III Jornada Pedagógica Administrativa da Reitoria começa no dia 6 de março; a conferência de abertura será de Vladimir Safatle
Por Janaína Marinho
Edição: Bárbara Souza
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará, de 6 a 10 de março, a III Jornada Pedagógica Administrativa da Reitoria. Dirigido a servidores/as da Reitoria e dos 22 campi, o evento é aberto ao público externo e será realizado na Reitoria do IFBA, em Salvador.
Em sua terceira edição, a JPA vai contar com a participação de Vladimir Safatle, professor titular da Universidade de São Paulo (USP); Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Gustavo Moraes, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), idealizador e coordenador de implantação da Plataforma Nilo Peçanha (PNL); Malu Fontes, jornalista e professora doutora da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Marcelo de Souza Bispo, professor doutor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Getúlio Marques Ferreira, que integra a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC); Roberto Átila Amaral Vieira, professor adjunto (licenciado) da PUC-RJ, cientista político, jornalista, escritor e conferencista.
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada Pedagógica Administrativa da Reitoria se firmou como espaço de troca de conhecimentos e de planejamento coletivo de servidores/as que atuam na Reitoria do IFBA. A novidade da edição de 2023 é a ampliação da participação coletiva integrando também servidores/as que atuam nos 22 campi do Instituto, além de interessados/as em geral.
A temática central do evento é a Educação em Rede com as constantes reconstruções da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para desenvolver uma educação emancipadora de forma sistêmica e a consolidação dos Institutos Federais como política pública. As atividades focam na reflexão acerca do papel social da educação profissional e tecnológica ofertada pelo Instituto a partir do estabelecimento de políticas educacional e social voltada para adolescentes, jovens e adultos.
As atividades serão compostas por palestras, debates, fóruns de discussão e reuniões de planejamento para servidores/as da Reitoria e dos campi do IFBA, estudantes, comunidade externa (estudantes de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, professores/as da rede pública e privada de ensino).
A comissão organizadora do evento está recebendo propostas de lançamentos de livros publicados nos últimos dois anos por servidores da Instituição. As intervenções artísticas, de qualquer natureza, poderão ser submetidas por meio do link de inscrição por servidores/as e estudantes da comunidade IFBA. As propostas deverão ser enviadas por escrito, via SUAP, e serão avaliadas conforme a viabilidade técnica. Não há restrição temática de formato e a duração máxima deverá ser de 20 minutos. O prazo para submissão se encerra no dia 27 de fevereiro.
INSCRIÇÕES, PROGRAMAÇÃO E CERTIFICADOS
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de março, pelo link https://suap.ifba.edu.br/eventos/inscricao_publica/75/. Receberão o certificado todos(as) os(as) participantes que obtiverem o mínimo de 75% de presença nas atividades do evento.
Além de conferências e palestras de convidados/as externos/as, a programação do evento vai contemplar atividades como workshops, fóruns, apresentações e oficinas ministradas organizadas e realizadas por servidores/as do IFBA. A programação preliminar está disponível na página da terceira JPA: https://portal.ifba.edu.br/jornada-pedagogica-administrativa-da-reitoria/3jornadapedagogicareitoria/. A programação completa será divulgada no dia 6 de março.
A Conferência de abertura, programada para às 10h do dia 7 de março, tem como tema Educação para construção da liberdade e da emancipação social, com a apresentação do professor Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo (USP). O filósofo e escritor, atualmente é professor titular do Departamento de Filosofia da USP e desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. Ficou mais conhecido pelo grande público por sua atividade como colunista da Folha de S. Paulo.
No dia 8 será realizada a palestra Os desafios da (re)construção da Educação Profissional e Tecnológica, que será ministrada pelo professor Gustavo Henrique Moraes, que atualmente acumula os cargos de Coordenador Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais e Diretor de Estudos Educacionais (substituto) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo responsável pelos estudos de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Foi o idealizador e coordenador de implantação da Plataforma Nilo Peçanha (PNL), que fornece as estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).
Também no dia 8 o evento contará com a Conferência Educação, comunicação e desinformação, da professora Malu Fontes, da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Malu é jornalista e articulista colaboradora do Grupo Metrópole de Comunicação, em Salvador, nas plataformas impresso, digital, audiovisual, rádio e podcast. Atualmente tem interesse nos estudos de jornalismo nas seguintes áreas: jornalismo e desinformação; imprensa, política e liberdade de expressão; polarização política, jornalismo e esfera pública; imprensa, recirculação da informação e redes sociais; imprensa, cultura do cancelamento; entre outros.
O trabalho como princípio educativo em tempos de Neoliberalismo é o tema da conferência da pedagoga e doutora em Educação Acácia Kuenzer, que será realizada na manhã do dia 10. Acácia é pesquisadora e docente da área de Educação, com ênfase nas relações entre Trabalho e Educação, e professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR).