Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > ESPECIAL - O IFBA saúda e celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. Salve o dia 20 de novembro!
conteúdo

ESPECIAL - O IFBA saúda e celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. Salve o dia 20 de novembro!

Confira o artigo da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA.
publicado: 20/11/2023 19h14, última modificação: 20/11/2023 19h14

Muito mais que uma data, uma representação das inúmeras lutas travadas pelas pessoas negras, especialmente, pelo movimento negro nos diversos tempos e espaços. Representa o não reconhecimento do dia 13 de maio de 1988 como o dia da liberdade, onde a população negra foi jogada “à própria sorte”. O 20 de novembro simboliza a luta histórica de mulheres e homens negros por emancipação na sociedade brasileira.

O dia 20 de novembro se tornou um ato político de afirmação da história, data representativa de luta contra o racismo. Representa um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e todas as formas de exploração que se estende ao ano todo. É parte de um conjunto de ações afirmativas e institucional que se reverbera, sobretudo, nos espaços educativos com atuações formativas que visam colocar e reafirmar na ordem do dia a importância cotidiana da construção de uma educação antirracista.

No campo educacional, em 2003, foi promulgada a Lei 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para incluir no currículo oficial das redes de ensino público e privado em todo o país a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Reivindicação antiga que esteve na pauta do Movimento Negro Unificado desde a sua fundação, em 1978.

O IFBA celebra o Dia Nacional da Consciência Negra e os passos das pessoas que vieram antes relembrando e saudando as sábias palavras da grande Conceição Evaristo:

Conceição Evaristo (Foto: Divulgação)

Vozes-Mulheres
(Conceição Evaristo)

A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
        e
        fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.
   
(In: Poemas de recordação e outros movimentos, 3.ed., p. 24-25)

 IFBA EM REDE PROMOVE AÇÕES ALUSIVAS AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em alusão ao Dia da Consciência Negra os diversos campi do IFBA por meio dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas têm desenvolvido ações que contribuem para a implementação da educação para as relações étnico-raciais (Lei 10.639/03 e 11.645/08) visando o enfrentamento ao racismo, bem como valorizando a história, saberes e a cultura africana e afro-brasileira e indígenas.

Arte: Leomir Costa

Os projetos em curso nos campi foram submetidos ao edital 004/2023 coordenado pela Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE). O mesmo tem por objeto a “Gestão das políticas sobre Educação das Relações Étnico-Raciais no IFBA por meio do NEABI; Dia 20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra e Políticas para os Povos Indígenas”.

Assim com ações que alcançam toda a comunidade os diversos campi demarca o Dia Nacional da Consciência Negra como representativo de luta histórica pela emancipação da população negra e por meio de uma educação antirracista contribui para a reescrita do lugar das pessoas negras na construção da sociedade brasileira.

Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE)