Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFBA participa da organização de dois dos principais eventos de engenharia química da América Latina

Os eventos acontecerão na capital baiana neste ano de 2023 e são uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq).
por Jamile Teixeira publicado: 25/01/2023 11h44, última modificação: 25/01/2023 11h44

Professores(as) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Senai Cimatec e da Faculdade Salvador (Unifacs) participam da organização do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq) e do Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química (Enbeq). Os eventos que acontecerão na capital baiana neste ano de 2023 são uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq).

Édler Lins de Albuquerque, professor e pesquisador do campus Salvador do IFBA, explica que as instituições de ensino se candidataram numa iniciativa multi-institucional para trazer o Cobeq e o Enbeq para a Bahia. “A ideia foi unir forças entre os maiores cursos de engenharia química da cidade do Salvador. A proposta foi aceita pela Abeq e ficamos bem felizes em participar dessa construção”, conta.

Do campus Salvador do IFBA, além de Albuquerque, os(as) professores(as) Mélodi Schmidt e Luís Filipe Freitas estão na comissão organizadora. A professora Vanessa Mendes é coordenadora da área temática ligada à educação, enquanto a professora Maria Aparecida Modesto e o professor Kan Lin vão compor a comissão científica da área de educação.

Vice-presidente do congresso, Albuquerque afirma que os eventos são os mais importantes da engenharia química na América Latina. “Por conta disso, trazem o que há de mais novo e mais avançado sendo desenvolvido nos últimos anos nesta área do conhecimento. São esperados mais de mil participantes, palestrantes internacionais em alguns temas, juntando em um só espaço e ao mesmo tempo uma massa crítica especializada”, garante o docente. Para ele, a troca de conhecimentos; a busca conjunta de soluções para problemas sociais concernentes à área; o incentivo às parcerias e aos projetos interinstitucionais voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias; o aprofundamento de discussões sobre a necessidade de construção de um modo da vida mais sustentável; os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pela indústria quanto à formação do profissional engenheiro químico e seu mercado de trabalho hoje e no futuro são alguns destaques nos eventos que vão motivar a participação do público.

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais formados, cientistas e educadores poderão participar de um ou dos dois eventos mediante inscrição e pagamento de taxa. O prazo final para submissão de artigos é 10 de abril. As inscrições já estão abertas.

COBEQ

É o ambiente de encontro para discutir temáticas relacionadas à pesquisa, à inovação e à aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo desde 1976. O congresso acontece de forma bianual e está em sua 24a edição. A temática central é atual e de interesse de grandes empresas: “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”. O Cobeq começa em 1° de outubro e segue com atividades até o dia 4.

ENBEQ

O Enbeq é o encontro que se consolidou como um fórum de discussão sobre diversos aspectos da formação do profissional engenheiro químico, especialmente, neste momento em que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais trazem mais desafios para o ensino superior. A 19a edição do Enbeq busca integrar professores, estudantes e gestores de cursos de engenharia química, sejam eles de graduação e/ou pós-graduação, numa imersão de discussões sobre práticas inovadoras de ensino aprendizagem nas universidades brasileiras e do exterior, bem como sobre temas de impacto na contemporaneidade como, por exemplo, a cibercultura, a hibridização do ensino e a curricularização da extensão. O Enbeq acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro.

Acesse a página dos eventos e saiba mais.

*A programação é de responsabilidade da entidade que realiza o evento.
* * Jamile Teixeira é jornalista da Divisão de Comunicação do Campus Salvador.