Estudante do Campus Jacobina recebe bolsa do CNPq devido a bom desempenho em Olimpíada Brasileira de Física
Construir, investigar e utilizar situações-problema envolvendo a confecção de experimentos de Física como metodologia para o ensino-aprendizagem da disciplina. Esse é o desafio de Silvano Rodrigues, formando do curso técnico integrado ao médio de Mineração do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com seu professor orientador, Beliato Campos
O projeto é fruto de aprovação do jovem no Programa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIC Jr. - CNPq), devido ao desempenho conquistado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2022, na qual, juntamente com o estudante de Eletromecânica Maurílio Miranda, recebeu medalha de bronze. Atualmente Maurílio também é bolsista do CNPq por conta de sua participação na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos (ONHB-A).
“A proposta de unir as situações-problema às atividades experimentais visa tornar o aprendizado divertido e prazeroso, desenvolvendo nos estudantes a habilidade da argumentação, do estabelecimento de relações e inferências. Acreditamos que seja uma forma de promover a 'alfabetização científica', através do contato com a Ciência. Nosso objetivo é contribuir para a formação crítica, reflexiva, autônoma e cidadã dos envolvidos”, destaca Campos.
Até o mês de dezembro deste ano, Silvano receberá o valor mensal de R$ 300 para realizar as atividades propostas com professores e estudantes de Jacobina e região, que incluem montagem de experimentos e execução de oficinas acerca de assuntos como Dinâmica, Hidrostática e Eletricidade. A construção dos experimentos será viabilizada a partir de materiais acessíveis e de baixo custo. Cada experimento terá roteiro com orientações e questões investigativas.
O jovem pretende cursar graduação na área de Engenharia e aproveita a oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos. Além de relatórios e artigos científicos, a equipe pretende reunir os conteúdos produzidos, sobretudo o passo a passo dos experimentos, em formato de livro, facilitando o compartilhamento de saberes. Também colabora com o desenvolvimento da iniciativa o docente Hytalo Magno.
Fique por Dentro
A OBFEP é um projeto apoiado pelo CNPq e constitui programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), visando à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e estudo das ciências por meio de atividades que estimulem a criatividade.
* Verusa Pinho é jornalista do Campus Jacobina.