Enfrentamento ao assédio sexual nos Institutos Federais é tema de palestra de professora do IFBA na Rediff
Nesta quinta-feira, 28 de setembro, às 15h20, a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Celina Rosa dos Santos, ministrará a palestra “Assédio sexual nos Institutos Federais: Desafios e estratégias de enfrentamento” na segunda edição da Reunião de Dirigentes do IFFluminense (Rediff), que acontece na cidade de São João da Barra (RJ). Celina presidiu a Comissão multissetorial responsável pela elaboração da Política Interseccional de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e Moral do IFBA, já aprovada pelo Conselho Superior (Consup), por meio da Resolução CONSUP/IFBA nº 98, de 12 de julho de 2023.
A expectativa da organização do evento é de participação de 350 gestores(as) ocupantes de cargos de direção, coordenação e responsáveis por setor, público ao qual o evento é destinado, de acordo com informações do IFF.
Integram a programação palestras e mesas técnicas com debates sobre a atuação dos gestores em uma instituição de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de outras atividades como oficinas e sessões temáticas.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, que integra a Comissão Organizadora do Rediff, a programação do evento “foi pensada com a finalidade de fortalecer a ação institucional de formação continuada das equipes gestoras”.
Professora de Sociologia do campus Ilhéus do Instituto Federal da Bahia, Celina Rosa é mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e tem especialização em História Social do Brasil também pela Ufes. Em julho último, Celina participou do webinário promovido pelo Tribunal de Contas da União que abordou experiências de prevenção e combate ao assédio no âmbito das Instituições Federais de Ensino (Ifes). A convite do TCU, a docente foi palestrante no painel “Experiências e boas práticas de prevenção e combate ao assédio nas instituições de ensino”
O IFF
O Instituto Federal Fluminense (IFF) conta com 12 campi, em municípios do estado do Rio de Janeiro, além do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, da Unidade de Formação de Cordeiro e da Reitoria. O IFF tem mais de 15 mil estudantes e 1.500 servidores(as) ativos(as).
PERCURSO DO IFBA
Em maio de 2021, o IFBA instituiu a Comissão multissetorial que elaborou a minuta da Política aprovada recentemente pelo Consup e lançou uma campanha de comunicação institucional de prevenção e enfrentamento ao assédio, cujas informações e publicações estão disponíveis na página da campanha .
Entre os meses de setembro e outubro de 2022, foi realizada uma consulta pública, via SUAP, sobre a Política.
Em maio deste ano, foi realizada a audiência pública sobre a minuta da Política com a mediação da relatora do processo no Consup.
Matéria relacionada:
Professora do IFBA é palestrante de evento promovido pelo TCU sobre Direitos Humanos e Equidade