Estudante do IFBA no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento é finalista de prêmio artístico em São Paulo
A discente do campus Salvador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Ananda Luz, orientanda da professora Ana Almeida Chiara, do campus Simões Filho, no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, está concorrendo ao prêmio Governador do Estado de São Paulo e está como finalista na categoria Artes Visuais. Ananda Luz, que é bolsista Fapesb/IFBA, é a artista responsável pela exposição “Karingana – Presenças Negras nos Livros para as Infâncias”, que acontece no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.
Ananda Luz é bolsista Fapesb/IFBA no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento. Sua pesquisa em Sociologia da infância contempla crianças beiradeiras (que vivem na beira da estrada) em Teixeira de Freitas.
A cerimônia de premiação do tradicional Prêmio Governador do Estado de São Paulo acontece nesta terça-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O prêmio, criado em 1950, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e contempla a realização de cada categoria com R$ 35.500,00.
Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 13 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu. As categorias são: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais – Setor Público, ademais de Instituição Cultural.A realização vencedora de 12 categorias receberá o prêmio de R$ 35.500,00 cada. A exceção é a categoria “Instituição Cultural” que não conta com premiação em dinheiro.
Categoria Artes Visuais
- ·Tati Peres, pelo curta-metragem Arte Viva
- ·Hélio Menezes e Raquel Barreto, pela exposição “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para Brasileiros”
- ·Ananda Luz, pela exposição “Karingana – Presenças Negras nos Livros para as Infâncias”
- ·Adriana Peliano, pela exposição no Gabinete de Curiosidades
- ·Zenilda Pasquini, pela exposição Poeticas Ceramicas
Confira a lista completa dos cinco finalistas em cada uma das categorias em https://www.cultura.sp.gov.br/premio-governador-do-estado/
A exposição
Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias/ Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a molecada, acontece no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, até 28 de janeiro de 2024. Karingana apresenta recorte da produção atual de artistas negras e negros brasileiros que se dedicam à ilustração e ao livro ilustrado para as infâncias. A exposição, voltada a crianças e adultos, busca contribuir para uma educação antirracista pela arte, apresentando elementos e caminhos para o diálogo sobre as identidades e suas diferenças, por meio da ludicidade e do encantamento. A exposição, que tem a curadoria de Ananda Luz, conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, recursos táteis e libras.
https://www.sescsp.org.br/programacao/karingana-presencas-negras-no-livro-para-as-infancias/



