrições para seleção interna do IFBA podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, e o resultado final será publicado em 7 de março. Já as Inscrições das candidaturas no sistema da Capes, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória, deve ser feito entre os dias 15 de março até às 17h do dia 3 de abril.

O Edital nº 02/2023/PPGDC/PRPGI/IFBA está disponível no endereço https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2023/ , onde serão publicados os resultados das etapas da seleção interna.