Estudantes e professores de Desenho da Bahia participam de evento no campus Salvador
Aos poucos, foram chegando estudantes e professores da área de desenho no auditório do bloco D do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na manhã desta quinta-feira (5). Os/as convidados/as aguardavam pela abertura do II Encontro de Professores/as de Desenho do IFBA contemplando todos os códigos daquele espaço.
Foram traços do chão ao teto e do teto ao chão, em verde e vermelho de um lado, e azul, amarelo, verde e vermelho de outro. Tudo no universo começa num ponto ou num traço? Traços de todas as cores formavam figuras geométricas, triângulos que fizeram companhia a quadrados e losangos. E como não poderia deixar de ser, “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi simbolizava a figura geométrica sonora de quatro lados. A decoração, que incluiu uma mesa forrada com toalhas vermelhas que lembram circunferências construídas através de um grande compasso, foi realizada pelo estagiário do campus Toni Campista, estudante da licenciatura em desenho da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Iedo Santana, estudante pedagogia da universidade.
Foi nesse cenário de desenho que a mesa de abertura reuniu a reitora do IFBA, Luzia Mota, a diretora de extensão do campus Salvador, Luanda Rodrigues, que representou o diretor geral, Ives Lima, o pró-reitor de ensino do IFBA, Jancalos Lapa, a chefe do Departamento Acadêmico de Desenho Técnico do campus Salvador, Eloisa Pinto e o presidente da comissão organizadora do evento, Cláudio Mário Nascimento.
“Vão ser dias de debates e aprendizados muito importantes. O campus Salvador fica muito feliz de ser a casa que está acolhe esse evento e, com certeza, vai servir de exemplo para as outras áreas do conhecimento. Acredito que precisamos fazer esse mesmo movimento nas outras áreas. Parabéns e sejam bem-vindos ao campus Salvador”, falou a diretora Luanda.
A reitora Luzia aproveitou para destacar as discussões sobre a aplicação do adicional de atividade penosa, previsto na lei 8.112/90, também na carreira docente EBTT. Ela também lembrou os 35 anos de promulgação da Constituição do Brasil. “Quem lutou para que saíssemos de um período sombrio, que foi o período da ditadura militar, e entrássemos numa reconstrução, sabe o sentimento, a alegria e a esperança que nos tomou naquele momento. Acho que temos que comemorar pois os Institutos Federais são fruto dessa Constituição, são fruto da democracia, fruto dessa vontade que temos de construir um país para todos/as”, disse Luzia.
Após essa homenagem ao documento constitucional desenhado com os traços dos ideais maiores do nosso povo, foi a vez dos/as presentes ao Encontro homenagearem aquela que há tantos anos ajuda a cuidar da área de Desenho no campus Salvador. Trata-se da chefe do Departamento Acadêmico de Desenho Técnico, Eloísa Santos Pinto, que, emocionada, recebeu uma placa dos/as colegas e acompanhou a exibição de um vídeo com fotos das várias épocas que viveu no Instituto, ao som de Trem Bala, de Ana Vilela.
Um dia especial para a área de desenho contou com a presença de estudantes professores do UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e de diversos campi do IFBA. Entre eles estava Simone Schiffler, estudante de licenciatura em desenho e plástica da UFBA, que veio acompanhada de colegas e da sua professora de estágio supervisionado na universidade, Disalda Leite.
“O IFBA é um sonho na parte de ensino. Espero agregar conhecimentos, saber um pouco mais sobre o universo do IFBA, o alinhamento, a parte curricular, como é que funciona, o que vocês colocam como o ensino do IFBA”, antecipou Simone. A professora Disalda lembra que vários dos seus alunos fazem estágio no IFBA e fala sobre a necessidade de ocorrer mais encontros e discussões sobre a área e “refletir mais sobre a importância do desenho dentro da escola”.
A manhã de abertura também teve a mesa-redonda "Currículo de Desenho nos cursos técnicos e superiores do IFBA" com a participação da diretora de ensino Lívia Simões, e dos docentes Solange Moura e Francisco Reis. Com a temática "Alinhamento curricular do componente desenho nas modalidades médio técnico e superior", o II Encontro de Professores/as de Desenho do IFBA segue até hoje (6) com palestras, rodas de conversas e grupos de trabalhos que vão refletir e debater sobre os currículos do componente desenho e suas respectivas especificidades em cada um dos cursos que integra. O objetivo da atividade é esboçar propostas para um alinhamento curricular de desenho, guardando as singularidades regionais dos campi e em consonância com as bases pedagógicas, científicas, tecnológicas e culturais do Projeto Político Pedagógico da Instituição e de suas atuais resoluções e demandas.
A Comissão Organizadora e o Departamento Acadêmico de Desenho (DAD) do campus Salvador realizam a segunda edição do Encontro de Professores de Desenho do IFBA com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diretoria Geral, Diretoria de Ensino e Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc) e Divisão de Comunicação. A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2015.
* Henrique Soares é jornalista do campus Salvador.
Fotos: Henrique Soares

