Professor do IFBA apresenta pesquisa no Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
O professor Urbano Cavalcante Filho, docente de Língua Portuguesa do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou, nos dias 4 e 5 de agosto do XII EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, ocorrido na Northwestern University, em Evanston, Illinois, nos Estados Unidos. O evento organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) reúne pesquisadores e professores de português, de língua materna e não-materna de todo o mundo, buscando estabelecer diálogos e trocas de experiências para contribuir com a valorização e promoção do ensino da língua portuguesa.
Urbano Cavalcante Filho, que é líder do grupo de pesquisa Linguagens, Discurso e Sociedade (LINDES) – (CNPq), apresentou a comunicação-científica oral: Divulgação científica, redes sociais e ensino de português: contribuições da análise dialógico-comparativa de discursos. A pesquisa é resultado do pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP) em diálogo com a atuação como professor e pesquisador no campus Ilhéus, resultado das atividades de ensino e de orientação de pesquisa de Iniciação científica (IC). “No pós-doutorado, a pesquisa desenvolvida centrou-se numa análise dialógica e comparativa de discursos de divulgação científica materializados nos enunciados das revistas Ciência Hoje, publicação brasileira da SBPC, e a La Recherche, publicação francesa da Société d'Éditions Scientifiques. Com o resultado, a partir de 2019, orientei estudantes do ensino médio em suas pesquisas de IC voltadas à análise de discursos de divulgação científica em diferentes países (a exemplo, do Brasil, Espanha, Inglaterra) e nas redes sociais (como é o caso das pesquisas atuais de dois estudantes do ensino médio, em fase de conclusão). Assim, o trabalho apresentado no congresso, além de discutir a importância da divulgação científica na sociedade, de analisar o funcionamento de seu discurso nas redes sociais, estabeleceu um diálogo com o ensino de português, por meio do trabalho com os gêneros discursivos da esfera acadêmica (a exemplo do resumo, resenha, fichamento, relatório, artigo, entre outros)”, explica o professor.
Para o docente as discussões do evento terão impacto positivo na sua atuação em sala de aula. “O encontro busca estabelecer diálogos e trocas de experiências sobre o ensino da língua portuguesa no que se refere a projetos inovadores, materiais, metodologias e estratégias educativas que oportunizem um ensino profícuo e de grande impacto da nossa língua no mundo. No caso especial de minha participação, tive a oportunidade de compartilhar experiências de ensino e pesquisa de/sobre nossa língua desenvolvidas com nossos estudantes em nosso instituto”, comemora Urbano Cavalcante.
O professor explica que esse tipo de participação tem permitido um aprimoramento contínuo na experiência de ensinar. “A participação nesse EMEP de 2023 foi muito incentivada pelos resultados obtidos com a minha participação no EMEP, ocorrido na Universidade de Harvard, em 2022. Naquela oportunidade, também apresentei uma experiência com o ensino de português no IFBA, no Campus Ilhéus, no período da pandemia. Com as trocas e partilhas, bem como com a publicação do artigo no Portuguese Language Journal, confirmo o quanto minhas aulas de português e minhas orientações tornaram-se ainda mais criativas, interessantes, inovadoras e profundas, porque as trocas e os diálogos estabelecidos, o conhecimento de novas metodologias e estratégias para o ensino de línguas acabaram por permitir que avancemos na nossa prática, fazendo-a cada melhor em prol da formação intelectual, reflexiva, crítica e humana de nossos jovens”, analisa o docente.
Financiamento
A participação do professor Urbano Cavalcante Filho foi possível por conta do edital para apoio a participação em eventos/auxílio pesquisador, o Edital nº 01/2023/PRPGI/IFBA de 11 de janeiro de 2023. O docente foi contemplado na categoria C, para participação de eventos presenciais realizados no exterior, com o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), conforme o documento do resultado aqui.
Para Urbano Cavalcante o financiamento foi indispensável para viabilizar a participação no Encontro. “O financiamento é de extrema importância, pois sem ele não haveria possibilidade de divulgação dos resultados da pesquisa num evento mundial dessa envergadura. Foi por meio do financiamento que pude colocar nossa instituição no cenário do debate e da pesquisa internacional, em diálogo com grandes pesquisadores, grupos de pesquisas e instituições do Brasil e do mundo. Foi o financiamento obtido que permitiu que o mundo pudesse conhecer a pesquisa, além de apresentar as pesquisas dos nossos estudantes que oriento todo ano no âmbito do programa de iniciação científica (PIBIC-EM). Dessa forma, temos a oportunidade também de permitir o ingresso do nosso grupo de pesquisa, o LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA Ilhéus), no cenário de internacionalização, através das novas parceiras e dos diálogos firmados durante o evento”, conclui o professor.