Inscrições abertas para Especialização em Linguagem, Ensino e Representação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o processo seletivo da pós-graduação do curso de especialização lato sensu em Linguagem, Ensino e Representação (Celer).
O curso é voltado preferencialmente para docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e técnicos/as administrativos/as da educação básica graduados/as nas diversas áreas do conhecimento.As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro e devem ser efetuadas exclusivamente no formulário eletrônico. São 45 vagas distribuídas entre ampla concorrência (18), autodeclarados(as) negros(as), (pretos(as) e pardos(as), indígenas, quilombolas ou pessoas trans (12), autodeclaradas pessoas com deficiência (3) e servidor/a efetivo do IFBA (12).
O processo de seleção constará das etapas eliminatória (avaliação da carta de intenção e entrevista on-line) e classificatória (análise de currículo e documentos). Os resultados da seleção serão publicados na página da PRPGI. As atividades ocorrerão às sextas-feiras, das 18h40 às 22h, e aos sábados, das 8h40 às 12h e das 13h20 às 17h, no campus Salvador. As aulas estão previstas para começarem no dia 8 de março de 2024. Todas as informações podem ser conferidas no edital.
A especialização
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFBA acatou o projeto pedagógico do Curso de Especialização em Linguagem, Ensino e Representação (Celer) no último dia 12 de maio, por meio da Resolução 84. A nova pós-graduação é gerida pelos pesquisadores Wallace Matos, coordenador, e Jecilma Lima, vice-coordenadora.
Wallace explica que havia o desejo dos/as pesquisadores/as do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação (GPLR) de ofertar uma formação continuada "numa perspectiva que fosse de encontro às matrizes colonialistas da educação. Partindo desse cenário, o GPLR idealizou o projeto pedagógico para que as/os cursistas (re)pensem práticas e planejamentos pedagógicas (i)nova(dora)s nas escolas, considerando as categorias de gênero, sexualidade, representação e tecnologias educacionais", explica.
O pesquisador lembra que a formação terá uma abordagem interdisciplinar "e interseccional com o estudo de temáticas transdisciplinares (inclusão, formação estética, gênero e sexualidade, educação e saúde, movimentos sociais, relações étnico-raciais, educação formal e não-formal, cibercultura, produção de imaginários sociais, identidade e diferença) estando em um contínuo processo de (inter)conexão, relacionados ao ensino e a forma como estas questões perpassam os processos de ensino/aprendizagem. O GPLR deseja sucesso a todas, todes e todos candidatas/tes/tos", pontua Wallace.
Mais informações: processoseletivoceler2023@gmail.com
* Henrique Soares é jornalista do campus Salvador