Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Equipe do Projeto de Inserção nos Territórios de Identidade realiza processo seletivo para contratação de profissionais em Centros de Referência
conteúdo

Equipe do Projeto de Inserção nos Territórios de Identidade realiza processo seletivo para contratação de profissionais em Centros de Referência

Publicado pela Prodin, o edital de processo seletivo simplificado é uma ação estratégica que viabilizará o início do processo de implantação e desenvolvimento dos Centros de Referência nas regiões e territórios onde estão localizados os CRs.
publicado: 25/01/2023 16h38, última modificação: 25/01/2023 16h51

Por Gilberto Amorim *

No último dia 16, foi publicado o Edital 01/2023 – Processo seletivo simplificado para atuação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sob responsabilidade da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A ação é gerida pela equipe do Projeto de Inserção nos Territórios de Identidade (Prointer) através dos Centros de Referências.

A 1ª retificação no edital aconteceu no último dia 19. O objetivo do processo seletivo é contratar e realizar a formação de cadastro reserva de profissionais para atuarem nos cursos de Operador de Computador, Assistente em Administração e Libras Básico, da Formação Inicial e Continuada (FIC). Os(as) aprovados(as) devem cumprir a carga horária, de forma presencial, no Centro de Referência (CR). Os CRs estão localizados em Campo Formoso, Itatim, São Desidério, Camacã, Jaguaquara e Salinas das Margaridas. Este último terá o seu próprio edital, que deve ser publicado em fevereiro deste ano.

A seleção dos(as) candidatos(as) ocorrerá em três etapas: inscrição, análise documental e entrevista remota/online. As duas últimas serão eliminatórias e classificatórias. As comunicações sobre o processo acontecem na página de editais da Prodin. As inscrições começaram no dia 23 de janeiro e vão até 05 de fevereiro, exclusivamente, pela internet, por meio do formulário online. A previsão para divulgação do resultado final da seleção é dia 09 de março.

“O Prointer potencializará a nossa capacidade de oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores e trabalhadoras, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais para o mundo do trabalho. Também representa um poderoso instrumento organizacional para estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento local e regional”, afirma a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elis Lopes.

André Luís Santos, do Departamento de Relações Comunitárias (DRC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex), é um dos coordenadores do Prointer. O docente acredita que o edital inaugura a fase inicial do projeto, que procura atender as demandas por formação profissional identificadas nos territórios. “Como parte das ações inerentes a este processo seletivo, procura-se também estreitar os laços entre o IFBA, os atores sociais e a sociedade civil organizada nos territórios, bem como trazer para o diálogo as comunidades a serem atendidas no sentido da percepção de outras demandas que, inclusive, não são restritas à formação profissional”, diz.

O coordenador também espera que os “Centros de Referência desenvolvam outras atividades em observação e atendimentos às demandas locais a partir de assessorias, pesquisa, atividades de extensão, produção de tecnologias sociais, dentre outros, em diálogo constante com as comunidades dos territórios.”

VAGAS, BOLSAS E FUNÇÕES

Ao todo, serão disponibilizadas 48 vagas, distribuídas nos cinco CRs. Os valores das bolsas são definidos com base na carga horária de cada profissional. O Processo Seletivo Simplificado é válido por até 12 (doze) meses, a contar da data de publicação do resultado final, e prorrogável, por igual período, no interesse da Prodin. Além disso, serão selecionados profissionais para Cadastro Reserva em São Desidério e Camacã para função de suporte administrativo/financeiro e supervisão pedagógica, que devem ser contratados via CLT e prestação de serviços, por meio da Fundação da Escola Politécnica (FEP), conforme contrato entre o IFBA e a FEP.

Para José Wilton Fonseca da Silva, docente no campus Santo Antônio de Jesus, e  também coordenador do Prointer, o projeto chega em um momento crucial para implantação dos Centros de Referência (CRs), uma vez que existe estrutura pronta para funcionamento com a entrada dos(as) estudantes nas unidades. O professor de Administração espera que a ação alcance cada vez mais pessoas daqui para frente. “Vejo o futuro do projeto com uma expectativa de atingirmos a entrega do valor público onde os Centros de Referências estão em atuação, tendo uma ação constante e continuada de ensino, pesquisa e extensão em todos os CRs. No projeto atual, a nossa proposta é alcançar a meta de mais de 1.200 pessoas qualificadas. Também esperamos que essa oferta de capacitação nos CRs aconteça de forma continuada para todas as comunidades dos municípios do território de atuação de cada CR”, afirma. 

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para o e-mail cr.rei@ifba.edu.br .  Vale destacar que o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo deve ter a formação mínima exigida no edital. Quando servidor(a) público(a), o(a) profissional deverá desenvolver as atividades sem prejuízo para as atividades que desempenha enquanto servidor(a) e com anuência da sua chefia imediata.

OS CENTROS DE REFERÊNCIA 

Os Centros de Referência do IFBA são destinados à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, nas modalidades presencial e/ou a distância, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública, conforme destaca a Portaria nº 713/MEC, de 08/09/2021, em seu Art. 3º.  

A Instituição conta com seis Centros de Referências, que buscam ampliar a atuação do IFBA no território de identidade onde se localiza cada CR, através de cursos em diferentes modalidades, como FIC e EAD, bem como explorar outras possibilidades de atuação do Instituto de forma a expandir a oferta de educação pública de qualidade, ações de pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional.

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.