Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes do IFBA Campus Camaçari são premiadas no Power4Girls
conteúdo

Estudantes do IFBA Campus Camaçari são premiadas no Power4Girls

O Programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país e tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI.
publicado: 25/10/2023 16h26, última modificação: 25/10/2023 16h26
Exibir carrossel de imagens Fotos: Divulgação - Campus Camaçari

O campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi mais uma vez destaque no cenário nacional de educação. As estudantes da Equipe Pace Free conquistaram o segundo lugar na edição 2023 do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”.

O Power4Girls (P4G) é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O Programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.

Foto: Divulgação/Campus Camaçari

A equipe selecionada, PaceFree, orientada pela professora de português Lanuza Lima Santos, é formada pelas estudantes Gracielle Maria Santos Dias, Isabelle de Jesus Santos Ribeiro, Lorena Oliveira de Souza e Maria Eduarda Oliveira de Amaral, do 3º ano do Curso Técnico de Eletrotécnica. O tema da edição 2023 do Powe4Girls é Inclusão e Acessibilidade. O projeto das meninas propõe a criação do app “PaceFree” que será conectado, por meio da internet das coisas, aos semáforos para alertar com sons e descrições a proximidade do usuário em relação ao semáforo e o seu estado (verde, amarelo ou vermelho), facilitando o trânsito de pessoas cegas. O app também permitirá ativação automática da reprogramação das botoeiras de pedestres.

A abertura do programa aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, com oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, interagindo com líderes femininas inspiradoras. No decorrer do programa, tiveram mentoria para o desenvolvimento do plano de ação focado em solucionar um problema/questão em suas respectivas comunidades; participaram ainda de um Webinar mensal, de abril a setembro, com especialistas na área de acessibilidade e inclusão, além de treinamentos, oficinas, atividades/tarefas em grupo e palestras on-line para ampliar as competências criativas, empreendedoras, de inovação e responsabilidade social.

O projeto foi finalizado em um evento ocorrido em Brasília, de 5 a 7 de outubro, onde a equipe apresentou a solução final para uma banca de jurados e conquistou o segundo lugar. Os três projetos mais bem avaliados foram premiados.

* Com informações da Comunicação Social do campus Camaçari. Edição: Bárbara Souza (Dgcom)

Conteúdos relacionados:

Alunas do IFBA Campus Camaçari são selecionadas para o Power4Girls

Inscrições para o Programa Power4Girls são prorrogadas até 28 de fevereiro

Power4Girls: como foi a experiência das equipes do IFBA em 2022