II Agosto Indígena acontecerá no Campus Salvador
A Coordenação Indígena e Comunidades Tradicionais do Departamento de Políticas Afirmativas e a Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com a Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o grupo de pesquisa Re-Existência, ambos do campus Salvador, e instituições ligadas à causa indígena, realizarão nos dias 21 e 22 de agosto, o evento II Agosto Indígena - III Ciclo de Debates. O encontro terá como temas Memórias de Povos Indígenas, Educação e Resistência, e Povos Indígenas no Censo do IBGE: o Brasil é todo indígena?
O evento será híbrido e contará com a transmissão on-line, da TV IFBA, direto da sala de aula com os estudantes de licenciaturas do IFBA - Campus Salvador e estudantes do Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas e do Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas.
Na segunda-feira, dia 21/08, das 19h às 20h30, será debatido o tema Memórias de Povos Indígenas, Educação e Resistência, com a presença de representantes do Movimento Indígena. Também no dia 21/08, às 17h, ocorrerá apresentação da professora, Clelia Neri Côrtes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sala 06 BLOCO B, no Campus Salvador. Na terça-feira, dia 22/08, das 18h às 20h20, o tema será Povos Indígenas no Censo do IGBE: o Brasil é todo indígena
O evento tem como objetivo reconhecer a diversidade cultural da sociedade brasileira possibilitando o respeito à diferença no contexto escolar para assegurar a inclusão no currículo escolar, conforme a Lei 11.645/2008, sobre o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, para enfrentamento do preconceito e discriminação.
Confira os participantes
Dia 21/08, das 19h às 20h30 - Memórias de Povos Indígenas, Educação e Resistência
Representantes do Movimento Indígena; professora Merk Pataxó (Técnica da Coordenação Indígena /SEC-Bahia); professora Adriana Pesca/ Hitxá Pataxó (docente Indígena das redes Municipal e Estadual de ensino, mestra em Ensino e Relações Étnico-raciais, poeta, escritora indígena, pesquisadora da temática autoria, literatura indígena e processos de escrita-resistência); Oiti Pataxó (artista, pesquisador e mestre em Educação Patrimônio Cultural Pataxó); professor Samir Perez (docente do Campus Salvador, pesquisador da Abrapso); professora Sélvia Lima do (IFG/Campus Inhumas); estudantes do curso de Licenciaturas do Ifba Campus Salvador.
Dia 22/08, das 18h às 20h20 – Povos Indígenas no Censo do IGBE: o Brasil é todo indígena?
Professor Edson Kayapó (docente do Campus Porto Seguro, intelectual indígena, assessor da Organização Internacional do Trabalho – OIT); Vanessa Conceição, povo Pataxó (estudante de farmácia na UFBA e representante dos Estudantes Indígenas na Proae - Pró-Reitoria de Assistência Estudantil/UFBA); Joseane Levi, povo Mura (coordenadora de Educação Escolar Indígena/SEMED Itacoatiara-Am); professora Ignês Tereza Paiva (vice-coordenadora do Curso de Pedagogia/UFAM, Professora Adjunta/ICET/UFAM); Marcelo Stortti (biólogo GEASUR/UNIRIO); professora Thelma Ramos (docente do Campus Salvador e da Coordenação Indígena e Comunidades Tradicionais do IFBA).
Joindaf
De 7 a 11 de agosto, o IFBA realizou, em Arembepe, a 5ª edição dos Jogos Integradores do Estudantes do IFBA, que contou com Mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (Joindaf). A Mostra reuniu ações voltadas ao cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que concerne à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar com ênfase nas disciplinas de História, Arte e Literatura, objetivando a educação para as relações étnico-raciais. Foi a segunda edição do Joindaf, que teve como objetivo a valorização e vivência de práticas de jogos, esportes e brincadeiras de matriz africana, afro-brasileira e indígena para a comunidade acadêmica.
Matérias relacionadas: