IFBA Simões Filho entrega equipamento e fortalece parceria com Quilombo Dandá
Por Hélio Rocha *
Na última segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, representantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estiveram no Quilombo Dandá, localizado à margem da rodovia BA-093 – município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador –, para uma tripla celebração. Em primeiro lugar, houve a entrega da máquina de ralar mandioca, construída por estudantes do Campus Simões Filho. Em segundo, a renovação da parceria do campus com o Projeto Teias, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que inclui a promoção de feiras de economia solidária para comercialização de produtos quilombolas. E para finalizar, uma aula vivencial com as participantes do Programa Mulheres Mil.
A relação entre o IFBA Simões Filho e o Quilombo Dandá começou a partir da compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar do campus. Desse contato surgiu a parceria com o Projeto Teias. Foram organizadas feiras para comercialização de produtos quilombolas, e também identificados outros eixos de ação. Um deles foi o processo de ralar mandioca, que poderia ser aprimorado com uma nova máquina.
Em maio, sob a supervisão do professor Anderson Costa, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e do curso técnico Subsequente em Eletromecânica uniram forças para construção do equipamento. "Essa experiência no Quilombo Dandá foi um divisor de águas no processo de aprendizagem, tanto para o IFBA, como para os docentes, dentro de uma instituição que lida diretamente com a área técnica, e, especialmente para os estudantes. Encontrar e se permitir ser tocado por outros saberes e formas de vida é fundamental", disse Anderson.
Vanderlei de Oliveira, estudante do último ano de Engenharia Mecânica, esteve presente durante a entrega e falou sobre o processo de construção. “Utilizamos o motor de 127 V, que já era deles. O ralador foi confeccionado com tubo galvanizado. Compramos um ralador de aço inox, duas placas e fizemos a montagem. A estrutura metálica foi aproveitada de um carrinho de transporte velho da escola. Cortamos, soldamos, colocamos cantoneiras e pés anatômicos, para poder regular a altura e garantir maior segurança para quem vai operar”, explicou.
A festa era do Quilombo, em celebração ao Dia da Consciência Negra, e o IFBA Simões Filho aproveitou a ocasião para fazer a entrega do ralador. O diretor-geral do campus, Esly Marinho, leu uma carta escrita conjuntamente pelos estudantes envolvidos na construção da máquina. (leia aqui a carta). Depois da leitura, houve celebração com muita música e dança.
Veja mais fotos no Twitter: https://twitter.com/ifbasimoesfilho/status/1727064345040093656
CAMPUS SIMÕES FILHO VAI PARTICIPAR DO PROJETO TEIAS 2024
A pró-reitora de Extensão, Nívea de Santana Cerqueira, que integrou a comitiva do IFBA, fez uma breve explanação sobre o programa. “O Teias tem duas vertentes. A primeira é criar uma identidade na rede extensionista do IFBA, promovendo a multicampia. A segunda é fortalecer os territórios a partir das especificidades de cada lugar. Assim, o Teias que acontece em Simões Filho é diferente do Teias que acontece em Irecê, por exemplo”, explicou.
Para o próximo ano, o campus entra na terceira fase de parceria com o Quilombo Dandá e também com a Fazenda Guerreiro, associação de produtores rurais de Simões Filho voltada para a agricultura familiar. A proposta para 2024 é fortalecer o circuito já criado no município, com a promoção de mais feiras solidárias.
“Existe ainda um projeto do professor Anderson Costa, que vem desenvolvendo uma tecnologia social, um artefato para a Casa de Farinha. Essa melhoria dos processos foi identificada a partir de demandas do próprio Quilombo. Temos também preocupação com a qualidade do trabalhador: ergonomia, calor ambiente, dentre outros aspectos que também estão na pauta” adiantou Nívea.
AULA VIVENCIAL DO PROGRAMA MULHERES MIL
O Programa Mulheres Mil, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade, ofereceu uma aula vivencial para as participantes, durante as festividades pelo Dia da Consciência Negra. Elas tiveram uma aula de cidadania com a professora Rosselinni Muniz, fizeram uma visita guiada ao Quilombo (Casa de Farinha, Escola e Associação), e participaram da festa.
“Tivemos uma verdadeira aula de vida”, contou Valdeluce Nascimento, coordenadora do Programa no Campus Simões Filho. “As alunas do Mulheres Mil que moram no Quilombo Dandá puderam passar um pouco da vida no Quilombo. Como vivem, como trabalham e como é feita a resistência dessas pessoas no dia a dia”, completou.
Com cerca de 250 anos de existência, o Quilombo Dandá fica às margens da BA-093, no município de Simões Filho, e abriga 150 famílias. Sua líder é Sandra Santana, conhecida como Loura do Quilombo. “Para nós está sendo um desafio chamar atenção da sociedade e do poder público. Por isso esse evento é tão importante. O Quilombo não precisa só de política, mas também de visibilidade. Aqui tem cultura, tem lazer e muita história”, concluiu.
* Hélio Rocha é jornalista do campus Simões Filho.




