Editora do IFBA lança oito obras em evento nacional

A Editora do IFBA lançou oito livros durante o VII Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif 2023), sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), nos últimos dias 25, 26 e 27 de outubro. Tendo como tema "Humanização no trabalho editorial em tempos de inteligência artificial", o evento foi realizado no formato online e sua programação contou com apresentações culturais, mesas-redondas, palestras, além de minicursos e lançamentos de livros.
Das oito obras lançadas no Enedif 2023 pela Editora do IFBA, seis integram a Coleção Asé-Toré. As obras estão disponíveis na página da Edifba (https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editora/catalogo/) e na Biblioteca Virtual Asé-Toré (http://www.asetore.ifba.edu.br:8080/jspui/), lançada no início de setembro deste ano.
A coordenadora da Editora do IFBA, Andréia Santos Ribeiro Silva, ressalta que “também foi lançado o Catálogo com obras de diversas editoras dos IFs, com lançamentos de 2023”. O Catálogo do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) apresenta 92 títulos produzidos e publicados neste ano por 18 editoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para acessar o catálogo clique aqui.
|
TÍTULO |
AUTOR(A) |
|
O pensar científico de Africanos e de seus descendentes (Coleção Asé-Toré) |
FLORENÇA FREITAS SILVÉRIO Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisa a educação das relações étnico-raciais através do ensino de Biologia. |
|
Geografia da África e dos seus descendentes no Brasil (Coleção Asé-Toré) |
PAULA REGINA DE OLIVEIRA CORDEIRO Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora dos temas de geografia africana; comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas; cartografia étnica e social. Pesquisadora do Grupo Costeiros (UFBA) e integra o Projeto Nova Cartografia Social pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). |
|
Movimentos negros contemporâneos e movimentos sociais indígenas (Coleção Asé-Toré) |
DANIELLE FERREIRA MEDEIRO DA SILVA DE ARAÚJO Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparativos sobre as Américas (UNB). Doutora e Mestra em Estado e Sociedade (UFSB). Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (FIOCRUZ). Advogada (PUC-RJ). Docente de Direito na Faculdade Pitágoras (Eunápolis – BA). Vice-presidente do Centro Latino-americano de Estudos em Culturas –CLAEC. E-mail: dannymedeiro@hotmail.com |
|
Quilombolas na Bahia: lutas e resistências (Coleção Asé-Toré) |
JOÃO RODRIGO ARAÚJO SANTANA Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano). Especialista em Estudos Afrolatinoamericanos e Caribenhos (CLACSO/FLACSO) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). E-mail: joaorodrigoas@hotmail.com. |
|
Diversidade de Saberes dos Povos Indígenas (Coleção Asé-Toré) |
BÁRBARA NASCIMENTO FLORES BORUM-KREN Pertencente ao povo Borum-Kren (remanescentes Botocudos do Uaimií – indígenas do tronco Macro-Jê da região dos Inconfidentes/ MG), descendente Maxacali, dançarina, professora, pesquisadora e escritora. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UESC/BA); participante do Grupo de Pesquisa Wayrakunas Brasil (UNEB/BA) – Rede ancestral artístico-filosófica que se vincula à reflexão da resistência das indígenas mulheres; vice--presidente da Ass. Cultural da Comunidade Indígena Borum-Kren; GT Bem-Viver da Ass. Multiétnica Wyka Kwara; Jovem Cientista da Art. Bras. pela Economia de Francisco e Clara – Vila de Agricultura e Justiça. E-mail: barbaranflores@yahoo.com.br |
|
Identidade da População negra no Brasil (Coleção Asé-Toré) |
PATRICIA MARTINS LUCIANA ALVES Doutoranda em educação na Universidade de Campinas (Unicamp), mestre em educação e pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP). É Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis na Unifesp e consultora de educação e relações raciais. Dedica-se às pesquisas sobre desigualdades educacionais, com especial enfoque nos temas branquitude, políticas públicas para equidade racial e infância. É autora do livro “Ser branco”, publicado pela editora Hucitec. E-mail: luciana.alves@unifesp.br |
|
Samba de Roda: pra gente aprender |
ERIVALDO SALES NUNES Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Nova de Lisboa / Portugal. Mestre em Letras/Literatura e Cultura pela UFBA e Especialista em Gestão e Política Cultural pelo Instituto Itaú Cultural/São Paulo e Universidade De Girona/Espanha. Possui graduação em História pela UFBA e atualmente exerce o cargo de professor de História do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador. É membro dos Grupos de Pesquisa O Som do Lugar e do Mundo - UFBA; Linguagem e Representação-IFBA; Reexistência – Estudos sobre Negros e Povos Indígenas-IFBA, além de ser membro do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH-BA |
|
Vinte anos sem Milton Santos: e o Brasil continua a ser um país distorcido |
SEBASTIÃO CERQUEIRA NETO Pós-Doutorado em Antropologia / Estudo de Quilombola no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da (UFBA). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia HCTE/UFRJ. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra em Portugal. Doutor em Geografia com ênfase em Análise Regional (Universidade Federal de Sergipe). Mestre em Geografia com ênfase em Análise e Planejamento Socioambiental (Universidade Federal de Uberlândia). Licenciado em Geografia (UNITINS, 1996). Professor e pesquisador de Geografia no Instituto Federal da Bahia/Campus Porto Seguro. Líder do Grupo de Pesquisa Milton Santos (IFBA/CNPQ). |
SOBRE A EDIFBA
A Editora do Instituto Federal da Bahia (Edifba), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), é uma das metas do Planejamento Estratégico da instituição. A Editora tem como proposta atender as demandas de coordenar, fomentar, editorar e divulgar a produção de conteúdos do Instituto.
O processo de implantação da Edifba teve início em outubro de 2015 e uma de suas primeiras ações foi a sua regulamentação. O Regimento da Editora do IFBA (Resolução nº 43, de 4 de agosto de 2016) estabelece que as atividades da Edifba visam “à afirmação institucional pela via da publicação e do incentivo à difusão de conhecimento e da produção científica, técnica, artística e cultural dos seus servidores e pesquisadores vinculados, bem como autores independentes, cujas obras se enquadrem na política editorial”.
O Regimento contempla também definições sobre os tipos de publicações passíveis de apoio da editora e as formas de submissão de obras para publicação, descreve a composição e as atribuições do Conselho Editorial, além de estabelecer os parâmetros que devem nortear o trabalho de apreciação das obras pelos membros do Conselho. Confira a composição do atual Conselho Editorial da Edifba, nomeado pela Portaria nº 2820, de 13 de agosto de 2021, clicando aqui.
No Capítulo XIV, o Regimento da Editora do IFBA determina que “a presente Política Editorial deverá ser revisada por comissão proposta pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA com periodicidade de quatro anos, ou menor tempo se necessário”.
A Portaria nº 196, de 12 de janeiro de 2021, constituiu a Comissão de Integrantes da Coordenação da Editora do IFBA, que é formada por Andréia Santos Ribeiro Silva, coordenadora, Zuneia Barros Reis, assistente da coordenação, e Carmen Asfora e Silva Freire, secretária executiva.

