Professor do Campus Porto Seguro e Base Comunitária de Segurança promovem aulas de Robótica para adolescentes
O professor Paulo Paixão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Porto Seguro, e a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro Baianão, sob o comando da Capitã Juliana Francisca Costa, uniram forças em um projeto inovador que está transformando a realidade de adolescentes do bairro. A iniciativa oferece aulas de robótica na BCS, proporcionando para 10 estudantes com idade entre 11 e 12 anos uma oportunidade única de explorar e aprender sobre novas ferramentas tecnológicas.
A robótica é uma área em ascensão que combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecida como STEM (do inglês, Science, Technology, Engineering, and Mathematics). O projeto desenvolvido pelo professor visa introduzir os adolescentes no mundo da robótica e suas infinitas possibilidades.
As aulas de robótica oferecidas pelo projeto proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas valiosas, pois a robótica estimula a criatividade e a inovação entre adolescentes, permitindo que eles pensem de forma criativa para solucionar problemas e encontrar soluções únicas.
Por meio do projeto, os(as) alunos(as) são desafiados(as) a explorar diferentes ideias e desenvolver soluções inovadoras. Essa abordagem fomenta a mentalidade empreendedora, o pensamento crítico e a capacidade de resolver desafios complexos. Além do aspecto técnico, as aulas de robótica promovem o aprendizado colaborativo e o trabalho em equipe. Os estudantes são incentivados a trabalhar juntos, compartilhar ideias e enfrentar desafios coletivamente. Essa colaboração fortalece suas habilidades sociais, a capacidade de se comunicar, resolver conflitos e alcançar objetivos em conjunto.
O projeto desempenha também um papel fundamental no empoderamento e na inclusão social dos adolescentes do bairro Baianão, à medida que proporciona o acesso a esse tipo de tecnologia, nivelando as oportunidades e incentivando os alunos a sonharem alto. Eles percebem que têm o potencial de se tornarem criadores de tecnologia, e não apenas consumidores.
O professor Paulo Paixão é formado em Ciência da Computação e com mestrado em Modelagem Computacional, Ciência e Tecnologia, qualificado, portanto, para desenvolvimento e coordenação do projeto de robótica na Base Comunitária de Segurança do Baianão.
O projeto é atualmente voluntário e funciona como um piloto. No entanto, devido ao sucesso e ao impacto positivo, o professor Paulo Paixão pretende submeter o projeto ao Instituto Federal da Bahia (IFBA) como um projeto de Extensão. Caso seja aprovado, o projeto poderá ser ampliado, alcançando um número maior de jovens e adolescentes no próximo semestre.
Uma das expectativas também é incluir a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Computação e Técnico em Informática no projeto. Essa ampliação permitirá a colaboração entre os estudantes do IFBA e os jovens e adolescentes do bairro Baianão, criando uma troca de conhecimentos enriquecedora para ambas as partes. Com a participação dos estudantes de Licenciatura em Computação, o projeto ganhará ainda mais força e poderá oferecer uma experiência mais abrangente e aprofundada em robótica, impactando ainda mais vidas na busca por um futuro tecnológico promissor.
* As informações são da Comissão de Assessoria de Comunicação do Campus Porto Seguro.