Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFBA renova Acordo Internacional de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal

Com vigência por mais cinco anos, o convênio prevê pesquisas e investigações conjuntas e mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação e de docentes.
por Janaina Marinho publicado: 01/08/2023 10h32, última modificação: 01/08/2023 10h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) renovou, por cinco anos, o Acordo Internacional de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – importante instituição pública de ensino superior portuguesa. O convênio prevê mobilidade de estudantes e docentes, pesquisas e investigações conjuntas, colaboração para o desenvolvimento da docência e fortalecimento da mobilidade dos seus estudantes de graduação e de pós-graduação.

O objetivo é fortalecer especialmente as pesquisas e a mobilidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit-IFBA) e do Programa em Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC-IFBA). Programas que já desempenham trabalhos acadêmicos conjuntos com o IPB desde do ano de 2019.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ivanildo dos Santos, a renovação do acordo amplifica nossa área de Pesquisa. “O fortalecimento da internacionalização de nossas ações, notadamente, neste caso, é importante principalmente para as ações de Pesquisa. Além de esta (a internacionalização) ser umas das dimensões da avaliação da CAPES, frente aos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, fortalece a pesquisa desenvolvida no IFBA por juntar expertise de outro país para estudo de um objeto de pesquisa”, pontua o pró-reitor.

No momento, no âmbito do Profnit, está sendo desenvolvida uma pesquisa pela professora Aliger dos Santos Pereira (IFBA), do Campus Camaçari, e a professora Vera Lebres (IPB). A investigação visa, inicialmente, elaborar um diagnóstico empresarial da cidade de Bragança para comparar, por meio de mapas, como estavam as principais atividades empresariais de comércio e de serviços, relacionadas a micro, pequenas e médias empresas na cidade de Bragança, em Portugal. “A pesquisa em cooperação pretende identificar, através do Cluster (Aglomeração), as principais atividades empresariais de comércio e de serviço na cidade de Bragança. Por isso foi feita a seguinte pergunta: O que mudou nas principais atividades empresariais de comércio e de serviços a partir do diagnóstico do cluster espontâneo. O objetivo geral é comparar através de mapas como estavam as principais atividades empresariais de comércio e de serviços relacionadas a Micro, Pequenas e Médias Empresas na cidade de Bragança em Portugal no ano de 2020(antes da pandemia) com o ano de 2023 (após pandemia)”, explica a professora Aliger Pereira.

As atividades acadêmicas desenvolvidas pretendem investigar sobre os principais modelos de difusão e de transferência de conhecimento que estão presentes nas empresas (portuguesas e/ou brasileiras) com o objetivo de melhorar sua gestão através de atividades empreendedoras para proporcionar desenvolvimento inovativo e sustentável para a comunidade e o ecossistema local.

O acordo do IPB está aberto a toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Bahia. De acordo com o Programa Profnit, os estudantes devidamente matriculados no curso podem cursar disciplinas no IPB para complementar sua formação acadêmica e suas pesquisas, caso opte por isso o mestrado/doutorado será do tipo sanduíche.

O pró-reitor Ivanildo dos Santos comemora a ampliação do acordo. “Há um constante esforço e desejo do IFBA em fortalecer suas parcerias, nas quais as parcerias internacionais têm o potencial de ocupar um lugar de ainda maior destaque em relação às parcerias atuais. Estamos buscando um acordo com a Universidade da Madeira (UMA), que envolve, também, a possibilidade de intercâmbio de conhecimento e de pesquisadores e estudantes com aquela Instituição”, conclui o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Confira o Acordo em Convênios. Para acessar diretamente o teor do documento, clique aqui.

Matérias relacionadas

IFBA formaliza acordo com o Instituto Politécnico de Bragança para programas de dupla diplomação

Assessoria de Relações Internacionais lança chamada para intercâmbio sem bolsa em Portugal

IFBA tem primeira defesa de dissertação de mestrado no âmbito do Programa de Duplo Diploma em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal