Polo de Inovação do IFBA promove cursos de prospecção em projetos e serviços tecnológicos
O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), realiza hoje (31) e na próxima quarta-feira (7), cursos de formação em Prospecção voltados para servidores/as do Instituto, o curso também será transmitido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O Polo do IFBA é credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), instituição qualificada pelo Governo Federal para o apoio a instituições de pesquisa com o objetivo de fomentar a inovação na indústria.
O primeiro curso, Prospecção em Projetos de PD&I Embrapii, está sendo realizado hoje (31) e tem o objetivo de instrumentalizar pesquisadores(as) na busca de clientes e parceiros públicos ou privados apresentando soluções inovadoras para desenvolvimento de processos e produtos por meio de projetos de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com fomento da EMBRAPII.
Já no próximo dia 7 de junho, acontece o curso Prospecção em Serviços Tecnológicos que visa instrumentalizar pesquisadores na busca de clientes e parceiros públicos ou privados, para a execução de serviços relacionados à pesquisa e extensão tecnológicas bem como consultorias, pesquisas e estudos voltados ao desenvolvimento de processos e produtos. As Inscrições podem ser realizadas até o dia 5, clicando aqui.
Ambos os cursos acontecem de forma híbrida; presencialmente nas instalações do Polo de Inovação, situado no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, e de forma on-line via RNP. As aulas começam às 8h30 e se encerram às 12h30. Para cada curso, são ofertadas 25 vagas presenciais e 50 remotas e os participantes terão direito a certificado de participação de quatro horas.
SOBRE O POLO DE INOVAÇÃO
A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que contam com um Polo de Inovação. Atualmente, o Brasil conta com 13 unidades em 10 estados, que têm como objetivo promover o aumento da competitividade e da produtividade nacional, fomentando a realização de pesquisas aplicadas, a formação e qualificação de profissionais para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Um dos primeiros a ser implantado no país, em 2016, o Polo de Inovação Salvador (PIS), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que tem sua atuação voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área das tecnologias em saúde, de projetos de dispositivos médicos e seus acessórios, e de equipamentos para uso em saúde, entre outros.